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MensagemAssunto: [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3   [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:33 pm


Caderno do Aluno


ensino médio 3º série


Português





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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

TRABALHO INFANTIL: INTERESSA A QUEM?

Discussão oral

Página 3

Valorize os diferentes pontos de vista. Mantenha uma atitude de escuta. Faça um

registro escrito das ideias principais.







Páginas 3 - 4

2.

a) Resposta pessoal, mas recomenda-se que se valorize aquela que apresente uma

relação entre a responsabilidade de o aluno se autoavaliar para reformular as

expectativas com sua aprendizagem e a realização pessoal.

b) As provas de vestibular valorizam o conhecimento dos conteúdos adquiridos na

escola. O Enem, por sua vez, visa contextualizar esses conhecimentos por meio de

situações-problema em que o aluno relacione o que aprendeu com a vida cotidiana.

c) Resposta pessoal, entretanto utilize-se do Caderno do Professor para orientá-lo na

correção dessa questão. Aproveite para ampliar ao máximo as possibilidades de

resposta dos alunos, mas verifique o que eles, de fato, estão dizendo sobre o mundo

do trabalho e qual é a relação desse mundo com decisões e escolhas pessoais.

Verifique se os comentários estabelecem relação com o texto.







Página 4

Resposta pessoal, no entanto os alunos devem mencionar que a dissertação é um tipo

de texto que, ao desenvolver e defender consistentemente uma ideia, caracteriza-se pela

argumentação.

2




Muitas questões e uma discussão

Página 5

a) Karl Marx (1818-1883) foi um filósofo alemão. Sua obra teve grande impacto em

sua época e na formação do pensamento social e político da atualidade.

b) Resposta pessoal, mas leve em consideração as respostas que façam uma ligação

coerente entre as palavras solicitadas e que elucidem a importância da realização

pessoal garantida tanto pelo próprio indivíduo quanto pelo Estado.

Discussão oral

Página 6

• Atividade por meio da qual o ser humano altera o mundo e a natureza externa,

modificando-a e, ao mesmo tempo, modificando também sua própria natureza.

• O texto circulou em livros impressos e virtuais. Discuta, agora, com seus alunos, qual

a função social dos livros impressos e da internet naquilo que têm em comum:

pergunte que funções semelhantes os alunos encontram entre a internet e os livros.

Discussão oral

Página 7

• O texto aponta como grande questão atual o conflito entre os interesses do capital

especulativo e pouco produtivo e problemas sociais como o desemprego, por

exemplo.

• Medidas políticas, instituições e entidades que mudem tal situação.

Discussão oral

Páginas 7

• Preconceito com referência à espécie de trabalho produzido e à condição do

trabalhador, o que inclui o gênero sexual.

• Resposta pessoal, mas é preciso discutir os preconceitos sociais comuns à

comunidade de sua escola no que diz respeito a trabalhos “bons” e “ruins” e à

situação trabalhista da mulher.

3




• No Diário Oficial da União (DOU). A função social desse jornal é ser responsável

pela divulgação dos atos oficiais do governo.




Produção escrita

Página 7

Incentive os alunos a fazerem autoavaliações semelhantes ao longo do bimestre

Enfatize o valor desse procedimento para a formulação ( ou reformulação) de projetos

escolares e pessoais.







Página 7

Neste exercício, devem-se avaliar a capacidade de síntese dos alunos e a coerência

das frases.

Uma proposta de redação

Páginas 7 - 8

1. Faça comentários incentivadores, mas realistas, sobre a necessidade de preparação

para os exames de acesso ao Ensino Superior.

3. Observe as respostas dos alunos e se eles relacionam a argumentação ao uso da

norma-padrão da língua portuguesa, a fim de imprimir credibilidade à defesa de

ideias.

4. Trata-se de um texto em que o aluno expõe algum assunto relevante, apresentando

seu ponto de vista sobre ele e cuja forma não deve ser a de um poema.

5. O aluno deve escrever uma dissertação em forma de prosa, tendo como base as ideias

em comum (sobre o trabalho) dos três textos lidos, juntando a isso os seus próprios

conhecimentos sobre o mesmo assunto.




4







Página 9

Resposta pessoal, mas preste atenção à coerência das respostas em relação ao título

do texto jornalístico e ao uso da norma-padrão da língua portuguesa para garantir a

compreensão do texto.

Projeto de texto

Página 10

Observe que, neste momento, o aluno deverá produzir um projeto de texto, não –

ainda – o texto em si.







Página 11

• Sequência: (b), (a), (c).







Página 11

Compare as opiniões da classe com aquelas na discussão oral com que abrimos a

Situação de Aprendizagem.







SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

OUVIR ESTRELAS… SERÁ?

A paródia de ouvir as estrelas

Páginas 11 - 13

1.

a) Cada aluno encontrará diferentes palavras, então, incentive o uso adequado do

dicionário.

b) Neste exercício, avalie o conceito de literatura implícito no comentário do aluno,

mas não o reduza à dicotomia “certo/errado”. Embora o Soneto XIII, de Olavo Bilac,

seja considerado uma das mais expressivas páginas da literatura brasileira, o

objetivo, nesse momento, é verificar como o aluno justifica o seu ponto de vista e

não se ele leva em conta se o texto é literário ou não.

2. Nesta questão, parta dos comentários dos alunos para explicar os conceitos

detalhados no Caderno do Professor: o texto de Bananére retoma parodicamente o

poema de Bilac. Explique que o texto de Bilac surgiu primeiro, dentro da proposta

estética do Parnasianismo. Recapitule as características próprias dessa escola.

Comente, depois, a proposta estética de Juó Bananére (Alexandre Marcondes

Machado).

Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças entre os dois textos. Destaque,

especialmente, o que se diz sobre as estrelas nos poemas. Observe que, no poema de

Bilac, o foco recai na sensibilidade romântica, para a necessidade de amar para ouvir

e entender estrelas. Já no poema de Bananére, centra-se na dimensão intelectual,

científica: a necessidade de estudar astronomia. Desse modo, desconstrói-se a visão

romântica do poema de Bilac.

Discussão oral

Página 14

Juó Bananére revela uma atitude menos introspectiva e romântica, defendendo as

estrelas como elementos da natureza e não como confessoras da alma enamorada.




3.

(F) Tradicionalmente, no imaginário popular, a Lua representa a necessidade de o

homem conhecer melhor a Ciência e a Tecnologia.

(V) A mudança de foco de uma visão romântica, presente no poema de Bilac, para

uma visão científica, presente em Juó Bananére, questiona o olhar romântico e

tradicional para o céu.

(V) Uma das características da modernidade literária é questionar as metáforas e os

símbolos mais comuns presentes na poesia tradicional.

(V) Toda paródia tem a intenção de provocar o humor, embora o resultado nem

sempre seja este.

(V) Para compreender uma paródia, o leitor de um texto deve recorrer à sua

memória, aos conhecimentos sobre outros textos e outros estilos.







Página 15

a) O Parnasianismo pregava objetividade no tratamento dos temas abordados, deixando

de lado a emoção. O poema devia ser impessoal. Certamente, não é o que vemos no

poema de Bilac, em que o eu-lírico esbalda suas emoções e sentimentos. O poeta se

afasta do Parnasianismo no tratamento dado ao conteúdo.

b) Principalmente na forma: a preferência pelas rimas ricas (rimando palavras de classes

gramaticais diferentes) e por palavras pouco usuais no cotidiano.

c) A paródia é uma reformulação imitativa de um texto ou de um estilo que tem como

objetivo desqualificar o que está sendo imitado, seja o ridicularizando, seja o

negando.




Estudo da língua

Página 15

Nesse e-mail-resposta, é preciso avaliar a compreensão dos alunos sobre os

conteúdos estudados, a capacidade de síntese e de articulação.




A Canção do exílio estilizada

Páginas 15 – 18

Examine o assunto correspondente conforme explicado no Caderno do Professor.

Mostre que os dois textos se aproximam desde os títulos:

• “Canção do exílio”

• “Nova canção do exílio”

O poema de Gonçalves Dias contrasta dois espaços: o do exílio e o da pátria,

referenciados, no texto, pelo uso dos dêiticos “aqui” e “lá”. Recapitule, com os alunos, o

significado da palavra “exílio”. Se necessário, peça que consultem o dicionário.







Página 18

Neste exercício, elaborado pelos alunos, atente para a criatividade , a coerência com

o tema e o formato (questão de vestibular) propostos e a profundidade de pesquisa para

embasar a questão e a respectiva resposta.

De volta à Canção do exílio

Páginas 18 - 19

1. “Em cismar, sozinho, à noite / Mais prazer encontro eu lá”.

2.

• Erro 1: “Caso não fosse, não teríamos estilização, mas paródia”. O certo é

“plágio”, não “paródia”.




• Erro 2: “O poeta não deseja esse tempo ‘onde tudo é belo/ e fantástico’, ele

prefere a verdade”. O certo é que o poeta deseja esse tempo “onde tudo é belo/ e

fantástico”.

3. Embora o poeta nos remeta ao passado, para a época na qual vivia o poeta romântico

Gonçalves Dias, devemos lembrar que uma das características do Romantismo era a

idealização. Desse modo, o “outro canto” é cantado em um tempo idealizado,

existente apenas nos desejos dos antigos poetas.







Páginas 19 - 20

(1) A paródia é uma estratégia expressiva de construção do texto que se caracteriza

pela subversão da proposta do texto parodiado, ou seja, daquele que originou o novo

texto. Embora se respeite o texto parodidado, o leitor consegue identificar a ironia

dentro da semelhança. A Modernidade volta-se parodicamente para o século XIX,

para o modo romântico de ver o mundo e, desse modo, lança um olhar irônico sobre

o passado.

(2) Contudo, se olharmos a produção de poemas atualmente feita, veremos ainda o

domínio dessa visão romântica e tradicional que associa o “luar” ao “amor ou à

beleza”.

(3) Não é o que vemos em poemas como Satélite, escrito por Manuel Bandeira, que

certamente você encontra em seu livro didático. É própria do estilo de Manuel

Bandeira a paródia ao estilo literário do Romantismo que perdurava em grande parte

da produção literária da época em que o poeta vivia.




Modernidade, paródia e estilização




Páginas 20 - 22

1. Nesta questão, deve-se atentar para a argumentação da opinião pessoal dos alunos

nas diferentes respostas.

3. O poema de Landeira é uma homenagem a Manuel Bandeira, como facilmente se vê

na última estrofe.




4. Para o homem do Romantismo, a Lua é confidente, é a companheira de seus

sentimentos mais profundos. Em Manuel Bandeira, a Lua é apenas satélite, ela é

desmetaforizada, perdendo a sua característica romântica. Ela, contudo, não perde a

sua poeticidade, ideia que Landeira retoma em sua transleitura, poema-homenagem.







Página 23

Você não fez a lição de casa, por quê?

Por que você não fez a lição de casa?

Não sei por que Pedro não fez a lição de casa.

Não sei o porquê de Pedro não fazer a lição de casa.

Eu gosto da poesia de Manuel Bandeira porque ela é moderna.

Gostaria de compreender por que você gastou tanto dinheiro nesse celular.

Dê-me apenas um porquê para tanta confusão!




O luar do sertão é cheio de emoção!

Páginas 23 - 25

2. O eu-lírico, morando na cidade, sente saudades do luar do sertão, que ele considera

muito melhor.

3. A visão de luar de Luar do sertão é herdeira da mentalidade romântica: a natureza é

idealizada, a noite é um espaço de intimidade e recolhimento por excelência e o

campo é lugar de abrigo e de pureza. Contrasta, visivelmente, com a reflexão a que

nos convidam os poetas em questão.

4. O conceito romântico de lua, presente em Luar do sertão, por exemplo, é dominante

na maioria das produções cotidianas.

5 e 6. Recapitule, com os alunos, as orientações dadas e siga as etapas previstas para a

atividade.




Página 26

Utilize essas sínteses para orientar um trabalho de recapitulação dos conteúdos estudados.




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

O TRABALHO VIRA DISSERTAÇÃO




Projeto de texto

Páginas 26 - 27

2.

Usa-se a reformulação com a finalidade de explicar algo, ou seja, reformula-se o

texto para atingir certos objetivos do autor, tal como torná-lo mais compreensível ou

atualizado ao sentido do texto. Muitas vezes, no entanto, ela aparece em textos escolares

como repetição. O aluno, simplesmente, repete ou copia o texto básico no seu próprio

texto.

Outras vezes, ele se limita a parafrasear o texto, adaptando-o ao seu estilo, mas

limitando-se a dizer as mesmas coisas que já foram ditas.

Discussão oral

Página 26

Sim, porque é frequente os textos dialogarem entre si. Professor, reveja o conceito de

“diálogo entre textos”.







Página 27

Nesta questão, observe se o aluno teve compreensão e coerência na articulação do

texto produzido.




De volta à reformulação e à paráfrase

Página 28

• Alternativa b.

Recapitulação gramatical: subordinação

Página 28

a) Não basta que você não se atrase.

b) Hoje não quero saber de quem é a culpa.

c) Quem tudo quer nada tem.

d) Não tenho certeza se poderei sair no sábado.

e) Para quem não estudou, essa prova foi pauleira!

f) Só fico imaginando com quantos caras a mina já saiu!

g) Só te peço uma coisa: me esquece!




Em dia com o vestibular

Páginas 28

1. Nesta questão, você pode aceitar as respostas que traduzam a seguinte ideia: tomar

por base é usar alguns dos conceitos apresentados nos textos como ponto de partida

para a expressão e defesa de uma tese própria do enunciador. Parafrasear e repetir

são dois processos de reformulação que se limitam a transcrever o ponto de vista do

outro.

2. Observe nas respostas se os alunos compreendem adequadamente o conceito de

clichê ou chavão.

Discussão oral

Página 30

Verifique se a classe compreendeu adequadamente o conceito de chavão.




Página 30

Deve-se, neste exercício, avaliar a compreensão dos alunos sobre as instruções

analisadas, os enunciados.







Página 31

Valorize a habilidade do aluno de rever a própria produção.







Página 31

Lembre-se de que a linguagem do e-mail permite que o aluno utilize diferentes

variedades da língua portuguesa.




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

ÁFRICA E BRASIL... ISSO DÁ LITERATURA!




Páginas 31 - 32

1. Verifique se, de fato, os exemplos dados pertencem à cultura afro-brasileira.

Ouça com atenção as respostas. Explique que as ações, nesse caso, transmitem-nos

uma imagem do outro que é, na maior parte das vezes, muito incompleta e, em

alguns momentos, até injusta.

2. Deve-se observar que os termos “migrar”, “tema” e “narrador” devem ser de

conhecimento do aluno, independentemente de ele conhecer ou não as obras. Há

diversos conceitos da área da Literatura que o aluno deve já conhecer mesmo sem

haver lido as obras, como “narrativa”, “trama ficcional”, “existência histórica” etc.

Não deixe de comentar a oposição entre ‘existência ficcional’ e “existência

histórica”. Consulte a parte correspondente no Caderno do Professor.




• Quanto à estrutura, o texto é expositivo.

• O objetivo do texto lido é esclarecer o leitor sobre a necessidade de se valorizarem as

relações entre Brasil e os países africanos para a construção de sua modernidade.




Discussão oral

Página 32

Todo processo de leitura avança a partir da interação entre elementos conhecidos e

novos.




Página 33

Faça, então, uma avaliação das respostas dadas. No Caderno do Professor, página

29, há mais informações sobre o assunto.

O poeta baiano Gregório de Matos representa bem o nosso Barroco, o Brasil do

século XVII. O poeta mineiro Tomás Antonio Gonzaga é um dos maiores

representantes do nosso Arcadismo. Há mais informações pertinentes ao assunto

no Caderno do Professor.

Atividade em grupo

Páginas 33 - 37

1. Verifique se os alunos compreendem adequadamente o conceito de diálogo entre os

textos.

2. Incentive que os alunos pesquisem a estrutura de diferentes questões de vestibular.

Questão de vestibular – Fuvest 2008

Páginas 37 - 38

1. Professor, observe que os termos ‘migrar’, ‘tema’, ‘narrador’ devem ser de

conhecimento do aluno, independentemente de ele conhecer ou não as obras. Há

diversos conceitos da área da Literatura que o aluno deve já conhecer mesmo sem

haver lido as obras. Conceitos tais como “narrativa”, “trama ficcional”, “existência

histórica” etc. Não deixe de comentar a oposição entre ‘existência ficcional’ e

‘existência histórica’. Não deixe de consultar a parte correspondente no Caderno do

Professor.

2. Alternativa c.

3. A necessidade de um diálogo entre o passado e o presente, entre o real e o ficcional.




Discussão oral

Página 38

O advérbio somente tem valor de limitação.

Voltando à questão de vestibular – Fuvest

Páginas 38 - 39

1.

(1) Todo texto surge a partir de uma motivação, da necessidade de alguém se

comunicar. Essa motivação é pessoal, mas sofre pressões históricas e sociais. Por

exemplo, se não existissem mais tantas diferenças sociais entre o Nordeste e o Sul do

Brasil, não haveria motivos que justificassem textos que tratem do tema da migração

nordestina.

(2) Comparar textos exige focar um tema ou elemento comum e analisar como esse

tema ou elemento surge na composição do texto e como ele reflete uma forma de ver

o mundo. Assim é com o tema da migração nordestina, que José de Alencar, no

século XIX (1865), em Iracema, apenas esboça, mas que Graciliano Ramos, em

Vidas Secas, publicado pela primeira vez em 1938, enfrenta abertamente.

(3) É importante notar que todos os textos, em especial os literários, permitem

variados diálogos entre si e que tais diálogos possibilitam nossa reflexão. Claro,

aparecem também em muitas questões de vestibular. Por isso é importante ler

integralmente as obras da lista de vestibular, e não apenas os resumos. Isso porque

nenhum resumo consegue prever todos os detalhes que são solicitados em um exame

de acesso ao Ensino Superior.

2. É necessário observar a coerência das respostas.







Página 39

Valorize as atitudes de autossuficiência nos estudos.




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