Caderno do Alunoensino médio 3º série
Português
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Página 31 –
a) Caminhão que transporta retirantes.
b) Algum lugar do Ceará
2 - Tema central é a seca no nordeste e suas conseqüências.
3 - Definição 3.
4 – A
Página 45 - Desemprego e a seca.
6 - D
7 - A
Lição de casa1 – Alternativa b) I e II
Vidas secas e o poder da palavra1 –
a) Resposta pessoal
Página 4Vidas secas e o poder da palavra1
- É um livro que fala sobre a vida de uma família do nordeste, que vive
em busca de uma vida melhor. São praticamente nômades do sertão.
Página 52 –
a) De sua vida, família, trabalho. Pessoa simples e trabalhador. Vaqueiro. Não.
b) Não
c) Ambos gostavam de sua terra, e são forçados a sair dela por causa da seca.
Página 63 - Complete adequadamente: Também, papagaio, falar, interior e palavra.
4 - A
Página 63 - Complete adequadamente: Também, papagaio, falar, interior e educação
4 - C
Página 65 - Mostrar a situação das pessoas que vivem na seca, o descaso, o maltrato, as condições sub-humanas em que vivem.
Página 7 Lição de casa1 - Que a frase não terminou, Um sentido de idéia incompleta.
2 - Sua alfabetização, expressão de fala, e mais atitude.
3 - resumo do livro Vidas secas (Graciliano Ramos).
O
romance “Vidas Secas” narra o episódio de uma família de retirantes em
busca de um lugar que lhes ofereça meios de melhorar suas condições de
vida. Essa família é composta por Fabiano, homem humilde e trabalhador;
Sinhá Vitória, esposa resignada e fiel; o Menino mais novo e o Menino
mais velho, crianças inocentes, representantes do anonimato social; além
da cachorra Baleia, animal que se humaniza em relação à dura realidade
por que passa Fabiano e sua família. Durante um longo percurso por um
caminho que parece interminável, os personagens enfrentam atrocidades
várias, entre as quais, a fome, a sede e a falta de um lugar onde
pudessem se estabelecer. Depois de andarem muito, os retirantes
encontram uma casa que parecia abandonada. Eles se aproximam e entram
nela, mas logo chega o dono, para quem Fabiano, depois de oferecer seus
préstimos, começa a trabalhar, sendo vítima da seca, sua maior
antagonista, e da exploração por parte do proprietário das terras. Na
fazenda, a família permanece por algum tempo, cuidando do rebanho do
proprietário até que, desiludidos com o aparecimento das arribações que,
para eles “eram coisas da seca”, deixam a fazenda numa manhã bem cedo e
continuam sua busca estrada a fora, na tentativa de um dia encontrarem
um alento para suas vidas.
Página 7Pesquisa
Título: O modernismo.
No
século XX o Brasil passava por mudanças em vários aspectos. Na política
vivia-se o período "Café-com-leite", onde os burgueses tinham muito
dinheiro e a população era muito miserável. Poucos eram os escritores
que retratavam está realidade, sofria-se nessa época varias influências
artísticas, mas ainda relacionadas ao Parnasianismo.
O
que marca o modernismo é a libertação do passado e a busca por uma
linguagem nova ligada ao novo século. Paris, o centro cultural espalhava
novas idéias artísticas pelo ocidente, tendências que surgiram antes e
depois da segunda guerra e receberam o nome de vanguarda. São eles o
cubismo, o futurismo, o expressionismo, o dadaísmo e o surrealismo.
As
características da linguagem moderna são o emprego de verso livre, as
palavras em liberdade, a ausência de pontuação, a irreverência, a nova
linguagem procurava ser ágil e captar diferentes planos da realidade,
desprezando as regras gramaticais, principalmente a lusitana. A arte
passa ter como tema coisas simples do dia-a-dia.
Considerando
o marco inicial do movimento modernista no Brasil, a primeira acontece
em 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945; A primeira fase buscou
solidificar o movimento e divulgar as obras e idéias. Houve o lançamento
de quatro movimentos culturais: O Pau-Brasil, o Verde Amarelismo, A
Antropofagia e a Anta. Com uma visão crítica do nosso passado, propõem a
devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem perder a
nossa identidade cultural, indo contra essas idéias, surgiu o grupo que
defendia um nacionalismo ufanista. Destacam-se alguns escritores como:
Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti Del
Picchia, Raul Boop entre outros.
A
segunda fase do modernismo começa-se a mostrar pela prosa um Brasil com
toda sua diversidade regional e cultural, mas também problemas como a
miséria, ignorância, a opressão no trabalho, as forças da natureza sobre
o homem.
Tudo
que existe hoje no campo da literatura, artes plásticas, música e
cinema está de alguma forma relacionado às propostas e as experiências
desenvolvidas pela arte modernista do começo do século XX.
Página 111 –
Oi Marisa, tudo bem?
Então
o que seu pai quis dizer é que Oswald de Andrade queria introduzir a
cultura estrangeira na nossa, adquirindo nela características
brasileiras, e assim difundindo a cultura entre os povos.
É isso aí, beijos.
2 - Sim, nós procuramos deixar as influências do país colonizador de lado e buscamos uma identidade própria.
Página 121.
As preocupações regionalistas dos séculos XIX e XX vão se alimentar de
obras literárias como o poema épico Caramuru (1781), escrito pelo frei
JOSÉ DE SANTA RITA DURÃO (1722-1784). O poema conta a história de Diogo
Álvares Correia, o Caramuru, náufrago português que teria sido o
primeiro europeu a viver entre os índios. A obra apresenta um balanço da
colonização em meio a uma descrição exagerada da natureza brasileira. O
nacionalismo romântico expressou-se no que se chamou INDIANISMO. Um
índio idealizado e muito longe da realidade converteu-se em símbolo
nacional: GONÇALVEZ DE MAGALHÕES (1811-1882) escreveu a Confederação dos
Tamoios (1856); GONÇALVEZ DIAS (1823-1864), em seu poema I-Juca Pirama,
narra a história de um índio sacrificado por uma tribo inimiga. No
romance, encontramos JOSÉ DE ALENCAR (1829-1877), que tanto em O Guarani
(1857) como em Iracema (1865), destaca de modo muito idealista as
origens européias e ameríndias do povo brasileiro. O outro romance
indianista escrito por Alencar, UBIRAJARA, não apresenta a figura do
branco. O indianismo transforma o nativo, antes apenas objeto da
descrição ou da sátira, em herói criando uma ilusão de gloriosos
antepassados para o povo brasileiro. Ao mesmo tempo mascara a nossa
origem AFRICANA, considerada, na época, menos digna.
Página 13É
pessoal. Pede pra você construir um índio. Exemplo: Como ele é
fisicamente, com pele escura, olhos negros, enfim, algo do tipo. Como
ele deve falar (você pode colocar o tupi-guarani). Lembrando que o índio
é seu, você pode fazê-lo da forma que achar melhor.
Página 14Resolvendo o Enema) Sim, porque ele conseguiu passar a realidade, demonstrou o personagem sertanejo sem muitos detalhes.
b) Sem resposta.
c) 1 - d) I e II
2
- a) Linguagem predominantemente formal, para problematizar, na
composição de Vidas Secas, a relação entre o escritor e o personagem
popular.
Página 151 - D
2 - A
Página 163 - a vida é breve e não aproveitada pelas pessoas
4 –
a) O dia não dura nada e já chega à noite sombria e triste
b) Sim, porque no mundo atual existem pessoas muito rebeldes
c) A diferença que os 2 quer passar que o mundo não vai durar muito e o povo não sabe aproveitar o pouco que tem
Página 16Lição de Casa1 -
(Obs. Usarei a cor
vermelha quando for para vocês circularem a palavra (conector).
Verde para vocês passarem um risco embaixo da palavra (verbo ou locução verbal), é claro. e / para separar as orações.)
a)
Pergunteipor Ana/
e fico sabendo/
que ela não
mora mais no Brasil.
b)
Vivia preso/
como um novilho
amarrado ao mourão,/
suportando ferro quente. (Graciliano Ramos).
c)
Sei apenas/
que só
posso ser feliz ao seu lado.
d) Joana
tinha que voltar antes do jantar para casa de seus tios.
e)
Quando comprei esse carro,/ não
imaginava tantas confusões.
2 -
a) Todos se dizem interessados,/ mas só poucos se esforçam. - Coordenação (adversativa).
b) Não faça barulho/se você chegar tarde. - Subordinação (condicional).
c) Talvez ela entenda/que me deve uma satisfação. - Subordinação.
d) Fiz a tarefa de casa/ e fui brincar. - Coordenação (aditiva).
e) Viajaremos de madrugada,/ como todos já sabem. - Subordinação (conformativa).
Página 171 –
a) Curtos.
Página 171 -
a) Predomina os períodos curtos.
b) De pensamentos curtos, acompanhando o ritmo da personagem.
2 - A seca que era inevitável, pois todos os anos ela sempre chegava e acompanha os pensamentos curtos de Fabiano.
3
- A obra é "O País do Carnaval" primeiro romance de Jorge Amado,
publicado em 1931 pela editora Schmidt. O personagem principal é Paulo
Rigger, filho de um rico produtor de cacau, que volta ao Brasil depois
de sete anos em Paris. Une-se a um grupo de intelectuais em Salvador,
acredita que o carnaval mantém o povo alienado. Porém, acredita que
dessa forma ele se sinta mais brasileiro com a proximidade dele com o
povo nas festas. Rigger aturdido com suas idéias volta para a Europa.
5
- O estudo sobre o Modernismo foi muito interessante e proveitoso, além
de ser um assunto bastante pedido em vestibulares. Creio que não há
nenhuma parte que precise de uma segunda explicação.
Página 17b) Porque ele não sabe falar direito.
2 - Períodos curtos, ele não sabia organizar as idéias, pensamento fragmentado de Fabiano.
Página 18Responda no caderno: Resposta pessoal.
Página 191 –
(IV)
(III)
(I)
Página 191-
(IV)
(III)
(I)
Sobra o II
2- no fim do segundo parágrafo diz: Ler a palavra é também ler o mundo e passar a vê-lo de outro modo
Página 192 - A
3 - Ler hoje em dia tornou-se uma forma essencial de nos construirmos como cidadãos
Página 20a) A leitura melhora nossa experiência de cidadania.
Página 20Lição de casa1 –
A
D
F
Página 204 - Elaborar tese:
A violência em nossa sociedade é muito ruim.
O aborto não deve ser legalizado.
Sexo é bom, mas tem que ser seguro.
A leitura nos leva em um mundo cheio de conhecimento.
A política deveria ser mais séria e sem corruptos.
A pena de morte deveria ser legalizada para aquelas pessoas que matam as outras.
A imprensa está em todo lugar, eles correm, pegam as notícias e passam para as pessoas.
Página 212 -
a) Pois a leitura faz bem para a mente
b) Porque prejudica o caráter da pessoa
c) Pois ter cultura é se adaptar ao mundo
d) Pois quando você se diverte você esquece os problemas
Página 23b)São
bons argumentos, pois as informações da imprensa são o principal meio
de informar o povo, eles buscam sempre as melhores notícias para poder
passá-las as pessoas. A sociedade não sabe tudo sobre os fatos
acontecidos, a maioria das coisas não são passadas. Os acontecimentos
que são importantes para as pessoas têm que serem mostrados com mais
precisão e não serem tratados como qualquer notícia.
c) Tabela:
Argumento menos importante (1): a sociedade precisa conhecer a verdade dos fatos.
Argumento médio (2): as informações da imprensa são o principal instrumento de manutenção da democracia.
Argumento mais importante (3): acontecimentos importantes para a nação não podem ser tratados como uma simples distração.
d)
Os acontecimentos que são mais importantes para a sociedade devem ser
mostrados com mais detalhes, pois devem ser esclarecidas todas as
dúvidas das pessoas sobre aquele determinado assunto.
Página 24Lição de Casa1 -
a) C
b) A
c) B
d) D
2 - Caça-palavras.
mas
que
para que
porque
como
portanto
então
Eu amo você, Língua Portuguesa.(1) Porque
(2) mas
(3) portanto
(4) para que
(5) como
(6) assim
(7) então
Página 261 - Destacar os cortadores de cana
2 – B
3 - Ele critica os trabalhos escravos dos trabalhadores em canaviais.
Página 26 3 -
Escuras: Faz uma visão ao trabalho nas usinas.
Branco: Uma visão à vida privilegiada.
Página 29TRIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Atendente: Livraria de Arte Bom dia!
Maikon: Bom Dia! Vocês estão oferecendo vagas de emprego?
Atendente: Só com experiência comprovada de um ano em vendas.
Maikon: Sim claro. Estão Agendando Entrevistas?
Atendente: Sim, estamos agendando entrevistas para amanhã. Onze horas, pode ser?
Maikon: Tudo bem! Queria agendar uma entrevista!
Atendente: Bem, então qual é o seu nome e telefone para contato?
Maikon: Me chamo Maikon, e meu telefone é 3325 1525!
Atendente: Então está marcado; até amanhã. Não se atrase.
Maikon: Tudo Bem. Obrigado e até amanhã.
Atendente: Até amanhã.
Página 313
- Achei cinco erros, no primeiro verso (também) "na 8 palavra", no
terceiro verso na sexta palavra "onde", no quarto verso na nona palavra
"quando", no sétimo verso na décima quarta palavra "mas", e a última que
achei fica no décimo verso primeira palavra "contudo".
Página 32 Lição de casa1 –
b) Exige
2 – Erros:
a) Ela "se" me disse
f) Leo "se" comprou
Te ajudei?
Me ajude!
Comente!
Incentive um postador!