Floodeiros
Ola Convidado Seja bem vindo a Floodeiros!




Entre clicando aqui ou se Registre clicando aqui

Register Now!
Members have more Vantages
its Free!
Floodeiros
Ola Convidado Seja bem vindo a Floodeiros!




Entre clicando aqui ou se Registre clicando aqui

Register Now!
Members have more Vantages
its Free!
Floodeiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Floodeiros, o seu forum de informação e diversão!
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Convidado, seja bem vindo a Floodeiros!!
Leia as nossas Regras
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Excluir Conta Nesse Site
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeDom Nov 04, 2012 9:00 pm por Khronos

» Regras Gerais
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeTer Set 25, 2012 4:14 pm por rafaelgato

» Via Láctea pode ter planetas 'nômades', sugere estudo
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeTer Set 18, 2012 9:17 pm por Khronos

» Poketeck
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jul 14, 2012 3:03 pm por Marcio1000

» [Matematica] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeTer Jun 19, 2012 12:47 pm por daniel oliveira

» Aberturas de Pokemon PT-BR+PT-PT+Japonês+Americana
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 09, 2012 4:19 pm por Marcio1000

» CHAT blad
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 3:08 pm por Marcio1000

» As maiores farsas do Facebook
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 2:57 pm por Marcio1000

» Cachorro sem dono corre 1,7 mil quilômetros ao lado de ciclistas
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 2:50 pm por Marcio1000

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 277 em Dom Abr 11, 2021 9:43 pm
Estatísticas
Temos 62 usuários registrados
O último membro registrado é rafaelgato

Os nossos membros postaram um total de 9320 mensagens em 2345 assuntos
Tradutor Google
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Contador de visitas
contador de visitas
contador de visitas
Parceiros

[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Banneryl

PumaCheats

[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Narutoconnectionbanner

[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 De18it

Naruto Rpg Akateam

Rpg Dynamics

Divulgue!
Copie o codigo e divulgue tbm! [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Banner10 (codigo no spoiler)
Spoiler:
 
Visite a floodeiros no:
[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Twittermbi [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Facebookia [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Orkutig [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Iconte10

Compartilhe | 
 

 [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Khronos
Administrador
Administrador
Khronos

Mensagens Mensagens : 4647
Pontos Pontos : 20404
Creditos Creditos : 200
Data de inscrição Data de inscrição : 12/11/2010
Idade Idade : 29
Localização Localização : Sky
Respeito as Regras : [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 11101010

[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Empty
MensagemAssunto: [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2   [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:32 pm


Caderno do Aluno

ensino médio 3º série

Português

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Página 3

1 –
a) Caminhão que transporta retirantes.

b) Algum lugar do Ceará

2 - Tema central é a seca no nordeste e suas conseqüências.

3 - Definição 3.

4 – A

Página 4

5 - Desemprego e a seca.

6 - D

7 - A

Lição de casa
1 – Alternativa b) I e II

Vidas secas e o poder da palavra
1 –
a) Resposta pessoal

Página 4

Vidas secas e o poder da palavra
1
- É um livro que fala sobre a vida de uma família do nordeste, que vive
em busca de uma vida melhor. São praticamente nômades do sertão.

Página 5

2 –
a) De sua vida, família, trabalho. Pessoa simples e trabalhador. Vaqueiro. Não.

b) Não

c) Ambos gostavam de sua terra, e são forçados a sair dela por causa da seca.

Página 6

3 - Complete adequadamente: Também, papagaio, falar, interior e palavra.

4 - A

Página 6

3 - Complete adequadamente: Também, papagaio, falar, interior e educação

4 - C

Página 6

5 - Mostrar a situação das pessoas que vivem na seca, o descaso, o maltrato, as condições sub-humanas em que vivem.

Página 7

Lição de casa
1 - Que a frase não terminou, Um sentido de idéia incompleta.

2 - Sua alfabetização, expressão de fala, e mais atitude.

3 - resumo do livro Vidas secas (Graciliano Ramos).
O
romance “Vidas Secas” narra o episódio de uma família de retirantes em
busca de um lugar que lhes ofereça meios de melhorar suas condições de
vida. Essa família é composta por Fabiano, homem humilde e trabalhador;
Sinhá Vitória, esposa resignada e fiel; o Menino mais novo e o Menino
mais velho, crianças inocentes, representantes do anonimato social; além
da cachorra Baleia, animal que se humaniza em relação à dura realidade
por que passa Fabiano e sua família. Durante um longo percurso por um
caminho que parece interminável, os personagens enfrentam atrocidades
várias, entre as quais, a fome, a sede e a falta de um lugar onde
pudessem se estabelecer. Depois de andarem muito, os retirantes
encontram uma casa que parecia abandonada. Eles se aproximam e entram
nela, mas logo chega o dono, para quem Fabiano, depois de oferecer seus
préstimos, começa a trabalhar, sendo vítima da seca, sua maior
antagonista, e da exploração por parte do proprietário das terras. Na
fazenda, a família permanece por algum tempo, cuidando do rebanho do
proprietário até que, desiludidos com o aparecimento das arribações que,
para eles “eram coisas da seca”, deixam a fazenda numa manhã bem cedo e
continuam sua busca estrada a fora, na tentativa de um dia encontrarem
um alento para suas vidas.

Página 7

Pesquisa
Título: O modernismo.

No
século XX o Brasil passava por mudanças em vários aspectos. Na política
vivia-se o período "Café-com-leite", onde os burgueses tinham muito
dinheiro e a população era muito miserável. Poucos eram os escritores
que retratavam está realidade, sofria-se nessa época varias influências
artísticas, mas ainda relacionadas ao Parnasianismo.
O
que marca o modernismo é a libertação do passado e a busca por uma
linguagem nova ligada ao novo século. Paris, o centro cultural espalhava
novas idéias artísticas pelo ocidente, tendências que surgiram antes e
depois da segunda guerra e receberam o nome de vanguarda. São eles o
cubismo, o futurismo, o expressionismo, o dadaísmo e o surrealismo.
As
características da linguagem moderna são o emprego de verso livre, as
palavras em liberdade, a ausência de pontuação, a irreverência, a nova
linguagem procurava ser ágil e captar diferentes planos da realidade,
desprezando as regras gramaticais, principalmente a lusitana. A arte
passa ter como tema coisas simples do dia-a-dia.
Considerando
o marco inicial do movimento modernista no Brasil, a primeira acontece
em 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945; A primeira fase buscou
solidificar o movimento e divulgar as obras e idéias. Houve o lançamento
de quatro movimentos culturais: O Pau-Brasil, o Verde Amarelismo, A
Antropofagia e a Anta. Com uma visão crítica do nosso passado, propõem a
devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem perder a
nossa identidade cultural, indo contra essas idéias, surgiu o grupo que
defendia um nacionalismo ufanista. Destacam-se alguns escritores como:
Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti Del
Picchia, Raul Boop entre outros.
A
segunda fase do modernismo começa-se a mostrar pela prosa um Brasil com
toda sua diversidade regional e cultural, mas também problemas como a
miséria, ignorância, a opressão no trabalho, as forças da natureza sobre
o homem.
Tudo
que existe hoje no campo da literatura, artes plásticas, música e
cinema está de alguma forma relacionado às propostas e as experiências
desenvolvidas pela arte modernista do começo do século XX.

Página 11

1 –
Oi Marisa, tudo bem?
Então
o que seu pai quis dizer é que Oswald de Andrade queria introduzir a
cultura estrangeira na nossa, adquirindo nela características
brasileiras, e assim difundindo a cultura entre os povos.
É isso aí, beijos.

2 - Sim, nós procuramos deixar as influências do país colonizador de lado e buscamos uma identidade própria.

Página 12

1.
As preocupações regionalistas dos séculos XIX e XX vão se alimentar de
obras literárias como o poema épico Caramuru (1781), escrito pelo frei
JOSÉ DE SANTA RITA DURÃO (1722-1784). O poema conta a história de Diogo
Álvares Correia, o Caramuru, náufrago português que teria sido o
primeiro europeu a viver entre os índios. A obra apresenta um balanço da
colonização em meio a uma descrição exagerada da natureza brasileira. O
nacionalismo romântico expressou-se no que se chamou INDIANISMO. Um
índio idealizado e muito longe da realidade converteu-se em símbolo
nacional: GONÇALVEZ DE MAGALHÕES (1811-1882) escreveu a Confederação dos
Tamoios (1856); GONÇALVEZ DIAS (1823-1864), em seu poema I-Juca Pirama,
narra a história de um índio sacrificado por uma tribo inimiga. No
romance, encontramos JOSÉ DE ALENCAR (1829-1877), que tanto em O Guarani
(1857) como em Iracema (1865), destaca de modo muito idealista as
origens européias e ameríndias do povo brasileiro. O outro romance
indianista escrito por Alencar, UBIRAJARA, não apresenta a figura do
branco. O indianismo transforma o nativo, antes apenas objeto da
descrição ou da sátira, em herói criando uma ilusão de gloriosos
antepassados para o povo brasileiro. Ao mesmo tempo mascara a nossa
origem AFRICANA, considerada, na época, menos digna.

Página 13

É
pessoal. Pede pra você construir um índio. Exemplo: Como ele é
fisicamente, com pele escura, olhos negros, enfim, algo do tipo. Como
ele deve falar (você pode colocar o tupi-guarani). Lembrando que o índio
é seu, você pode fazê-lo da forma que achar melhor.

Página 14

Resolvendo o Enem
a) Sim, porque ele conseguiu passar a realidade, demonstrou o personagem sertanejo sem muitos detalhes.

b) Sem resposta.

c) 1 - d) I e II

2
- a) Linguagem predominantemente formal, para problematizar, na
composição de Vidas Secas, a relação entre o escritor e o personagem
popular.

Página 15

1 - D

2 - A

Página 16

3 - a vida é breve e não aproveitada pelas pessoas

4 –
a) O dia não dura nada e já chega à noite sombria e triste

b) Sim, porque no mundo atual existem pessoas muito rebeldes

c) A diferença que os 2 quer passar que o mundo não vai durar muito e o povo não sabe aproveitar o pouco que tem

Página 16

Lição de Casa
1 -
(Obs. Usarei a cor vermelha quando for para vocês circularem a palavra (conector).
Verde para vocês passarem um risco embaixo da palavra (verbo ou locução verbal), é claro. e / para separar as orações.)

a) Pergunteipor Ana/e fico sabendo/que ela não mora mais no Brasil.

b) Vivia preso/como um novilho amarrado ao mourão,/ suportando ferro quente. (Graciliano Ramos).

c) Sei apenas/que posso ser feliz ao seu lado.

d) Joana tinha que voltar antes do jantar para casa de seus tios.

e) Quando comprei esse carro,/ não imaginava tantas confusões.

2 -
a) Todos se dizem interessados,/ mas só poucos se esforçam. - Coordenação (adversativa).

b) Não faça barulho/se você chegar tarde. - Subordinação (condicional).

c) Talvez ela entenda/que me deve uma satisfação. - Subordinação.

d) Fiz a tarefa de casa/ e fui brincar. - Coordenação (aditiva).

e) Viajaremos de madrugada,/ como todos já sabem. - Subordinação (conformativa).

Página 17

1 –
a) Curtos.

Página 17

1 -
a) Predomina os períodos curtos.

b) De pensamentos curtos, acompanhando o ritmo da personagem.

2 - A seca que era inevitável, pois todos os anos ela sempre chegava e acompanha os pensamentos curtos de Fabiano.

3
- A obra é "O País do Carnaval" primeiro romance de Jorge Amado,
publicado em 1931 pela editora Schmidt. O personagem principal é Paulo
Rigger, filho de um rico produtor de cacau, que volta ao Brasil depois
de sete anos em Paris. Une-se a um grupo de intelectuais em Salvador,
acredita que o carnaval mantém o povo alienado. Porém, acredita que
dessa forma ele se sinta mais brasileiro com a proximidade dele com o
povo nas festas. Rigger aturdido com suas idéias volta para a Europa.

5
- O estudo sobre o Modernismo foi muito interessante e proveitoso, além
de ser um assunto bastante pedido em vestibulares. Creio que não há
nenhuma parte que precise de uma segunda explicação.

Página 17

b) Porque ele não sabe falar direito.

2 - Períodos curtos, ele não sabia organizar as idéias, pensamento fragmentado de Fabiano.

Página 18

Responda no caderno: Resposta pessoal.

Página 19

1 –
(IV)
(III)
(I)

Página 19

1-
(IV)
(III)
(I)
Sobra o II

2- no fim do segundo parágrafo diz: Ler a palavra é também ler o mundo e passar a vê-lo de outro modo

Página 19

2 - A

3 - Ler hoje em dia tornou-se uma forma essencial de nos construirmos como cidadãos

Página 20

a) A leitura melhora nossa experiência de cidadania.

Página 20

Lição de casa
1 –
A
D
F

Página 20

4 - Elaborar tese:
A violência em nossa sociedade é muito ruim.
O aborto não deve ser legalizado.
Sexo é bom, mas tem que ser seguro.
A leitura nos leva em um mundo cheio de conhecimento.
A política deveria ser mais séria e sem corruptos.
A pena de morte deveria ser legalizada para aquelas pessoas que matam as outras.
A imprensa está em todo lugar, eles correm, pegam as notícias e passam para as pessoas.

Página 21

2 -
a) Pois a leitura faz bem para a mente

b) Porque prejudica o caráter da pessoa

c) Pois ter cultura é se adaptar ao mundo

d) Pois quando você se diverte você esquece os problemas

Página 23

b)São
bons argumentos, pois as informações da imprensa são o principal meio
de informar o povo, eles buscam sempre as melhores notícias para poder
passá-las as pessoas. A sociedade não sabe tudo sobre os fatos
acontecidos, a maioria das coisas não são passadas. Os acontecimentos
que são importantes para as pessoas têm que serem mostrados com mais
precisão e não serem tratados como qualquer notícia.

c) Tabela:
Argumento menos importante (1): a sociedade precisa conhecer a verdade dos fatos.
Argumento médio (2): as informações da imprensa são o principal instrumento de manutenção da democracia.
Argumento mais importante (3): acontecimentos importantes para a nação não podem ser tratados como uma simples distração.

d)
Os acontecimentos que são mais importantes para a sociedade devem ser
mostrados com mais detalhes, pois devem ser esclarecidas todas as
dúvidas das pessoas sobre aquele determinado assunto.

Página 24

Lição de Casa
1 -
a) C
b) A
c) B
d) D

2 - Caça-palavras.
mas
que
para que
porque
como
portanto
então

Eu amo você, Língua Portuguesa.
(1) Porque
(2) mas
(3) portanto
(4) para que
(5) como
(6) assim
(7) então

Página 26

1 - Destacar os cortadores de cana

2 – B

3 - Ele critica os trabalhos escravos dos trabalhadores em canaviais.

Página 26

3 -
Escuras: Faz uma visão ao trabalho nas usinas.
Branco: Uma visão à vida privilegiada.

Página 29

TRIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Atendente: Livraria de Arte Bom dia!
Maikon: Bom Dia! Vocês estão oferecendo vagas de emprego?
Atendente: Só com experiência comprovada de um ano em vendas.
Maikon: Sim claro. Estão Agendando Entrevistas?
Atendente: Sim, estamos agendando entrevistas para amanhã. Onze horas, pode ser?
Maikon: Tudo bem! Queria agendar uma entrevista!
Atendente: Bem, então qual é o seu nome e telefone para contato?
Maikon: Me chamo Maikon, e meu telefone é 3325 1525!
Atendente: Então está marcado; até amanhã. Não se atrase.
Maikon: Tudo Bem. Obrigado e até amanhã.
Atendente: Até amanhã.

Página 31

3
- Achei cinco erros, no primeiro verso (também) "na 8 palavra", no
terceiro verso na sexta palavra "onde", no quarto verso na nona palavra
"quando", no sétimo verso na décima quarta palavra "mas", e a última que
achei fica no décimo verso primeira palavra "contudo".

Página 32

Lição de casa
1 –
b) Exige

2 – Erros:
a) Ela "se" me disse
f) Leo "se" comprou



Te ajudei?

Me ajude!

Comente!

Incentive um postador!
Ir para o topo Ir para baixo
https://floodeiros.forumeiros.com
 

[Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

-
» [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1
» [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2
» [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3
» [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4
» [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Floodeiros :: Geral :: Escola :: Ensino Medio-
Ir para: