Floodeiros
Ola Convidado Seja bem vindo a Floodeiros!




Entre clicando aqui ou se Registre clicando aqui

Register Now!
Members have more Vantages
its Free!
Floodeiros
Ola Convidado Seja bem vindo a Floodeiros!




Entre clicando aqui ou se Registre clicando aqui

Register Now!
Members have more Vantages
its Free!
Floodeiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Floodeiros, o seu forum de informação e diversão!
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Convidado, seja bem vindo a Floodeiros!!
Leia as nossas Regras
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Excluir Conta Nesse Site
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeDom Nov 04, 2012 9:00 pm por Khronos

» Regras Gerais
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeTer Set 25, 2012 4:14 pm por rafaelgato

» Via Láctea pode ter planetas 'nômades', sugere estudo
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeTer Set 18, 2012 9:17 pm por Khronos

» Poketeck
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jul 14, 2012 3:03 pm por Marcio1000

» [Matematica] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeTer Jun 19, 2012 12:47 pm por daniel oliveira

» Aberturas de Pokemon PT-BR+PT-PT+Japonês+Americana
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 09, 2012 4:19 pm por Marcio1000

» CHAT blad
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 3:08 pm por Marcio1000

» As maiores farsas do Facebook
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 2:57 pm por Marcio1000

» Cachorro sem dono corre 1,7 mil quilômetros ao lado de ciclistas
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 2:50 pm por Marcio1000

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 277 em Dom Abr 11, 2021 9:43 pm
Estatísticas
Temos 62 usuários registrados
O último membro registrado é rafaelgato

Os nossos membros postaram um total de 9320 mensagens em 2345 assuntos
Tradutor Google
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Contador de visitas
contador de visitas
contador de visitas
Parceiros

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Banneryl

PumaCheats

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Narutoconnectionbanner

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 De18it

Naruto Rpg Akateam

Rpg Dynamics

Divulgue!
Copie o codigo e divulgue tbm! [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Banner10 (codigo no spoiler)
Spoiler:
 
Visite a floodeiros no:
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Twittermbi [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Facebookia [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Orkutig [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Iconte10

Compartilhe | 
 

 [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Khronos
Administrador
Administrador
Khronos

Mensagens Mensagens : 4647
Pontos Pontos : 20384
Creditos Creditos : 200
Data de inscrição Data de inscrição : 12/11/2010
Idade Idade : 29
Localização Localização : Sky
Respeito as Regras : [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 11101010

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Empty
MensagemAssunto: [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2   [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:28 pm


Caderno do Aluno

ensino médio 2º série

Português

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Página 3




4.



_(2)



_(1)



_(2)



_(1)




Pág. 3



Discussão Oral








• Não, as
vezes parece que passa rápido, as vezes parece que passa devagar,
depende do momento que estamos vivendo, se for um periodo bem legal ele
parece passar rapido, se for um ruim parece passar devagar, mas o tempo
sempre está passando do mesmo jeito.









• Sim, pois as escolhas do passado que formam o nosso presente.








• As vezes elas refletem sobre coisas que elas fizeram, que se arrependeram ou que sentem orgulho do que fizeram.








• Que as
escolhas do passado formam o futuro, pois se fazer uma escolha ruim no
passado todo o seu futuro pode ser danificado, mas se fizer boas
escolhas terá um futuro brilhante.









A brevidade da vida e a identidade do escritor








1) Sim, pois é complicado de compreender as palavras e o sentido de alguns textos.








2) Pesquisando o significado das palavras.








Pág. 4



Discussão Oral








• Depende








• A velhice é só mais uma fase da vida assim como a adolescência. Não penso nada a respeito da morte, pois não sei como ela é.








• Sim, pois velhice e morte estão muito próximos, pois quando se está velho já está bem mais próximo da morte.




Pág. 5



2) B




Discussão oral

Pagina 5



2. b-metáfora




Página 6



3- A) Vida breve



B) A espuma dura pouco



C) Ela some, desaparece








4- No amanhecer surge uma vida que muda de cor a cada anoitecer.








5-



A)Chegar ao fim da vida



B)



*Cabelo grisalho, careca, rugas, olhos pardos.



* Poeta libertino, vagabundo



* Que todos chegaremos á velhice. Acentua o negativismo da frase.








Lição de casa








2- Gonçalves Dias, Gonçalves Magalhães- indianismo



Álvares de Azevedo, Casemiro de Abreu - Mergulho pelo "EU"



Catro Alves, Tobias Barreto – Social





Pág. 6



Lição de casa








Questão 1








1836



Suspiros Poéticos



Gonçalves Dias



1881



Machado de Assis




Pag 7







principais poetas: principais temas:



Gonçalves dias Exaltação pátria








Alavares de Azevedo Temas mórbidos








Castro Alves Abolicionismo








1-I, III, II, I, II




PAG 7



Estudo da Literatura








( I )



( III ) ( I )



( II ) ( II )




Pagina 7







O romantismo brasileiro proclama a liberdade de criação e de expressão



1- Gonçalves Dias/ Canção do Exílio



2- Álvares de Azevedo/ Lembrança de morrer



3- Castro Alves/ A canção do africano



Estudo de literatura



I



II



III



I



II




PÁGINA 8







2- Sublinhe:



"Isso tem a ver com a proposta pedagógica que o romantismo defendeu ",








"Um novo público leitor: a burguesia",








"Era
necessário como que ensinar a ler, ensinar a imaginar o que o escritor
estava narrando. Daí se valorizarem muito as descrições detalhadas.",









"Textos literários dessa época se concentravam tanto em desenvolver uma idéia como em ajudar o leitor a interessar-se por ela"




Página 9



1-a) beleza



1-b) dinheiro, riqueza;




Pagina 9



Lição de casa








a- Bonita,morena,cabelão,corpinho da hora e beija super bem!



b- Ser bem vestido,ter moto,morar no bairro dos ricos e divertido!




Pág .10



C) Essas
conversas revelam que eles não se importam realmente com o amor, mas sim
com a aparência e com o dinheiro. Eles são interesseiros e
materialistas.





Página. 10



1- Uma
pessoa que diz ter 40 anos é muito mais velha do que uma pessoa de 30 e
mais vivida. É que hoje, a indústria cosmética está cada vez se
destinando a velhice, com produtos para a idade. Muda, pois atualmente,
muitas pessoas de idade nem parecem ter a idade que tem, com boa
disposição física e saúde.









2- No text, ser poeta é uma pessoa normal, que vê e sente, como toda pessoa que tem sentimentos.








3- O poeta viveu com tanta inspiração, mas no final restou apenas a morte.






Página 11




Discussão oral

* Góticos
* Leitura de poemas da II geração romântica do romantismo, teatros e etc
* Roupas, linguagem.


Pág 12




1-
POVO - Pastores, Rude, Respeita algumas manifestaçções de arte como a religiosa, limites mesquinhos, Aprecia bisbilhotar

POETA - Bondoso para os angustiados, inteligente, aprecia o isolamento, religioso, horizontes amplos, caráter respeitável


PG 13




2-
O 2º texto é mais fácil de entender, está em ordem direta.
O 1º é mais poético, pois tem ritmo e diversas pausas.

Lição de casa

1-
A fronte se me descalvara, e as longas e fundas rugas a sulcavam: Eram
as ondas que o vento da velhice me cavaram no mar da vida... Sob
espessas sobrancelhas grisalhas lampejavam-me olhos pardos e um espesso
bigode me cobria parte dos lábios. Trazia um gibão negro e roto e um
manto desbotado, da mesma cor, me caía dos ombros.

2
A) É uma figura de estilo que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.
B) As flores bebiam a água que o jardineiro jogava.
C) Ele era belo, bonito, lindo.

3 - Ser poeta é passar em palavras tudo o que se sente.

4
- Bilhete, de Mário Quintana, Soneto de fidelidade de Vinícius de
Morais, Soneto de Álvares de Azevedo. São poemas Românticos, que
marcaram a minha vida de alguma forma.


Pág 14




5- O adjetivo dá características aos substantivos. sem ele, o leitor não compreende o que o autor quis dizer.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

Discussão oral

* Tempo passado
* Com o poema
* Latim
* Sim






PG 15




2- Significado 3, por que a mágoa o deixava triste.


Pág 17




Lição de casa

A letra da música epitáfio, dos Titãs.

Lição de casa 2

1- Sublinhe:
"A magia desempenha um papel fundamental"

"O
herói sofre o antagonismo de seres mais fortes que ele, carecendo do
auxílio de uma figura que usufrui de algum poder, de natureza
extraordinária."

"Magia"

"Auxiliar"

"Personagem principal"

"Desprovida de qualquer poder"

"O leitor pode se identificar com ela"

"A magia nos contos fantásticos: é a forma assumida pela fantasia, de que somos dotados, e que nos ajuda a resolver problemas"

"A fantasia não apenas ajuda a solucionar problemas, ela é superior ao contexto cinzento da rotina e da experiência doméstica"

"No conto fantástico, a imaginação é o limite nunca ultrapassado."

2-
Para um conto ser fantástico, é necessário dar asas á imaginação,Ter
liberdade de pensamentos e idéias, usar a magia da criação nos
personagens. Isso certamente levará o leitor a conhecer novos horizontes
fantásticos.






Página. 15




1)a) abrevidade da vida.
b)pensativo, triste, magoado.

2) Provocar, pensar, acarretar, sensação de mal-estar, tristeza.






Página. 16




3) * brevidade da vida
* devido a brevidade a vida não oferece motivos para alegria.

4)a) questiona o fato de não durar muito, então porque existir?

b)instabilidade da vida e do ser humano

c)
Fernando - Gregório
#versos livres - soneto#
conteúdo - conteúdo
brevidade da vida - brevidade da vida
melancolia - melancolia
inconstância – inconstância




4- O pai irá ficar assustado, e falará que poeta não é uma profissão necessária para sustentar uma família




Pág 20



Você aprendeu?








1- Sim, gosto de poesia e literatura com personagens mágicos



2 - Não



3 - Sim



4- Não




Pagina 20







discussão oral








º - ah escravidão de antigamente.



º - que todas as pessoas estão vestidas da mesma forma.



º - era pior pois os escravos sofriam mais



º - quando teve uma rebelião de escravos



º - a dança




Pagina 21



a - educação,saúde,salário.



b-racismo




Pagina 21/22



Lição de casa








a-explicação de algo



b-escolha entre duas coisas



c-uniao de uma ideia a outa



d-contradição ao qq se diz



e-uniao de uma ideia a outra



f-contradição ao qq se diz



g-conclusão de uma ideia



h-escolha entre duas coisas



i-explicação de algo



j-conclusão de uma ideia








LEITURA E ANALISE DE TEXTO ORDEM:








1 ( JA TAVA )



3



5



6



2



8



4



7




PG 24



1- Fala sobre o trabalho escravo e a poesia histórica do século 19








2- Está na 8ª Parte do texto





Pagina 24



3- C



4-Dá uma idéia de conclusão ah algo dito




Pág 25







5-



A)Participaram de diversas organizações trabalhistas



B)nem todos pensem assim



C)sua poesia é atual



D)merece ser estudada nos dias atuais



E)possibilita que nos emocionemos a ponto de viajar.







Lição de casa








A)A professora e o aluno atrasaram



B)O gato é calmo, mas o leão é feroz



C)Paula engordou pois estava grávida



D)Você vai para a Bahia ou Acre.



E)A mulher é sábia, porém não sabe usar a inteligência



F)Depois de 5 anos peguei o diploma, visto que repeti de ano muitas vezes



G)Você e Paulo nem se deram o trabalho de irem ao médico!



H)Os exames estavam sob a análise do médico, portanto vamos aguardar o resultado.








1-



A) Castro Alves



B) Antes;
ano que a princesa Isabel assinou a lei Áurea abolindo a escravidão. A
parte do texto que comprova é "Parecia estar longe de chegar ao fim e
nosso país um dos últimos a aboli-la"





Pág 27







1- Condena o tratamento desumano que os escravos sofriam no trajeto entre África e Brasil.








2-Denuncia dos problemas sociais, cumprindo a importante função pedagógica de melhora da sociedade.








3- A








4- C








6- coloque na frente do fim de cada verso as seguintes letras na ordem:



1ª estrofe:



a



b



c



b



d



d








2ª Estrofe:



e



f



f



e








7 - Eu
concordo com o poeta, e acho desumano o tratamento que os escravos
receberam. O poeta pede que Deus apague o rastro de crueldade dos navios
com tempestades e tufões.





Pág 29



3- B








4- C




Pág 31







* Menarca



* Começo dos cuidados íntimos, prevenir a gravidez e etc.








Complete o texto com essas palavras:



Fera, Fogo, Zebra, Ferida, Solidão, Textura, Pedra, Paixão, alegria e festa.




Pág 32







Lição de casa








1- Roubo








2- Preservar a qualidade do show








3-



A)possa ter filhos



B)vai para a Disney



C)Possa viajar



D)Repetiu a segunda vez o 1º ano



E)Tire mais notas vermelhas




Pág 33







2-



A) Perguntas e respostas breves



B)Opiniões e idéias do entrevistado



C)Africanos








3-



I- C



II- E



III- A



IV- G



V- D



VI- F



VII- B








4- A




Pág 35







5- A)Eles preferem outros gêneros líterários, deixando a poesia de lado



B)Ela diz
que ocorre como se fosse uma classificação em um concurso, onde a pessoa
se forma á partir do momento que escrve um romance




C)As editoras publicam mais romances



D)Todos os escritores escrevem pensando no leitor, os leitores são como uma inspiração.



6- Castro Alves, por que assim como ele, a poetisa é nacionalista, e defende a poesia feita pelas mulheres angolanas








Lição de casa








1-



A)Concordo, os leitores inspiram os escritores



B)Concordo, o ponto alto da carreira de um escritor é a publicação de uma obra



C)Concordo, muitas pessoas tem preconceitos com a poesia, por que acham mórbida, depressiva ou muito gay.




Pág 38







Discussão oral








*Mulheres que buscam o mesmo direito que os homens têm, e homens que se acham o centro do universo.



*Mulher é uma empregada doméstica



*Através dos séculos a mulher evolui, mas mesmo assim ainda sofre preconceitos.








Letra da música "Ai que saudades da Amélia": [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Pág 38



2- Uma mulher submissa ao marido



3- Não os conceitos mudaram, e é uma música EXTREMAMENTE machista. Muitas mulheres iriam se revoltar.




Página 40







1- As duas amam um homem, só que Amélia é submissa, se doa pelo amor e Aurélia não.



2- Copie esse trecho:



"- É um
moço muito distinto, respondeu Aurélia sorrindo; vale bem como noivo cem
contos de réis; mas eu tenho dinheiro para pagar um marido de maior
preço, Lísia; Não me contento com esse."




3 - A



4 - Complete com essas palavras: Gênero, Literatura, narrativo, análise, relações, popular, sociedade.




Pág 41







Lição de casa








1- Tem essas duas músicas:



Ela vai voltar - Charlie Brown Jr.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Sonhando - D' Black



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]








2- Tem esses dois aqui:



Adelaide Amaral - Castro Alves



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Pálida a luz (ou Soneto) - Alvares de Azevedo



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]








O efeito de sentido da palavra nunca








1- C








2- Jamais








3- B








Pág 42








4- A








Uma palavra por outra








1- Uma mulher modelo, cobiçada, perfeita








2- A tia é submissa








3-



A)Autor pela obra



B)continente pelo conteúdo



C)parte por todo



D)autor pela obra



E)Efeito pela causa








4- Ela
compara os homens com mercadorias, dá a eles um valor em dinheiro. Ela
substitui parte pelo todo, pegando apenas as características do rapaz,
como por exemplo, se o homem é sociável, se é intelectual, etc.







Pág 46








1- D








Pág 47








2- C







Você aprendeu?








Complete com:



- Sociedade



- literatura




- Em cada
época a personalidade da mulher é descrita de uma maneira diferente.
Pode ver, se você pegar dois textos de datas diferentes, uma descrição é
diferente da outra!



Te Ajudei?

Me ajude!
Comente!

Incentive um postador!
Ir para o topo Ir para baixo
https://floodeiros.forumeiros.com
 

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

-
» [Portugues] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1
» [Portugues] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2
» [Portugues] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3
» [Portugues] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4
» [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Floodeiros :: Geral :: Escola :: Ensino Medio-
Ir para: