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Assunto: FROSTBITE ENGINE Sáb Jan 01, 2011 9:59 pm
Uiilizada em: "Battlefield: Bad Company" e "Battlefield: 1943".
Sendo uma das mais recentes engines gráficas construídas, a produtora sueca Digital Illusions CE (DICE) - pertencente à gigante Electronic Arts - parece não ter poupado esforços (lêia-se dinheiro) para apresentar um completo pacote de ferramentas digno do que exigem os games da atual geração.
Em títulos como "Battlefield: Bad Company" e "Battlfield 1943", a DICE mostrou a que veio e trouxe inovações visíveis ao estabelecer novos parâmetros de qualidade em alguns aspectos gráficos, físicos e, principalmente, sonoros.
Composto por aplicativos que se comunicam diretamente às GPUs e suportam as plataformas APIs, DirectX 9 SM3 (PC e Xbox 360), Direct3D 10 (Windows Vista) e libGCM (Playstation 3), o sistema de renderização da Frostbite Engine foca em cada arquitetura extraindo poder daquilo que é considerado mais importante para a melhor estabilidade de processamento.
Não tenta, portanto, ressaltar as diferenças entre plataformas e, ocasionalmente, prejudicar a performance final do produto. Através da otimização dos seus shaders e mods, a engine trabalha, ao mesmo tempo, com flexibilidade ao utilizar filtros de textura para volumes e fontes múltiplas de carregamento, com baixo uso de memória.
Reproduz-se, assim, com detalhadas texturas, gigantescos terrenos com objetos totalmente destrutíveis (florestas, casas, prédios, placas, veículos, paredes, cercas, cabanas, pedras, latas, armazéns, campos e torres). Também executa efeitos de explosão altamente realistas (com devastação característica, deformação de partículas segundo a parte atingida do objeto destruído e iluminação de fogo aplicado a tipos de material distintos). Além de fumaça, poeira pairando sobre o ar e nuvens volumétricas.
Entretanto, o que mais se destaca nesta engine, é a sua tecnologia sonora. Com absurda fidelidade proporcionada pelo sistema HDRA (High Dinamic Range Audio), o recurso faz com que o som ambiente seja abafado por estrondos próximos ao personagem controlável enquanto está no meio da ação.
Nos jogos citados acima, por exemplo, ganham vida os barulhos de bombas explodindo (executam o deslocamento de ar e dão lugar ao vácuo e surdez temporários), tiros voando para todos os lados (com zunido característico) e ruídos de aproximação de inimigos. Para locais distantes que estão sob ataque pesado, entram em ação ressonância e ecos bastante singulares. É algo que fomenta intensa interatividade do jogador com devida imersão, a um nível acima do que é normalmente visto.
Khronos Administrador
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Assunto: Re: FROSTBITE ENGINE Sáb Jan 01, 2011 10:08 pm
Mto soda!
parabens xD mto legal.. naum sou mto fan de Batlefield, maiis ta valendoo