O motor Dunia é um motor de jogo, baseado no CryEngine, mas fortemente modificado pela equipe de desenvolvimento da Ubisoft em Montreal para Far Cry 2 Uma versão bastante modificada do motor Dunia é usado para James Cameron's Avatar: The Game e Far Cry 2 é a tecnologia de vegetação, apesar de não usar o motor Dunia em si.
Características da Dunia Engine incluem:
Tempo dinâmico
Dinâmica da propagação do fogo (influenciado pelo sistema de tempo)
Volumétrica de iluminação (Sun Rays)
Fogo realista
Física (a maioria dos objetos podem ser movidos \ jogados ao redor, incluindo os organismos de personagens mortos não-jogador)
Dia inteiro de ciclos / noite
Sistema dinâmico de música
Suporte para mapas grande jogador, sem níveis específicos
I.A. não-scripted
Radiosidade, ou iluminação indireta
tecnologia amBX da Philips para efeitos especiais, com o hardware adequado
Dunia Engine tira proveito do DirectX 10 no Windows Vista, mas também é projetado para rodar em DirectX 9.