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 A história da interface gráfica

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MensagemAssunto: A história da interface gráfica   A história da interface gráfica Icon_minitimeSáb Abr 09, 2011 8:40 am

A forma como os humanos interagem com os computadores sempre foi uma
preocupação da indústria da informática. Durante algumas décadas, essa
interação passou da linha de comando, em modo texto, para desktops em
três dimensões e softwares que aceitam comandos por voz ou gestos com o
propósito de facilitar e tornar mais intuitiva a utilização das
máquinas.
Como boa parte das tecnologias existentes, a ideia de uma Interface
Gráfica do Usuário (GUI) começou muito tempo antes de possuirmos a
tecnologia necessária para implementá-la. Uma das primeiras pessoas a
pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político
Vannevar Bush.

O que transformou Bush em um pioneiro da área foi a percepção de que
os meios de armazenamento de informações não estavam mais comportando
tantos dados. A máquina imaginada por Bush, chamada de Memex, era capaz
não apenas de armazenar tanta informação, como também de relacioná-las e
oferecer uma maneira fácil de procurá-las em meio a tantos dados
O pai do mouse e da interface gráfica


Inspirado pelo trabalho de Vannevar Bush, o engenheiro elétrico
Douglas Engelbart visualizou a possibilidade de usar computadores para
aumentar o intelecto humano, em vez de substituí-lo. Ele acreditava que,
com informações dispostas em uma tela, o usuário poderia se organizar
de maneira gráfica e pular de uma informação para outra, sempre que
necessário.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Periféricos demonstrados por Engelbart em 1968 (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Como no caso do Memex, as ideias de Engelbart estavam muito à frente
de sua época. Em 1962, até mesmo interfaces em modo texto, com comandos
sendo executados em tempo real, eram consideradas como “de outro mundo”,
já que os mainframes da época eram operados com cartões perfurados e
demoravam horas ou dias para entregarem o resultado do processamento.
Em 1968, depois de conseguir um financiamento para suas pesquisas,
Engelbart e sua equipe demonstraram o potencial dos computadores e de
alguns dispositivos de entrada. Entre os “periféricos”, estava uma caixa
retangular, com três botões na parte de cima e conectada ao computador
por um cabo: era um dos [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] da história, inventado pelo próprio Engelbart e construído por um dos engenheiros da equipe.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Captura de imagem da primeira videoconferência (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])Mas
o mouse foi apenas uma das muitas inovações demonstradas naquele dia,
que incluíam o hipertexto, comunicação por rede e uma tela compartilhada
por duas pessoas que estavam em locais diferentes, mas que podiam
trabalhar em conjunto: a primeira videoconferência da história.
Os softwares desenvolvidos para esse computador ainda não trabalhavam com o conceito de janelas, como nas interfaces atuais.
Janelas: cada um no seu quadrado


Com o surgimento da Smalltalk, linguagem de programação e ambiente de
desenvolvimento que possuía uma interface gráfica diferenciada, a GUI
começou a ganhar aspectos mais modernos, em 1974.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Smalltalk sendo executado no Alto, em 1979 (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
A grande inovação foram as janelas, que possuíam bordas e barras de
títulos que permitiam a identificação e o reposicionamento delas. O
conceito de ícones também surgiu na mesma época, assim como o menu de
contexto. No mesmo período, também foram apresentadas as barras de
rolagem, as caixas de diálogo e os botões de opções (radio buttons).
A chegada da Apple


Outro passo importante na história das interfaces gráficas foi dada pela startup criada por Steve Jobs e Steve Wozniak, em 1976. Com a contratação de ex-funcionários da Xerox, a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]pode iniciar o desenvolvimento do computador pessoal Lisa, em 1978.
A equipe de desenvolvedores trabalhou em uma interface baseada em
ícones, em que cada um deles indicava um documento ou uma aplicação.
Além disso, a equipe criou a primeira barra de menu desdobrável (pull-down), que hospedava todos os menus logo nas primeiras linhas da tela.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Lisa OS, da Apple, lançado em 1983 (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])Outras inovações do mesmo produto ficaram a cargo das marcas de verificação (checkmarks),
que ajudam a destacar os itens do menu que estejam ativados, e também o
conceito de atalhos de teclado para os comandos mais comuns. Mais uma
novidade foi a aparição do ícone da Lixeira, para onde o usuário podia
arrastar arquivos para removê-los posteriormente.
O mouse, que havia se consagrado com três botões, passou a ter apenas
um no Lisa e, como a interface exigia pelo menos duas ações para cada
ícone, uma para selecionar e outra para executar o programa ou arquivo,
foi criado o conceito de duplo clique.
Outras interfaces da época


A VisiCorp era uma das empresas que também estava trabalhando em
interfaces gráficas para computadores pessoais. Responsável pela
planilha eletrônica VisiCalc, a empresa lançou uma interface para PCs,
em 1983, mas que não chegou a fazer muito sucesso. Além do preço alto e
de exigir muito recurso de hardware, a VisiOn, como era chamada, também
teve alguns retrocessos, como deixar de usar ícones e eliminar o cursor
do mouse.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]VisiOn, da VisiCorp, interface para PCs da IBM. (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Outra interface que surgiu na década de 80 foi a Tandy DeskMate, da
Tandy Computers, e a GEM, que fornecia uma interface gráfica para o DOS e
era tão parecida com a interface do computador Lisa que a Apple chegou a
processar os fabricantes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Interface GEM (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])Os
computadores Amiga, da Commodore, também introduziram uma nova GUI, a
Workbench, que trouxe algumas inovações ao mundo dos computadores
pessoais, como a possibilidade de redimensionar ou mover uma janela sem
trazê-la para o foco principal.
Em 1986, a Berkeley Softworks lançou a GEOS, interface para
computadores Commodore 64 e Apple, que tinha uma aparência parecida com a
da GEM. Mais tarde, essa GUI foi portada para PCs e, com isso, acabou
se tornando uma concorrente para a Microsoft, que havia anunciado a
primeira versão do Windows em1983.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Primeira versão do Microsoft Windows (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])Uma
das mudanças radicais da interface gráfica do Windows foi o fato de que
cada janela tinha a sua própria barra de menus, diferentemente do Lisa e
dos Macintosh, que tinham uma barra única no topo da área de trabalho.
Outro diferencial, que não sobreviveu até a versão 2.0 do Windows, em
1987, foi a disposição lado a lado das janelas.
Vale a pena lembrar que, no começo, a Microsoft trabalhava como uma
empresa terceirizada para a Apple e, por isso, testou os modelos em fase
Beta dos Macs. Isso serviu de inspiração para a criação da sua
interface gráfica e, durante o lançamento do Windows 2.0, a empresa
chegou até a ser processada pela Apple.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Arthur, da Acorn, lançou o conceito de dock. (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Em 1987, também surgiu um novo conceito no mundo das GUIs: o Dock. A
responsável pela criação foi a empresa Acorn Computers, que desenvolveu a
Arthur, interface que também foi a primeira a usar fontes com
anti-aliasing, mesmo em modo de 16 cores.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]NeXTSTEP inaugurou objetos com aparências 3D e o botão de fechar janelas (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Já a NeXTSTEP, em 1988, foi a interface que introduziu uma aparência
3D aos seus componentes, além de ter sido a primeira a usar o botão em
forma de “X” para fechar janelas. Na mesma época, também surgiu a
primeira versão gráfica do OS/2, projeto colaborativo entre Microsoft e
IBM para desenvolver um sistema que pudesse substituir o MS-DOS. A
interface da versão 1.1 era muito similar à do Windows 2.0.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]X Window System (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
No fim dos anos 80, muitas interfaces gráficas começavam a surgir
para as estações Unix. Essas GUIs eram executadas sobre um sistema
gráfico e com suporte à rede, conhecido como X. Mais tarde, esse sistema
também se tornou a base dos ambientes gráficos do Linux. Uma das
novidades do X Window System foi o fato de poder habilitar o foco em uma
janela apenas posicionando o mouse sobre ela, sem clicar. Atualmente,
muitos projetos gráficos ainda fazem uso do X, com o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]e o GNOME, que teve sua [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] lançada nesta semana.
As interfaces mais recentes


Durante os anos 90, apenas duas empresas resistiram à “peneira” do
mercado: a Microsoft e a Apple. As demais entraram em falência ou foram
adquiridas por outras companhias.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Windows 3.0 (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
O Windows ganhou muita popularidade com as versões 3.0, em 1990, e
3.1, em 1992. Apesar de ainda não ter alguns recursos simples, que já
estavam implementados no Macintosh, foram vendidas milhões de cópias
dessas versões do sistema da Microsoft. Mais tarde, com a chegada do
Windows 95, a empresa de Bill Gates se consolidou como a líder do
mercado e detentora de um dos softwares mais famosos até hoje.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Interface do BeOS (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Quando o cenário já parecia ter se estabilizado, eis que surge uma
novidade: o BeOS, sistema operacional da Be Incorporated, com uma
interface em que a barra de título lembrava a do Smalltalk, ocupando
apenas parte de toda a extensão das janelas. Um versão open source do
BeOS continua em desenvolvimento, sob o nome de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
A Apple também continuou inovando e lançou a interface Aqua, para o
novo sistema operacional da empresa, o Mac OS X. Além da aparência nova,
uma das principais novidades da Aqua era o fato de que as janelas
podiam ser redesenhadas rapidamente, de maneira imperceptível aos olhos,
quando movidas ou redimensionadas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Interface Aqua, lançada pela Apple com o Mac OS X. (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Outras inovações ficaram por conta dos efeitos de animação executados
durante o ato de minimizar programas. Em versões mais recentes, a
empresa também adicionou o conceito de Exposé, que mudou a forma como as
pessoas alternavam entre os softwares abertos na área de trabalho.
A Microsoft também continuou inovando. Com o lançamento do Windows
Vista, pudemos ver a estreia do Aero, responsável pelos efeitos visuais
de sombra e transparência da Área de trabalho. Com o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
a interface foi aprimorada, ganhando suporte a telas touchscreen e
multitouch, além de apresentar uma barra de ferramentas totalmente
reformulada e o Aero Shake, que permite interação com as janelas ao
sacudi-las.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Windows 7 (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
O Windows 7 também ganhou efeitos 3D, semelhantes aos proporcionados pelo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
no Linux. O próprio Compiz acabou se inspirando no Exposé, da Apple,
para fornecer um efeito semelhante sobre o X Window System.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O Compiz adicionou efeitos 3D ao desktop Linux (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Os recursos 3D parecem ser a última cartada das interfaces gráficas,
que agora começam a se adaptar aos novos dispositivos portáteis e
operados por toques na tela, com os dedos. Outro recurso que está
ganhando força é o chamado Desktop Semântico, que trabalhará não apenas
com os arquivos, mas também com o conteúdo e a informação contextual ao
manipular esses arquivos.
Resta esperarmos para ver as próximas novidades da indústria, quem
sabe noticiadas por um artigo aqui mesmo, no Tecmundo, daqui a 10 ou 20
anos.
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