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Assunto: GAMEBRYO ENGINE Sáb Jan 01, 2011 9:56 pm
Utilizada em: "Dark Age of Camelot", "Bully: Scholarship Edition", "The Elder Scrolls IV: Oblivion", "Fallout 3" e "Divinity 2: Ego Dragonity"
Desenvolvida pelo estúdio Emergent Game Technologies, em 2000, foi utilizada de maneira singular pela produtora Bethesda Softworks. Por ser bastante dinâmica no número de funcionalidades e reproduzir de características ambientais, físicas e humanas, é também uma das mais populares no mercado dos videogames.
Não que seu padrão gráfico seja extremamente exuberante a ponto de ser um divisor de águas. Mas em matéria de conjunto, as ferramentas de produção desta engine possibilitam produtos com qualidade indiscutível. É o caso de jogos como "The Elder Scrolls IV: Oblivion" e "Fallout 3", sucessos de crítica e público no gênero RPG.
Também programada em códigos C++, sua versão mais recente, a 2.6, possui suporte DirectX9 (para Nintendo Wii) e DirectX10 (para PC e Xbox 360) além de versão para Playstation 3, exportador SoftImage|XSI 6.5, D3D10, geometria redesenhada com otimização de performance para cada arquitetura específica, nova malha de intercomunicação entre as partes centrais da engine (que melhora a sua execução ao convergir tarefas para os multiprocessadores), uso das tecnologias físicas PhysX, Bump, Parallax Oclussion Mapping e SpeedTree.
Com estas aplicações, os resultados são cenários gigantescos. Populados com os mais variados tipos de terreno, relevo, vegetação, construções, aldeias, animais e objetos, possibilitam a longa exploração pelo jogador. A interação e a conduta livre - decidir abertamente aonde ir e o que fazer aleatoriamente - são feitos comuns da Gamebryo.
Podem, ainda, reproduzir paisagens inteiras, mapas completamente carregados sem a perda de qualidade de ricas texturas, sombreamento, penumbras e iluminação própria de elementos como fogo, água, fumaça e névoa. Além disso, agrega tipos de animações em 3D para rostos e movimentos diversos (inclusive das juntas esqueléticas), efeitos especiais de partículas explosivas, queimaduras, refletores, flocos de neve e nuvens volumétricas.
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Assunto: Re: GAMEBRYO ENGINE Sáb Jan 01, 2011 9:57 pm