ID TECH ENGINE (Patente: ID Software | Surgimento 1993 | Longevidade: 5 gerações)
Utilizada em: "Strife", "Call of Duty", "Medal of Honor: Allied Assault", "Doom III", "Quake 4", "Prey" e "Wolfenstein"
Esta é uma das engines gráficas mais antigas, cuja evolução foi uma das mais impressionantes ao longo dos anos. Atualmente, encontra-se disponível em sua quarta atualização, aplicada em jogos recém lançados, como "Wolfenstein" e "Quake Wars". A partir da terceira edição, a ID Tech Engine foi reescrita para ser executada sobre os códigos de linguagem de programação C++. Para isso, os programadores reestruturaram sua arquitetura e incluíram recursos até então inéditos para a engine.
São eles: suporte a DirectX9 (compensação ao antigo DirectX8), ferramentas de modelagem e animação 3D Studio Max, Maya e Lightwave. Além disso, traz aplicativos de texturas - como Bump Mapping, Normal Mapping e MegaTexture - e shaders iluminação variante por cada pixel trabalhado, com uso de Lightmap e Gouraud.
Devido a isso, é perceptível, nos jogos que têm como base o uso desta engine, grandes áreas abertas (sem defasagem na qualidade ou detalhes de texturas para cada objeto), tração característica adequada à física (responde conforme inclinação e irregularidades de relevos) iluminação, brilho e sombeamento 3D especulares/volumétricos (reproduzem reflexo específico entre objetos de acordo com suas posições e movimento pelos cenários).
Para o futuro, pode-se esperar por resultados mais surpreendentes, pois os melhoramentos na ID Tech Engine não devem estacionar tão cedo. Segundo depoimento recente de John Carmack, cofundador e diretor de programação da produtora ID Software - que possui a patente da engine -, a quinta atualização já está sendo desenvolvida pela equipe de engenheiros e programadores da empresa. Entretanto, não possui data oficial de lançamento. Resta-nos aguardar.