WarCraft III é a seqüência de uma das séries mais populares do mundo dos
games que vem cativando legiões de fãs, entre eles os jogadores mais
velhos que conheceram o primeiro título da série, e os mais novos que se
tornaram adeptos recentemente. Junto de Command & Conquer e Age of
Empires, WarCraft popularizou o gênero de estratégia em tempo real.
Ambientado
em um mundo que mistura temas medievais e de fantasia, o jogador é
inserido em uma história incrivelmente emocionante, participando de cada
batalha como o comandante de uma das quatro espécies envolvidas na
trama: os velhos conhecidos orcs e humanos, e os recentemente inseridos
mortos vivos e elfos da noite.
Com efeitos sonoros emocionantes,
gráficos 3D de alta qualidade, vídeos de apresentação feitos com o
melhor da computação gráfica e a jogabilidade impecável transportada do
famoso StarCraft, Warcraft III consegue ser, senão o melhor, um dos
melhores jogos de estratégia em tempo real já lançados no mundo.
Um jogo que entrou para a história
Espadas, magias e sangue
Como
qualquer jogo de estratégia que se preze, WarCraft tem o foco voltado
para as batalhas, deixando em segundo plano a administração da cidade e
dos recursos. Os combates envolvem diversos tipos de unidades, cada uma
com um tipo de ataque: espadas, machados, lanças, arcos e flechas, e a
magia, fator determinante para o sucesso de ofensivas. As magias podem
ser ataques com dardos de gelo e bolas de fogo, assim como encantamentos
que aumentam a defesa dos guerreiros ou diminuem a velocidade dos
inimigos, cada qual com sua utilidade.
Exércitos precisam de
comandantes, e em WarCraft não é diferente: você controla heróis
poderosos que ajudam as unidades com auras, ou aniquilam tropas inteiras
com magias fulminantes. Os heróis, uma inovação no gênero, podem
evoluir ao andar das batalhas — ganhando novas habilidades, mais vida e
armadura — ou adquirir itens que dão poderes fundamentais para a
sobrevivência de seus guerreiros.
Outra maneira de evoluir seus
valorosos combatentes é procurar unidades neutras encontradas em certos
pontos do mapa, conhecidas como “creeps”, e destruí-las, aumentando
assim a experiência dos heróis e ganhando itens que não podem ser
comprados. Os creeps variam de peixes mutantes até imensos dragões
capazes de derrotar uma tropa considerável, incluindo o herói.
Sagas épicas vivenciadas em tempo real
Apesar
do ponto forte do jogo serem as partidas online, WarCraft III não se
resume apenas a uma incrível experiência multiplayer, assim como
qualquer produção que aspire um lugar entre as melhores, o enredo deve
ter um lugar especial reservado no conjunto. A história criada por Chris
Vicent Metzen conseguiu alcançar tal posição.
Continuando a saga
iniciada nas versões anteriores, o jogador passa por cinco campanhas:
sendo a primeira um prólogo que mostra o início da trama a partir da
visão do líder dos orcs, Thrall; a segunda campanha mostra a história do
príncipe humano Arthas; a terceira continua a narrativa do príncipe
Arthas, agora como um morto-vivo; a quarta campanha mostra a continuação
da viagem do líder orc; e por último, a quinta mostra o drama dos elfos
da noite tentando resistir à invasão de seu lar pelos mortos-vivos.
Durante
a campanha o jogador sente o drama dos personagens como se estivesse ao
lado deles no campo de batalha, e em cada reviravolta as emoções se
intensificam, nunca deixando o clima tenso se dissipar com as conquistas
alcançadas ao desenrolar da guerra.
Modo multiplayer sem limites
Em
WarCraft III um dos pontos mais importantes é o modo multiplayer com
possibilidades quase infinitas, graças ao suporte a LAN e ao formidável
Battle.net, um serviço da Blizzard que possibilita milhões de usuários
partilharem da mesma rede de servidores desfrutando de partidas online
com diversas possibilidades de jogo, como partidas aleatórias e
combinadas, campeonatos oficiais etc.
O modo multiplayer ficou
tão popularizado que originou campeonatos envolvendo pessoas do mundo
inteiro, onde pessoas passaram a jogar profissionalmente. Em alguns
países os melhores conquistam fãs, fama e fortuna, podendo ganhar
quinhentos mil dólares em campeonatos maiores.
Ferramenta de criação incomparável
Como
se uma campanha empolgante e desafiadora, e um modo multiplayer sem
igual não fossem o suficiente, WarCraft III ainda conta com um editor de
mapas revolucionário cheio de ferramentas poderosas, que permitem
praticamente criar qualquer coisa possível para o jogo. Entre estas
ferramentas podemos citar o plugin para o 3D Studio Max, que possibilita
a criação de modelos para unidades e outros objetos.
Com todas
essas ferramentas, a comunidade de fãs tem criado inúmeras modificações,
mapas personalizados e até conversões, que transformam o jogo em outro
totalmente diferente. Além da comunidade de fãs, a equipe da Blizzard
cria quase que semanalmente algum conteúdo novo para um dos seus
melhores títulos na atualidade.
Frutos da dedicação
A
Blizzard possui uma atenção diferente das outras empresas quando se
trata de melhorias, ela se preocupa em dar a melhor experiência possível
ao seu cliente principal, os jogadores. Ao lançar um título, ela sempre
adiciona conteúdos novos e melhorias através de patches e expansões.
Além
da incrível jogabilidade, os jogos da Blizzard proporcionam idéias para
o lançamento de quadrinhos, livros de RPG de mesa, brinquedos etc. Tudo
isso resultar em respeito de quem gosta de games e uma enorme legião de
fãs, que sempre vão prestigiar as criações de uma equipe vencedora como
a da Blizzard.
Um dos melhores jogos de estratégia em tempo real
já lançados em toda a história do gênero, onde você controla exércitos e
heróis em um campo de batalha totalmente em 3D, com muita ação e magia
em torno de um enredo excepcional que envolve o jogador de forma a
esquecer jogos inferiores.
Possui um modo multi-jogador com
diversas possibilidades de jogo que irão fazer com que você demore muito
a enjoar desta obra prima do entretenimento.
História
Fazem
aproximadamente 15 anos que a guerra entre humanos e orcs terminou. O
reino dos homens cresceu complacente em torno de suas vitórias, e
vagarosamente, os clãs orcs derrotados se reagruparam em torno de um
líder visionário.
Agora uma sombra se espalhou pelo mundo com o
objetivo de extingüir todas as formas de vida, toda a esperança. Os
tambores de guerra soam novamente alertando para a hora em que choverá
fogo do céu e o mundo tremerá antes da chegada da Legião em chamas.