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 A verdade sobre as especificações de produtos eletrônicos

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Respeito as Regras : A verdade sobre as especificações de produtos eletrônicos 11101010

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MensagemAssunto: A verdade sobre as especificações de produtos eletrônicos   A verdade sobre as especificações de produtos eletrônicos Icon_minitimeDom Dez 19, 2010 1:14 pm

Os
argumentos de venda de produtos eletrônicos mudaram. Anos atrás
costumávamos decidir a compra com base em recursos exclusivos de um
determinado produto, cujos nomes estavam sempre acompanhados de
adjetivos como “hiper”, “mega” ou “super”. Um bom exemplo é o do console
de 16-bits da SEGA, o Mega Drive, que se gabava de possuir o
“maravilhoso e sensacional” Blast Processing, um diferencial que o SNES,
da Nintendo, não tinha.
A tecnologia era, na verdade, apenas uma maneira que os
desenvolvedores da SEGA encontraram de exibir uma imagem enquanto a
próxima já estava sendo carregada na memória, tornando a animação mais
fluída em games como Sonic, the hedgehog.
Embora pudesse ser encarada como uma vantagem do console da SEGA, foi
a criação do nome Blast Processing que causou mais impacto entre os
consumidores, já que passava a impressão de que o Mega Drive tinha o
poder de processamento muito superior ao do Super Nintendo.


Os
argumentos de venda de produtos eletrônicos mudaram. Anos atrás
costumávamos decidir a compra com base em recursos exclusivos de um
determinado produto, cujos nomes estavam sempre acompanhados de
adjetivos como “hiper”, “mega” ou “super”. Um bom exemplo é o do console
de 16-bits da SEGA, o Mega Drive, que se gabava de possuir o
“maravilhoso e sensacional” Blast Processing, um diferencial que o SNES,
da Nintendo, não tinha.
A tecnologia era, na verdade, apenas uma maneira que os
desenvolvedores da SEGA encontraram de exibir uma imagem enquanto a
próxima já estava sendo carregada na memória, tornando a animação mais
fluída em games como Sonic, the hedgehog.
Embora pudesse ser encarada como uma vantagem do console da SEGA, foi
a criação do nome Blast Processing que causou mais impacto entre os
consumidores, já que passava a impressão de que o Mega Drive tinha o
poder de processamento muito superior ao do Super Nintendo.



Hoje, as técnicas de marketing mudaram: mais do que um nome bonito
para determinada característica, os esforços do departamento tentam
conquistar o cliente com a matemática e a influência que os números
altos podem exercer sobre nossas decisões.
O número de megapixels de uma câmera, a quantidade de algodão em uma
peça de roupa etc. Não são raras as situações em que nos distraímos com o
valor alto de alguma característica do produto e acabamos
esquecendo-nos de analisar todo o resto dele.
Em entrevista à [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
o presidente da DisplayMate Technologies, Raymond Soneira, afirma que a
complexidade de equipamentos e gadgets faz com que a indústria possa
camuflar ou exagerar números, fazendo com que os produtos se tornem mais
atraentes para consumidores que não entendem como eles funcionam.
Outra característica apontada por Soneira é que essa prática acabou
se tornando uma exigência da indústria. Se um fabricante não entrar
nesse jogo, ele corre o risco de transformar o produto em um fracasso de
vendas. Portanto, acaba sendo esperado que os números obtidos pela
equipe de testes de um produto se tornem argumentos de venda, valores
que passam a descrever a característica de um produto.
Mas quais características devem ser desconsideradas durante a escolha
de um produto? Para facilitar, preparamos uma lista dos números que
mais impressionam e explicamos por que você deve analisá-los sempre com
desconfiança.
Processadores



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clock


Quanto maior o clock, quanto mais giga-hertz, mais poder de
processamento. Certo? Bem, nem sempre. Embora o clock seja um bom
indicador, é sempre aconselhável levar em consideração as
características das diferentes famílias e arquiteturas de processadores,
já que os mais recentes são capazes de executar mais operações por
ciclo.
O número de núcleos de um processador é um dado essencial. Um
processador Quad Core de 2,66 GHz, por exemplo, tem um desempenho
superior a um Dual Core de 3,16 GHz.
Além disso, deve-se também levar em conta a quantidade de memória
cache, tanto a de nível 2 (L2) quanto a de nível 3 (L3), já que os
fabricantes ou lojistas tendem a realçar apenas o que possui maior
valor.
Placas de vídeo



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Memória


A quantidade de memória em uma placa de vídeo é o grande atrativo em
promoções e, normalmente, o principal argumento dos vendedores. Porém,
uma placa com muita memória não será capaz de um bom desempenho caso as
velocidades de operação da memória e do núcleo de processamento sejam
baixas. Além disso, como a placa não será capaz de aguentar jogos de
alta qualidade e nas resoluções mais elevadas, o potencial da memória
adicional não chegará a ser aproveitado.
Numeração e Famílias


É comum também que a venda de uma placa de vídeo seja feita com base
na numeração presente em seu nome. Este é um engano comum e que está
presente até na indústria de software. É comum usuários iniciantes
acharem que o Fedora 14 é mais avançado que o Ubuntu 10.4, por exemplo, mesmo que ambos estejam usando a mesma versão do kernel do Linux.
Vendedores mal informados podem induzir os consumidores a acreditarem
que uma placa que tenha a expressão “x1950 pro” no nome seja superior
às do modelo “x1900GT”, por exemplo. Antes de escolher uma placa pelo
nome, compare sempre as suas características técnicas.
Entretanto, existem alguns detalhes que podem ser extraído da
nomenclatura da placa. Para começar, a sopa de letrinhas usada pelas
empresas costuma apresentar uma hierarquia de qualidade. Quando falamos
das placas da NVIDIA, por exemplo, da mais lenta para a mais rápida, a
sequência correta seria: GS – GT – GTS – GTX e Ultra. Além disse, a
NVIDIA costuma usar as siglas GSO para as placas da série 9 e GX2 para
placas dualchip/dualcard.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Já para a ATI, a nomenclatura antiga era XT – PRO – PE. Porém, agora a fabricante usa um esquema baseado em números.
O primeiro algarismo indicada a geração da placa (HD2, HD3, HD4), o
segundo informa a classe dentro daquela geração ― low end (2, 3, 4 e 5),
medium end (6 e 7) e high end (8 e 9) ― e os últimos dois dígitos
indicam o desempenho dentro da classe, sendo 50 para placas mainstreams e
70 ou 90 para placas direcionadas ao público entusiasta ou de alto
nível. Quando os caracteres “X2” aparecerem, a placa possui dois GPUs.
Dessa forma, a placa ATI 3870, por exemplo, pertence à terceira
geração, desenvolvida para o mercado High end (Cool e alto desempenho
dentro da classe (70).
Gráficos de fabricantes



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A cada lançamento as empresas responsáveis pelas placas divulgam
gráficos incríveis, que demonstram a superioridade do seu produto em
relação ao do concorrente. O problema é que normalmente as barras do
gráfico estão exageradamente fora de escala.
Assim, a barra que demonstra o aumento de 20% em um determinado
atributo pode acabar sendo representada três ou quatro vezes maior que a
barra equivalente do concorrente. Outra tática comum é comparar o
modelo recém-lançado com uma placa antiga de outra marca.
Portanto, vale a pena ficar atento para esse detalhe e, se possível, verificar outras fontes de informações.
Televisão e monitor


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tempo de resposta


O tempo de resposta é um teste feito pela indústria para tentar
prever se a televisão apresentará o fenômeno de arrasto de imagem
durante a visualização de determinados conteúdos, como jogos de video
game, que costumam apresentar cenas mais rápidas.
O teste é feito medindo o tempo em que um [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
demora para mudar da cor preta para a cor branca e voltar a ser preto
novamente. O problema é que este não é um bom indicador de arrasto de
imagem. De acordo com Soneira, a maioria das transições de imagem
envolve mudanças de tons na escala de cinza, que costuma ser de três a
quatro vezes mais longas do que a transição preto-branco-preto.
Além disso, a indústria não costuma definir qual dos testes foi
realizado e, portanto, mesmo que o tempo de resposta seja mínimo, a
televisão pode apresentar o indesejável arrasto de imagens.
Taxa de contraste


A taxa de contraste é a divisão do brilho máximo obtido com a
representação da cor branca pelo brilho mínimo emitido com a cor preta. O
problema aqui é que normalmente o brilho mínimo é medido quando a tela
está completamente preta, como no modo de stand by, por
exemplo. Com isso, é óbvio que a emissão de luz será reduzida e a taxa
de contraste elevada para níveis astronômicos, como 5.000.000:1 ou
“infinito”.
Para ter uma base, normalmente as televisões ficam entre 1.500:1 e
2.000:1, embora alguns painéis já possam atingir a marca de 8.000:1 na
medição ANSI.
Ângulo de visão (visualização)



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta característica indica qual é o ângulo máximo em que a tela pode
ser visualizada sem que a imagem seja muito prejudicada. No geral essa
medição é muito subjetiva, não apresentado valores completamente
confiáveis.
Porém, existem duas regras a serem levadas em consideração: uma
televisão de plasma possui o ângulo de visão maior do que uma TV de LCD.
Além disso, no geral há perdas significativas quando a tela é vista a
partir de 45°.
Gama de cores


Este indicador mostra a gama de cores que uma tela pode exibir e,
normalmente, é expressa pela porcentagem de um determinado padrão de
cores, como o Rec.709 (HDTVs) e ou sRGB (computadores e câmeras
digitais).
A pegadinha é que o intervalo de cores que você vê é o mesmo que foi
usado durante a criação do conteúdo que está sendo exibido. Portanto,
nesse caso a gravação ou produção do conteúdo é mais importante do que a
forma como a televisão poderá exibi-lo.
Então, quando você ler por aí que certo modelo de televisão tem gama
de cores de 145%, na prática isso significa que a imagem parecerá mais
saturada do que o normal. Modelos com gama de cores maior do que 100%
não são capazes de exibir cores que não estão na imagem do conteúdo
original.
120 HZ



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Muitos modelos são vendidos hoje como se tivessem uma taxa de
atualização de 120 Hz. O problema aqui é que essa informação pode ser
discutível, já que a maioria apenas duplica o quadro anterior antes de
exibir o próximo, na tentativa de criar uma imagem mais suave para os
olhos. Esse recurso costuma ser batizado como “easy flow” ou algo
semelhante.
Ao comprar uma TV dessas, que alega ter 120 HZ, o usuário pode
terminar frustrado ao descobrir que o equipamento não é capaz de
reproduzir 120 quadros reais por segundo e, consequentemente, não é
compatível com as tecnologias 3D.
Câmeras fotográficas



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Megapixels


Cada megapixel é equivalente a um milhão de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Esta medida é utilizada em câmeras digitais para determinar a resolução
de uma imagem. Assim, imagens capturadas por uma câmera de 1,3
megapixels, por exemplo, terão aproximadamente 1.3000.000 pixels.
Um número grande de megapixels é importante apenas para quem pretende
imprimir materiais profissionais, como banners, ou fotografias em
grande escala. A quantidade de megapixels define o tamanho bruto da
imagem, mas não a qualidade dela. Mais importante, por exemplo, é se
preocupar com a qualidade dos sensores e conjunto de lentes utilizadas
nas câmeras, para evitar problemas como granulação excessiva e
aberrações cromáticas.
Zoom Digital


Muita gente já conhece a diferença entre zoom ótico e digital, mas
não custa explicar novamente, para acabar com qualquer dúvida na hora de
comprar uma câmera.
O valor mais importante e que deve mesmo ser levado em consideração é
o do zoom ótico, feito por meio das lentes instaladas na câmera. Você
pode abusar do zoom ótico à vontade sem perder a qualidade da imagem que
está sendo capturada.
Porém, o zoom digital “amplia” via software a imagem já capturada, de
maneira semelhante à realizada por programas de edição de fotografias,
instalados no computador. A regra de ouro serve para ambos os casos:
quanto maior a ampliação de uma imagem, menor a qualidade dela.
Portanto, use o zoom digital com moderação.
Áudio


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Potência


Embora um número grande de Watts impressione o consumidor, a verdade é
que a potência máxima é irrelevante para a maioria das pessoas.
Normalmente ouvimos músicas usando uma potência muito baixa, em torno de
1 ou 2 watts.
Além disso, vale a pena lembrar que a cada vez que a potência dobra, o
som aumenta cerca de 3 decibéis. Então, a diferença de um aparelho de
som de 600 watts para um de 1200 watts não é tão grande quanto aparenta.
Resposta em frequência


Antes de qualquer coisa, é bom ter em mente que o a frequência mais
baixa que o ser humano consegue ouvir é de 20 Hz e, a mais alta, de 20
KHz. Qualquer valor fora desse intervalo será completamente inútil, já
que serão descartados pelos nossos ouvidos.
Muitos aparelhos especificam uma largura de banda de 20 Hz a 20 KHz, porém, de acordo com o artigo da [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
essa informação não faz muito sentido. A principal razão é que
pouquíssimos equipamentos são capaz de atender a essa faixa de valores
de maneira tão precisa.
Além disso, seriam necessárias caixas extremamente caras para
aproveitar esse potencial, o que está além do poder aquisitivo da
maioria de nós.
Cabos banhados a ouro


A cobertura de ouro realmente pode ajudar na eliminação de ruídos em
sinais, porém, isso se faz necessário apenas para a reprodução de
conteúdo analógico, já que o problema dos ruídos não está presente no
meio digital.
No entanto, existem ocasiões em que o usuário deve preferir um cabo
com revestimento de ouro: transmissões profissionais ou que usem cabos
muito longos. Se esse não for o seu caso e você precisar de cabos para
uma instalação normal de equipamentos na sua casa, economize dinheiro e
compre cabos comuns, pois na prática você não notará diferença entre um e
outro.
Mouse


Um bom mouse é indispensável para uma experiência agradável durante o
uso do computador. Muitos usuários de notebook preferem ocupar uma
porta USB do portátil e ficar livre do uso do trackpad.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Número de DPI


A movimentação do cursor na tela é feita com base na quantidade de
pontos por polegada que o mouse pode reconhecer. Com base nesses dados é
determinada a velocidade com que o cursor anda pela tela: quanto mais
DPI, menos deslocamento das mãos é necessário para que o cursor percorra
um determinado espaço.
Mouse com DPI alto é indicado para jogadores que precisam de mais
velocidade. Gamers que preferem um controle maior da mira na tela
optarão por leituras em resolução mais baixa.
A regra para comprar um mouse é a mesma usada para qualquer outro
equipamento: não deixe se impressionar pelos números altos. Sempre
pesquise sobre as características de cada produto, entendendo para que
elas servem, como foram medidas e, principalmente, se devem ser levadas
em consideração para o uso que você fará do equipamento. Assim você
sairá mais satisfeito com o resultado de uma compra e, de quebra, pode
acabar economizando alguns reais.
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