10. É possível pular sobre a bandeira em Super Mario Bros.?Um
dos mitos mais velhos da história dos consoles de mesa é, com certeza, o
que pregava a possibilidade do Mario conseguir passar para o outro lado
do mastro da bandeira de
Super Mario Bros. por meio de um pulo
bem calculado por cima dela. Há variações desse mito que alegam que o
feito épico de pular por cima do mastro já pode ser executado logo no
final da primeira fase do jogo, a
World 1-1. O que antes era apenas uma teoria foi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pela equipe do Game Trailers, que, num episódio da série
Mythbusters, provou que existe um momento raríssimo no jogo em que você poderá, sim, passar por cima do mastro — usando o
timing perfeito e, convenhamos, uma boa dose de sorte.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]O
impossível se torna realidade no mundo 3-3, no qual um par de
plataformas verticais antecedem o mastro final. Se você conseguir a
sincronização perfeita, poderá passar por cima do mastro, mas com uma
recompensa cruel — uma parede de tijolos que não termina nunca. Nem
mesmo quando o timer acabar! Quem executar o glitch, entretanto, marca
seu nome na história.
9. Mario bate na cabeça do Yoshi?[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Desprovido
de um coração, o intrépido encanador usa Yoshis como se fossem
descartáveis: se um for engolido pela lava, haverá outro logo à frente.
Talvez seja com esse pensamento errôneo — e com uma sequência muito
rápida de sprites — que foi criado o mito de que Mario dá um soco na
cabeça do Yoshi toda vez que o botão "Y" ou "X" do Super NES é
pressionado. Se conferirmos
sprite sheets que mostram os
movimentos do Mario quando está cavalgando sua fiel montaria, teremos
uma imagem quase convincente de que Mario dá um golpe de mãos cheias
contra a nuca do pobre dinossaurinho. Mas o problema de algumas
pranchetas de sprites é que muitos não conseguem capturar absolutamente
todos os frames:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Um décimo de segundo bem calculado e
voilà — todas as teorias vão por água abaixo. Muitos, muitos anos depois,
Super Mario Galaxy 2 traz uma sensacional
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] na qual Mario, montado no Yoshi, aponta para a frente pedindo que ele
abocanhe uma maçã com sua língua elástica. Simples e objetivo, Mario tem
simplesmente apontado para frente (e não esmurrado o Yoshi), deste
mesmo modo, desde 1990, quando começaram as hipóteses absurdas de
maltrato animal.
8. Waluigi em Super Mario 64 DS?Em 2004, a Nintendo estava produzindo
Super Mario 64x4 — um nome muito louco que viria a se tornar um insosso
Super Mario 64 DS,
um remake incrível do clássico dos 64 bits para o Nintendo DS. É claro
que, com grandes games, vêm grandes teorias da conspiração. Uma das
maiores controvérsias geradas principalmente em fóruns de video games é a
de que, para se juntar aos heróis Mario, Luigi, Wario e Yoshi, ninguém
mais, ninguém menos que Waluigi se apresentaria como um personagem
secreto da aventura.
A história começa com um detalhe muito estranho na tela de abertura de
Super Mario 64 DS:
uma janela preta que não está presente no jogo em si, mas que
permaneceu na tela de seleção mesmo assim. Trata-se, simplesmente, de um
elemento beta, o qual os desenvolvedores esqueceram de remover daquela
paisagem panorâmica específica; até pelo fato da janela não existir no
game, não há modo algum de acessar aquele local dentro do jogo — logo,
não existe canhão ou glitch que fará com que Waluigi dê as caras no
jogo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Um
dos causadores da "Teoria da Caixa Preta em 2-D" foi, também, o
seguinte fato: Waluigi carrega consigo uma quantidade imensa de
obscuridade e uma quantidade microscópica de desenvolvimento. As pessoas
sentem que ele tem de ser melhor trabalhado pela Nintendo, parando de
bancar o "enche-linguiça" dos
spin-offs e ingressando numa plataforma de respeito.
7. L is real 2401/Eternal StarEsta
só fica tão longe na lista por ser uma teoria velha e constantemente
debatida como sendo mentira. Por mais que digamos que, no chafariz dos
fundos do Castelo da Princesa Peach em
Super Mario 64, não está
escrita uma frase secreta que alude à aparição de Luigi no jogo, os
teóricos jamais vão desistir. Na pedra, aparentemente há algo escrito,
mas não se sabe ao certo o quê — porque está simplesmente embaçado
demais. Se forçar a vista, no entanto, será possível entender a estranha
frase "
L is real 2401". Para começar, o trecho "L is real"
implicaria a existência de Luigi; os números 2, 4 e 01 representam a
data de lançamento de
Paper Mario (4 de fevereiro de 2001 —
atendo-se ao fato de que o mês vem antes do dia no calendário
americano), jogo no qual Luigi tem uma forte participação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]As
teorias mais conspirativas, é claro, são as que mais se encaixam num
quadro de veracidade. Como se não fosse maluquice o bastante, há quem
diga que, na pedra, está escrito mesmo é "
Eternal Star" — e não é
que se parece mesmo? —, o que pode ter sido usado para descrever a
estátua da estrela, localizada no centro da fonte; afinal, uma estrela
de pedra pode ser considerada eterna. Mesmo com tantas teorias, porém,
foi provado que a placa usada naquele trecho de
Super Mario 64 também aparece em
The Legend of Zelda: Ocarina of Time,
indicando que não passa de um modelo aleatório de placas
propositalmente incompreensíveis usado nos games da Nintendo na era dos
64 bits.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]6. "O Iluminado", de Stephen King, em Super Mario SunshineSuper Mario Sunshine, da Nintendo.
O Iluminado,
de Stephen King. Qual é a conexão? Acredite ou não, existe um chefão no
jogo mais tropical da série Mario que nos arremete a um trecho
particular do livro de Stephen King. Trata-se de Phantamanta, uma arraia
enorme que lembra uma sombra, engolfa o Hotel Delfino e pode ser
encarada na fase
"The Manta Storm" em Sirena Beach. Para derrotar
a Phantamanta, o jogador deve usar do F.L.U.D.D. para molhá-la, fazendo
com que a criatura eventualmente se divida em arraias menores. Uma vez
que estiverem mortas, as arraias se desintegram.
Até aí tudo bem. Mas quando voltamos nossos olhos ao livro de terror
O Iluminado, mais especificamente na parte em que Dick Halloran, Danny e Wendy estão correndo de um hotel em chamas, Dick percebe
"uma forma fantasmagórica de arraia, flutuando sobre o hotel. Ela era fina como papel, parecia uma sombra, e se despedaçou em formas menores antes que se transformasse em fumaça, desaparecendo." Qualquer semelhança é mera... intenção?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]5. Propaganda comunista em Super Mario Bros.?Quando você joga
Super Mario Bros. lá pela décima-quinta vez, você começa a reparar em alguns elementos estranhos do jogo. É quando você percebe que
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], que Goombas são sprites alterados dos cogumelos e que
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
No meio destas epifanias, você dá mais atenção à simbologia usada no
game. Ao concluir uma fase, Mario alcança o mastro, remove uma bandeira e
coloca outra no lugar; há quem diga que ele substitui uma bandeira
representativa da paz por uma bandeira do comunismo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Primeiro,
existe a alegação de que tudo em Super Mario é vermelho: seu macacão,
seu chapéu, seus cogumelos, suas bandeiras e, principalmente, o esquema
de cores do Mario Fogo, que veste vermelho e branco. Até aí, é pura
coincidência — afinal, seguindo esse pensamento, Mario poderia tanto
estar trajando as cores do comunismo quanto as do Manchester United...
Seguido disso, foram feitas comparações entre Mario e Joseph Stalin e
entre o Rei Bowser Koopa e a família real executada pelos comunistas na
Revolução Russa.
Quando o primeiro jogador de Mario começou a relacionar
Super Mario Bros. com comunismo, ele pensou que o símbolo utilizado na bandeira inicial fosse um
Code of Nuclear Disarmament (também conhecido como "pé-de-galinha"), o logo criado para o Comitê de
Ação Direta Contra a Guerra Nuclear. Ele estava redondamente enganado.
Se puder reparar, é possível enxergar que trata-se apenas do desenho de
uma caveira em pixels verdes (com as áreas brancas ilustrando os buracos
faciais), indicando o antagonismo do game. Mas que Mario ergue uma
estrela vermelha de cinco pontas — tida como o símbolo do comunismo e
amplamente do socialismo em geral —, é mesmo verdade. Entre a cruz e o
martelo, esta é com certeza uma das maiores controvérsias da história do
encanador.
4. Satanismo na série Wario?Os elementos
da série Wario, a contraparte grotesca e maligna do Mario, tendem a ser
ligeiramente mais politicamente incorretos do que jogos de outras
subséries, como
Yoshi ou
Game & Watch. Isso é já é notável em 1994, onde o game
Wario's Woods (NES) já passa a mexer com entidades religiosas — a mais notável delas sendo o desconhecido
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
que, com seu corpo de macaco, asas de morcego e tridente, foi enviado
das profundezas do inferno japonês para derrotar o Toad no modo Game B
do jogo. Na história
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
produzida e publicada na edição de maio de 1996 da revista alemã Club
Nintendo, vemos Wario fazendo um pacto com um demônio chamado Abigor,
que se auto-proclama o "intermediário do inferno".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Em 2004,
WarioWare: Touched! nos apresenta a uma dupla infernal: Ashley, uma feiticeira de quinze
anos (idade de acordo com o site europeu do game) que usa e abusa de um
pequeno demônio transmorfo chamado Red para produzir suas bruxarias.
Entre aumentar exponencialmente o tamanho de plantas carnívoras — o
famoso
pantalonis giganticus invocado por ela em sua música-tema —
e transformar sua professora numa colher, Ashley também possui um
coelho de pelúcia com lábios costurados; sua música-tema esclarece que a
garota jamais brinca com bonecas, implicando um propósito sombrio por
trás do coelho — ou seja, ela também tem o hábito de praticar vudu.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Como
se sua natureza já não fosse o bastante, a versão americana da
música-tema de Ashley também gerou controvérsias. Se, na seção de
músicas de
WarioWare: Touched!, sua canção for girada rapidamente durante o primeiro solo, será possível escutar as palavras "
I have granted kids to Hell"
("eu consegui crianças para o inferno"). Assustador, não? Mas,
felizmente, foi provado ser mentira. Confira os trechos em destaque na
música:
Eye of newt I cast a hex on you!
Grandma's wig, this will make you big!
Kitten spit, soon your pants won't fit!
Pantalones giganticus! Oh no, not again.
Note que forma-se a frase "
Eye of grand kitt soo pan", que pode ser erroneamente entendida como "
I have granted kids to Hell". Ou isso é o que eles querem que você pense...
3. Super Mario Bros. 2 foi apenas um sonho?[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Esse
é provavelmente o maior erro da série, cometido até mesmo por seus
grandes fãs e por geeks em geral — como é o caso do cantor
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Por ser uma das teorias que mais gera frustração e desapontamento entre
os jogadores, é ainda mais saboroso debatê-la, confirmando que a
história sobre
Super Mario Bros. 2 ser apenas um sonho não passa de um mito.
O elemento-chave para contrariar o mito encontra-se na área
"The Story of Super Mario Bros. 2" de seu próprio manual de instruções, que conta que, certa noite, Mario
teve um sonho muito estranho com uma escadaria enorme a qual subia em
direção a uma porta. Do outro lado, Mario confrontou, durante seu sonho,
um mundo diferente de tudo o que ele tinha visto: "Subcon, a terra dos
sonhos". Em seguida, um Subcon (habitante) envia uma mensagem ao
encanador sonolento relatando a dominação de Wart, que conquistara a
terra dos sonhos com sua magia. Isso foi seguido por um arrasador
relâmpago que desnorteou o bigodudo e o fez perder o equilíbrio, cair e,
consequentemente,
acordar sentado em sua cama.
Para
entender melhor o que havia acontecido, Mario conversou com seus
parceiros no game — Luigi, Toad e Princesa Toadstool — sobre o sonho que
teve. Mais tarde, a turma vai para as montanhas fazer um piquenique, e,
ao chegar, eles notam uma caverna. O que havia lá dentro? Uma escada
gigantesca, e, ainda mais especificamente, a mesma que Mario tinha visto
em seu sonho. Todos começam a subir as escadas, e encontram aquela
mesma porta... e o resto, vou deixar com o próprio manual de instruções:
"quando Mario e seus amigos, em temor, abriram a porta, para sua
surpresa, o mundo que ele havia visto em seu sonho estende-se perante
eles!" Para concluir, provamos que toda a aventura em Subcon
aconteceu enquanto os personagens estavam todos acordados — e que
jogadores polêmicos não gostam de ler os manuais. A história completa,
tal como todo o manual, pode ser lida
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]A
imagem que vemos nos créditos pode ser apenas retroativa, ou seja,
usada para ilustrar o sonho que Mario teve no início da história com uma
desordem sequencial simbólica.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]2. Birdo é macho ou fêmea?Aproveitando o tópico sobre
Super Mario Bros. 2, existe uma série de controvérsias relacionadas ao gênero do personagem Birdo, que exercia a função de
boss no game. Como se ter uma cloaca na boca já não fosse maluquice o
suficiente! A confusão toda começou no manual de instruções
norte-americano de
Super Mario Bros. 2, que já começa com o pé
esquerdo trocando os nomes dos inimigos — ou seja, a descrição da Birdo
está sob o nome do avestruz Ostro, e vice-versa. A descrição, quando
corrigida, traduz para:
"Ele acha que é uma garota e cospe ovos de sua boca. Ele prefere ser chamado de 'birdetta'."
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]A afirmação se aplica a todas as versões do manual, incluindo a japonesa. No Japão, Catherine (ou キャサリン,
Kyasarin,
o nome original japonês de Birdo) também é tido como um personagem
macho que gosta de se exibir como uma fêmea; e, lá na Terra do Sol
Nascente, Catherine também gosta de ser chamado pelo afeminado apelido
"Cathy". Para piorar a situação, o
trophy de Birdo em
Super Smash Bros. Brawl (Wii) descreve o personagem como sendo de "gênero indeterminado", usando, para descrevê-lo, o pronome
it, usado no inglês para se referir a um objeto ou animal de sexo indefinido. O RPG
Mario & Luigi: Superstar Saga também acende uma luz para a confusão de gêneros de Birdo, como quando o
ladrão Popple faz uma pausa reflexiva antes de chamar Birdo de "dama".
Já em
Super Mario Advance,
todas as Birdos do jogo têm vozes femininas; aí, a coisa já começa a
mudar. Ao longo dos anos, a Nintendo ocidental parece ter deixado as
controvérsias de lado e assumido oficialmente o gênero feminino para o
personagem. No Japão, o game
Captain Rainbow serve como uma
avacalhação total de personagens clássicos da Nintendo, e nele, Birdo,
representada por uma voz grave e masculina, é presa por usar o banheiro
feminino. A missão do "Capitão Arco-Íris" é encontrar um objeto na casa
de Birdo (
Cute Home) que possa provar seu gênero feminino. Ele
eventualmente encontra a prova — que não é mostrada, mas que produz o
barulho de um... vibrador?! —, que definitivamente identifica a Birdo
como sendo uma fêmea.
1. Super Mario Bros. 3 não foi nada além de uma peça teatralAo contrário de
Super Mario Bros. 2,
Super Mario Bros. 3 parece não ter acontecido de verdade (de um ponto de vista narrativo).
Existe uma série de elementos no game que implicam que o jogo foi
desenhado como uma peça teatral, o que pode significar que Mario nunca
esteve em perigo real, e que estava simplesmente atuando — e o pior de
tudo, o jogo nos trata como se fizéssemos parte de uma plateia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]O
jogo começa com cortinas subindo; ao acionarem as luzes, pode-se notar
sombras no plano de fundo, indicando iluminação artificial proveniente
de um holofote.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Telas
de apresentação podem não ser tão importantes. O problema é que dentro
do jogo também há um monte de dicas que nos levam a crer que tudo é uma
peça teatral; como as plataformas parafusadas no plano de fundo e ainda
mais sombras de ângulo de iluminação, agora estampadas no próprio céu.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]O
fim das fases principais fica à direita, o que caracteriza uma área
desprovida de iluminação; isso corresponde ao fim do cenário, por onde
os atores entram e saem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Também dentro do jogo, há algumas plataformas penduradas no teto e outras movimentadas por maquinaria escondida no cenário.
Menção honrosa: o livro de Noki BayEm certo trecho do episódio 3 de
Super Mario Sunshine, "
Red Coins in a Bottle",
é possível ajustar a câmera para revelar um livro secreto escondido
atrás de uma porta. Alguns chegam a dizer que, se você alcançar o livro,
poderá ler a frase
"YOU WILL DIE" ("você vai morrer"), escrita
pelo próprio Shigeru Miyamoto. De fato, você realmente vai morrer,
porque, sendo um local submerso, não há como retomar o ar após ficar
preso ali. Por meio de alguns glitches, é possível alcançar o livro,
somente para descobrir que não é nada além de um
easter egg (assim como o trenzinho em
Super Mario Galaxy) que não afeta a jogabilidade de modo algum.
Também, não mencionamos a controvérsia causada ao longo dos games
Donkey Kong (que acontecem em
DK Island,
localizada no Mundo do Cogumelo) sobre a família Kong — Cranky Kong é
pai ou avô, quem é irmão de quem, e quem é filho de quem? O assunto foi
adiado pois pode render um tópico futuro aqui no Nintendo Blast.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]