dl_thunder Administrador
Mensagens : 2587 Pontos : 15153 Creditos : 115 Data de inscrição : 25/12/2010 Idade : 26 Respeito as Regras : Prêmios : Este membro ainda não recebeu premios.
| Assunto: Tiro ao pato Qua Mar 09, 2011 11:20 am | |
| Vejam se assim ficou melhor... "Irei ensinar a criar um minigame, onde o jogador irá atirar em um pato, que fica andando de um lado para o outro. Você também pode utilizar em quests, ou colocar uma luta entre navios, etc."
-Primeiro passo, estrutura: Crie um mapa, pode ser quadrado de 7x7 (é claro que esse é o tamanho da sala do minigame, o mapa em si pode ser maior...), cortado por uma cerca.É nesse mapa em que: de um lado da cerca que o personagem irá atirar no alvo, do outro lado.
-Segundo passo, eventos: Coloque um evento na parte de cima, com o charset do pato que deve ser atingido. Ele deve ter o movimento Ciclo-Esquerda Direita e a velocidade normal.
Crie na cerca um canhão. Você deve ter um charset de canhão para isso, eu peguei o do rtp mesmo, do chipset de navio. Apertar tecla, mesmo nível que o heroi.
Terceiro passo, configurando: Bom, nos events do canhão, coloque um definir variável, nomei-a como "posição x" e a defina como a coordenada x do pato. Veja qual é a coordenada x desse canhão, e coloque depois do definir variável, dentro do canhão, uma fork, se a variável "posição x" for de valor igual a coordenada x do canhão. Isso que você fez foi verificar se o canhão e o pato estão alinhados. Agora coloque dentro da fork um "mostrar animação de batalha" no pato e ligue um switch "pato morto"
No evento do pato, crie uma nova página, sem movimento, abaixo do heroi, com o gráfico do pato morto, ou sem gráfico mesmo. Essa página deve aparecer quando o Switch "pato morto" estiver ligado. Isso vai fazer com que, se os dois estiverem alinhados, o pato leve uma pancada e morra.
Finalizando: Coloque no canhão, na excessão da fork, caso o pato não esteja alinhado, uma mensagem como "você errou", para avisar o jogador q ele não acertou o pato.
Pronto, está feito.
Agora algumas considerações... Sugiro que você crie mais canhões, com valores de coordenadas x diferentes e que você crie eventos invisíveis no chão, para mostrar a animação de batalha neles, caso erre o pato. Pois, você deve ter notado, que se o jogador errar, não aparecerá nenhuma animação de batalha.
E, se você quiser usar isto como minigame, não coloque o switch "pato morto", em vez disso, coloque um mudar variável "pontuação" +1. Assim, a cada tiro que o jogador acertar, ganhará 1 ponto, que você pode devolver ao jogador como dinheiro ou itens, através de outro evento...
Você também pode fazer em vez de um pato, um pirata, em outro navio e assim, fazer o jogador participar de uma guerra entre navios.
Creditos
EduardoKira
Última edição por dl_thunder em Qua Mar 09, 2011 11:33 am, editado 1 vez(es) |
|
Khronos Administrador
Mensagens : 4647 Pontos : 20384 Creditos : 200 Data de inscrição : 12/11/2010 Idade : 29 Localização : Sky Respeito as Regras :
| Assunto: Re: Tiro ao pato Qua Mar 09, 2011 11:31 am | |
| ótimo tutorial ;D
pena que é de 2k3;... mas eu acho que consigo fazer um desses ;P
+ Creed otimo post ;D |
|
dl_thunder Administrador
Mensagens : 2587 Pontos : 15153 Creditos : 115 Data de inscrição : 25/12/2010 Idade : 26 Respeito as Regras : Prêmios : Este membro ainda não recebeu premios.
| Assunto: Re: Tiro ao pato Qua Mar 09, 2011 11:34 am | |
| Vlws pelo creed
Esqueci dos creditos do cara EduardoKira,ele quem fez,ja adicionei no topico ^^ |
|
Khronos Administrador
Mensagens : 4647 Pontos : 20384 Creditos : 200 Data de inscrição : 12/11/2010 Idade : 29 Localização : Sky Respeito as Regras :
| Assunto: Re: Tiro ao pato Qua Mar 09, 2011 11:38 am | |
| Oooo nickzin hein' ;S
mais o cara manja ;D |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Tiro ao pato | |
| |
|