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 Tiro ao pato

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MensagemAssunto: Tiro ao pato    Tiro ao pato  Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 11:20 am

Vejam se assim ficou melhor...

"Irei ensinar a criar um minigame, onde o jogador irá atirar em um pato, que fica andando de um lado para o outro.
Você também pode utilizar em quests, ou colocar uma luta entre navios, etc."

-Primeiro passo, estrutura: Crie um mapa, pode ser quadrado de 7x7 (é claro que esse é o tamanho da sala do minigame, o mapa em si pode ser maior...), cortado por uma cerca.É nesse mapa em que: de um lado da cerca que o personagem irá atirar no alvo, do outro lado.

-Segundo passo, eventos:
Coloque um evento na parte de cima, com o charset do pato que deve ser atingido.
Ele deve ter o movimento Ciclo-Esquerda Direita e a velocidade normal.

Crie na cerca um canhão. Você deve ter um charset de canhão para isso, eu peguei o do rtp mesmo, do chipset de navio.
Apertar tecla, mesmo nível que o heroi.

Terceiro passo, configurando: Bom, nos events do canhão, coloque um definir variável, nomei-a como "posição x" e a defina como a coordenada x do pato.
Veja qual é a coordenada x desse canhão, e coloque depois do definir variável, dentro do canhão, uma fork, se a variável "posição x" for de valor igual a coordenada x do canhão. Isso que você fez foi verificar se o canhão e o pato estão alinhados.
Agora coloque dentro da fork um "mostrar animação de batalha" no pato e ligue um switch "pato morto"

No evento do pato, crie uma nova página, sem movimento, abaixo do heroi, com o gráfico do pato morto, ou sem gráfico mesmo.
Essa página deve aparecer quando o Switch "pato morto" estiver ligado. Isso vai fazer com que, se os dois estiverem alinhados, o pato leve uma pancada e morra.

Finalizando: Coloque no canhão, na excessão da fork, caso o pato não esteja alinhado, uma mensagem como "você errou", para avisar o jogador q ele não acertou o pato.


Pronto, está feito.

Agora algumas considerações...
Sugiro que você crie mais canhões, com valores de coordenadas x diferentes e que você crie eventos invisíveis
no chão, para mostrar a animação de batalha neles, caso erre o pato. Pois, você deve ter notado, que se o jogador errar, não aparecerá nenhuma animação de batalha.

E, se você quiser usar isto como minigame, não coloque o switch "pato morto", em vez disso, coloque um mudar variável "pontuação" +1.
Assim, a cada tiro que o jogador acertar, ganhará 1 ponto, que você pode devolver ao jogador como dinheiro ou itens, através de outro evento...

Você também pode fazer em vez de um pato, um pirata, em outro navio e assim, fazer o jogador participar de uma guerra entre navios.

Creditos

EduardoKira


Última edição por dl_thunder em Qua Mar 09, 2011 11:33 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tiro ao pato    Tiro ao pato  Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 11:31 am

ótimo tutorial ;D

pena que é de 2k3;...
mas eu acho que consigo fazer um desses ;P

+ Creed
otimo post ;D
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MensagemAssunto: Re: Tiro ao pato    Tiro ao pato  Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 11:34 am

Vlws pelo creed

Esqueci dos creditos do cara
EduardoKira,ele quem fez,ja adicionei no topico ^^
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MensagemAssunto: Re: Tiro ao pato    Tiro ao pato  Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 11:38 am

Oooo nickzin hein' ;S

mais o cara manja ;D
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MensagemAssunto: Re: Tiro ao pato    Tiro ao pato  Icon_minitime

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