O mapa Opacity é um dispositivo que deixa um objeto com parte de sua
superfície vazada pela ação do efeito de transparência. Ele funciona a
partir de imagens em tons de cinza. Áreas mais claras tornam-se mais
opaca e as áreas mais escuras criam superfícies transparentes.
Abra seu arquivo Criando Materiais visto no Material Standard Bitmap e em seguida abra o Editor de Materiais.
1- Escolha um slot vazio e clic no ícone Background para visualizar melhor o material na amostra.
2- Nomei o material.
3- Para que se possa vizualizar, o interior do objeto, pelo vazado produzido pela transparência do material, marque 2-Sided.
4- Deixe os parâmetros do material como padrão, exceto Glossiness, atribua o valor zero para este parâmetro.
1- Abra a seção Maps, clic no botão none do mapa Opacity, para abrir o Material/Mapa Browser.
2- Faça o download da imagem Tela .jpg, salve-a em sua pasta de trabalho.
3- De um clic duplo em Bitmap para abrir a janela Selecte bitmap Image
File e localize a imagem em sua pasta de trabalhoe clic em Open.
4- A imagem é carregada no mapa e seu roullout de parâmetros fica disponível, deixe-os como padrão.
5- Clic no ícone Put to Library e salve o material em sua biblioteca.
Atribua o material ao seu objeto teste e ative o visor Camera01, renderize o cenário.
Como pode ser observado nos objetos ao qual este material foi aplicado, o
mapa Opacity é muito bom para simular vazados onde eles não existem. O
que facilita em muito o trabalho. Pois, seja qual for o processo de
modelagem é bastante dispendioso produzir todos estes vazados, em certas
situações torna-se até mesmo impossível. Você pode, atribuir cor ao
objeto, escolhendo um matiz para cor Diffuse e Ambient ou aplicar
texturas usando alguma imagem carregada no mapa Diffuse Color.
Experimente.