Shigeru Miyamoto (em
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]: 宮本 茂,
Miyamoto Shigeru[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]), (
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
é uma das personalidades do mundo dos jogos mais idolatradas no Japão, e
de um tempo para cá, no ocidente também. Como principal
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] da
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], ele foi responsável pelo nascimento de vários personagens mundialmente conhecidos, entre eles
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]).
BiografiaNascido em Sonobe (atual Nantan),
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
Shigeru Miyamoto é o segundo filho do casal Iijake Miyamoto e Hinako
Aruha. Desde pequeno gostava de desenhar, pintar e explorar as áreas
próximas de sua casa. Mais tarde, inclusive, ele confessou ter baseado
grande parte do jogo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em explorações que empreendia na infância em cavernas da região. Outra
de suas inspirações para games veio do cão de um vizinho, que ficava
sempre preso a uma corrente e o amedrontava particularmente: daí surgiu a
ideia para o Chain Chomp, o conhecido inimigo da série
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Ele iniciou na
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] logo depois de se formar como
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], passando um bom tempo criando o exterior de máquinas de
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], até começar a criar personagens, coisa que não pararia mais de fazer.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) foi o primeiro jogo criado para a Nintendo por Miyamoto, e ele era único em seu estilo (
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]). Com o grande sucesso do jogo e enorme apoio da Nintendo, Miyamoto cria seu próximo game, que seria nada menos que
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], para o console da Nintendo de 8 bits, denominado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Mario é um destes personagens que não tem como não se relacionar com
jogos. Ele até hoje, mais de duas décadas depois de seu primeiro
aparecimento, continua a desenvolver bons jogos, e com o toque mágico de
Shigeru sempre aparece com novas técnicas de programação, excelente
jogabilidade e atraindo a atenção de muitos jogadores espalhados pelo
mundo.
A partir da criação de Mario, novos personagens vão surgindo através do trabalho de Shigeru, entre eles
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], o famoso
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] da série de aventuras
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
The Legend of Zelda combinava ação com exploração e grande balanceamento na jogabilidade,
que era a marca registrada dos jogos de Shigeru, e ao invés de
complicadas estatísticas, Link adquiria novas habilidades através de
itens e armas que ele encontrava, diferindo bastante dos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que começavam a surgir na época e que eram todos baseados em turnos de ataque e defesa.
Zelda abriu os olhos da geração de jogadores para os
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], sendo o primeiro título da “nova geração de consoles” a vender mais de um milhão de unidades nos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Os primeiros jogos da série foram lançados para o Nintendo (famoso nintendinho) e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], saindo na próxima geração para o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Este consagrou o jogo como um eterno clássico no mundo dos games.
Novos games vão sendo criados até que em 1996,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], até então um
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], ganha pela primeira vez um jogo totalmente em
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], com um vasto mundo a ser explorado, excelentes músicas e jogabilidade. Era lançado então o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], novo console 64 bits da Nintendo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] foram alguns dos jogos desenvolvidos para o novo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], até que em 1998 surge o que para muitos pode ser considerado entre os 5 melhores jogos já produzidos até hoje:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Nesta versão do game, Shigeru e seus colaboradores conseguem fazer uma perfeita transposição do mundo de
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e de seus personagens do 2D para o 3D. Desde os gráficos até às músicas, tudo é muito bem elaborado.
PrêmiosMiyamoto foi o primeiro indicado ao
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
que premia anualmente produtores de video games revolucionários. Além
disso, estava entre os primeiros que tiveram, em 2004, a honra de
receber uma estrela na "
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]" no
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]'s
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (shopping center), uma seção inspirada na
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] hollywoodiana.
Em 28 de Novembro de 2006, Miyamoto foi listado pela revista
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] na reportagem "60 Anos de Heróis Asiáticos", juntamente com
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Miyamoto recebeu, em 2007, no
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (uma espécie de Oscar dos criadores de games), o Life Achievement Award
( espécie de Prêmio pelo "Conjunto de sua obra") graças a uma carreira
de grandes realizações no mundo dos games, contribuindo com alguns dos
mais importantes títulos do setor, como os notótrios
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], além de auxiliar na criação de renomados títulos como
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e inovar em quesitos técnicos, como os que resultaram no êxito dos novos consoles da Nintendo,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Shigeru Miyamoto também foi escolhido, em 2007, uma das 100
Personalidades mais Influentes do Ano pela Revista TIME, tendo sido
novamente indicado para integrar a lista de 2008 pelos leitores da
revista, figurando na 1ª posição na votação aberta ao público.
A influência de Miyamoto entre os criadores e fãs de game é
assustadora, a ponto de alguns considerarem o designer como a principal
chave para o sucesso da Nintendo todos esses anos.
Em 2010,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] foi eleito o melhor jogo do ano pela
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]