Segundo
o site Cult of Mac, a recente decisão da Apple relativamente à forma
como se pode adquirir conteúdo editorial no iPad está a ter repercussões
junto das editoras.
As chefias do International Newsmedia
Marketing Association, que representa quase cinco mil membros em 80
países, afirmam terem sido traídas pela Apple e planeiam reunir-se em
Londres com a European Online Publishers Association para comparar notas
relativamente às novas regras da empresa.
A razão para este
sentimento resulta do facto de as novas regras serem quase uma ameaça
para as mesmas organizações que ajudaram o iPad a tornar-se o sucesso
que é neste momento.
Durante muito tempo, foi pedido à Apple que
criasse um mecanismo de assinaturas, que permitisse aos utilizadores
comprarem revistas e jornais através das aplicações de e-reader. Como
isso não aconteceu, estas empresas criaram mecanismos alternativos que
passam por sites externos. Agora, a Apple exige que as editoras passem
pelo iTunes neste tipo de compras, para ficar com parte do lucro.
Recentemente,
a Apple recusou a aplicação de e-reader da Sony, porque já não é
possível vender conteúdo dentro deste tipo de aplicações que não passe
pela App Store.