[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Capa do The Daily, primeiro jornal digital diário do mundo feito para o iPad, que foi lançado nesta quarta-feira (2)
A
empresa News Corp., do magnata das comunicações Rupert Murdoch, lançou,
nesta quarta-feira (2), o jornal digital The Daily, exclusivo para
iPad, o tablet que o empresário afirma ser a salvação para a mídia
impressa.
Murdoch,
de 79 anos, presidente e executivo-chefe da News Corp., e Eddy Cue,
vice-presidente de serviços de internet da Apple, fabricante do iPad,
apresentaram o The Daily em evento no Museu Guggenheim Museum de Nova
York, nos Estados Unidos.
O
jornal digital deveria ter saído no mês passado em São Francisco, mas o
evento foi adiado no último minuto por causa do anúncio de que o
executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, entraria em nova licença médica.
Segundo
o The Wall Street Journal, de propriedade da News Corp., o The Daily
terá um custo de R$ 1,65 (US$ 0,99) por semana e será vendido
exclusivamente no iTunes, a loja virtual da Apple. As notícias serão
enviadas automaticamente ao iPad do assinante toda manhã.
Segundo
o WSJ, a News Corp. contratou cerca de cem pessoas para trabalhar no
The Daily, incluindo jornalistas veteranos de publicações tradicionais,
como New Yorker, Forbes e New York Post. Segundo a revista 'Forbes', a
News Corp. orçou em R$ 50 milhões (US$ 30 milhões) o investimento no
primeiro ano do jornal.
O site
de tecnologia AllThingsD.com, também de propriedade da News Corp.,
noticiou que o The Daily trará artigos noticiosos, gráficos interativos,
vídeos e fotos, desenvolvidos para tirar vantagem da tela tátil do
iPad. O jornal digital também terá um site gratuito na internet,
disponível no domínio thedaily.com, mas este contará com uma pequena
seleção do conteúdo original. De acordo com o AllThingsD, o The Daily
será gratuito nas duas primeiras semanas.
O
projeto reúne as três paixões de Murdoch: jornais, iPad e descobrir uma
forma de oferecer aos leitores conteúdo online em um tempo de
encolhimento da circulação dos jornais e de redução dos ganhos com
publicidade impressa. Em entrevista concedida em abril do ano passado ao
The Kalb Report, Murdoch disse que o iPad é "um vislumbre do futuro".
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Haverá dezenas de milhões desses aparelhos vendidos em todo o mundo.
Eles podem ser a salvação dos jornais porque você deixa de ter custos
com papel, tinta, impressão, transporte. O iPad não destrói o jornal
tradicional, ele apenas chega de um jeito diferente.
A criação de um jornal digital para assinantes é a mais recente cartada
de Murdoch na tentativa de fazer com que os consumidores comecem a pagar
por notícias disponibilizadas na internet depois de anos recebendo-as
de graça. O Wall Street Journal exige assinatura para disponibilizar o
acesso ao conteúdo completo do WSJ.com, e os britânicos The Times e The
Sunday Times, duas outras publicações da News Corp., recentemente
começaram a cobrar pelo acesso a seus sites na internet.
No
entanto, Murdoch não é o único editor a ver no iPad uma oportunidade de
aumentar o lucro. Uma série de publicações americanas desenvolveu
aplicativos pagos para o leitor digital da Apple, entre elas Esquire,
Glamour, GQ, New Yorker, People, Vanity Fair e Wired. Em novembro, o
magnata britânico Richard Branson lançou uma revista mensal de estilo e
cultura desenvolvida para o iPad, chamada Project.