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 Inteligência artificial: mitos e verdades

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MensagemAssunto: Inteligência artificial: mitos e verdades   Inteligência artificial: mitos e verdades Icon_minitimeSex Jan 14, 2011 4:22 pm



A inteligência artificial é um dos assuntos que, até hoje, rende
melhores fontes para criar histórias de ficção científica. A ideia de
uma sociedade povoada por robôs inteligentes que, mais do que realizar
tarefas, interagem de maneira totalmente humana, serve de base para
vários produtos de sucesso.
Exemplo disso é a trilogia “Matrix”, em que a inteligência artificial
evoluiu tanto que os robôs se revoltaram contra seus criadores e
decidiram moldar novamente o mundo à sua forma. Ou, em uma visão menos
apocalíptica, pode-se tomar como exemplo o universo do filme “Eu, Robô”.
Nele, um mundo povoado por máquinas superinteligentes presencia o
surgimento do primeiro ser inorgânico capaz de demonstrar sentimentos.
Apesar de na ficção máquinas que reproduzem de forma idêntica o
comportamento de seres humanos não serem nenhuma novidade, a realidade
ainda está muito distante da ficção. Apesar de a cada ano surgirem novos
robôs inteligentes, sua capacidade de interação ainda é muito limitada,
e ninguém seria capaz de confundi-los com pessoas de verdade.
Desde a década de 1940, a humanidade sonha com os grandes avanços que
a inteligência artificial deveria ser capaz de proporcionar. Porém,
assim como o teletransporte e os carros voadores, o desenvolvimento
científico seguiu por um caminho muito diferente do esperado.
Neste artigo, desvendamos alguns dos mitos por trás da tecnologia de
inteligência artificial. Além de mostrar os principais campos em que ela
é utilizada, explicamos os motivos pelos quais, mesmo após décadas de
pesquisa, ainda não conseguimos desenvolver máquinas capazes de exibir a
mesma complexidade de pensamentos que um humano.
Como funciona a inteligência artificial?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Como
o próprio nome deixa claro, a Inteligência Artificial (IA) é um ramo da
ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que
simulem a capacidade de raciocínio humano. O objetivo é elaborar
máquinas que, mais do que simplesmente seguir rotinas pré-programadas,
sejam capazes de aprender a desempenhar suas tarefas de forma mais
eficiente e consigam se adaptar a novos ambientes.
Porém, a emulação do comportamento humano se mostrou um processo
muito mais complicado do que o imaginado originalmente. A própria falta
de compreensão que temos do funcionamento dos processos biológicos que
ocorrem no cérebro humano contribuiu para isso acontecer – afinal, se
não conseguimos entender direito como surge o processo criativo ou a
associação de ideias, fica muito difícil reproduzir tais processo de
maneira fiel.
Isso se deve ao fato de que humanos não utilizam somente critérios
lógicos de avaliação para resolver problemas. Aspectos como experiências
anteriores, intuição e o próprio inconsciente influenciam de maneira
substancial a forma como lidamos com situações inesperadas e contornamos
obstáculos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Além disso, a maneira como processamos informações é muito diferente
da utilizada por uma máquina. Exemplo disso pode ser uma simples
conversa sobre pássaros: enquanto os seres humanos possuem um conceito
intuitivo do que é o animal (embora nem todos tenham a mesma imagem
mental dele), para uma máquina interpretar tal conceito exigiria uma
grande quantidade de informações.
Não só o conceito de pássaro deveria estar no banco de dados, como
também formas de diferenciá-los de outros animais e objetos. O resultado
é um processo que, se não impossível, requer um poder computacional que
até as máquinas mais modernas teriam dificuldades em oferecer. Isso sem
contar com o longo tempo necessário para programar todos os aspectos
necessários.
Novas perspectivas

A aparente falta de avanços pelas quais o campo passou durante boa
parte das décadas de 1970 e 1980 decretou o fim da inteligência
artificial como concebida originalmente. A necessidade de inovações no
campo fez com que o foco deixasse de ser a recriação do pensamento
humano e passasse a ser o desenvolvimento de máquinas capazes de
realizar tarefas impossíveis para uma pessoa.
Durante a década de 1980, pesquisadores começaram a perceber que a
inteligência não se trata de algo unitário, mas sim da união de
diferentes fatores que, quando combinados, resultam na resolução de
problemas e realização de tarefas. O resultado foi o desenvolvimento de
novas técnicas que deixaram de se basear nos humanos como modelo, usando
características próprias da informática para a elaboração de novas
criações.


A partir de algoritmos baseados em probabilidades, capazes de
subtrair significados a partir de uma grande quantidade grande de
informações, pesquisadores descobriram que não era preciso ensinar a um
computador como realizar uma tarefa. Basta informar a máquina como um
ser humano contornaria determinado obstáculo para que ela seja capaz de
reproduzir o comportamento nas mesmas condições.

O uso de algoritmos genéticos também foi essencial para o
desenvolvimento da inteligência artificial como a conhecemos atualmente.
Esta técnica consiste em vasculhar pedaços de códigos gerados
aleatoriamente e selecionar somente aqueles que proporcionem o melhor
desempenho. A combinação de vários pedaços constitui um novo código,
renovado constantemente e que torna a programação final extremamente
eficiente – em resumo, se trata de um processo elaborado de aprendizado.

Ao eliminar a necessidade de ter que reproduzir todo o comportamento
humano, os pesquisadores conseguiram a liberdade necessária para
desenvolver projetos menos abrangentes, mas muito mais eficientes.
Exemplo disso é o sistema de algoritmos do Google, que utiliza o auxílio
da inteligência artificial para detectar as palavras pesquisadas e
entregar os resultados que melhor se adaptem à necessidade do usuário.

Aplicações atualmente

Além dos sistemas de busca, que se baseiam na inteligência artificial
como forma de associar palavras e fornecer resultados rápidos, a
tecnologia muita vezes é utilizada sem ser percebida pelos usuários.
Exemplo disso é o sistema de freios de um veículo atual, capazes de
determinar o momento exato e a intensidade com que o dispositivo deve
ser acionado para realizar a ação determinada pelo motorista – algo que
traz mais eficiência para o veículo e aumenta a segurança no trânsito.
No campo da robótica, os avanços são bastante impressionantes.
Exemplo disso é a pesquisa realizada por Rodney Brooks do Massachussets
Institute of Technology (MIT). Através da observação do comportamento de
insetos, ele e sua equipe desenvolveram máquinas com seis pernas
capazes de navegar por terrenos complicados.



A partir de algumas regras simples, como levantar mais as pernas caso
se encontre em um desnível muito alto, os robôs conseguem identificar a
melhor rota a seguir. A mesma tecnologia é empregada no aspirador
autônomo Roomba, comercializado pela iRobot, companhia que Brooks fundou
junto a alunos do MIT.
Embora não seja capaz de detectar a disposição de objetos em uma
sala, o dispositivo possui o conhecimento necessário para manter-se em
movimento constante. Usado de forma frequente, o robô “aprende” a melhor
rota a seguir, aumentando assim sua eficiência e diminuindo o tempo
necessário para limpar o ambiente.



O campo da medicina também é um dos beneficiados pela tecnologia.
Desde a década de 1980 já existem máquinas sofisticadas de diagnóstico
que, a partir dos resultados obtidos em um exame, conseguem apontar qual
o melhor procedimento a tomar – seja ele iniciar o tratamento ou
realizar testes complementares.
Atualmente, a inteligência artificial é empregada em tantos campos
que seria praticamente impossível listar todos. Tentar se livrar da
tecnologia, então, parece uma tarefa impossível – muita da estrutura do
sistema financeiro mundial se baseia nela, e a volta ao antigo sistema
controlado somente por humanos não só exigiria um processo dispendioso,
como poderia resultar em um colapso econômico nunca visto na história.

Entretenimento: o grande beneficiado


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Quem
acompanha o mundo dos jogos eletrônicos provavelmente já está há muito
tempo acostumado com rotinas de inteligência artificial. Mesmo alguns
dos títulos mais rudimentares do mercado já apresentavam algum tipo de
inteligência própria, nem que seja simplesmente para dificultar a vida
do usuário.
Exemplo maior disso são os jogos de luta, em que o próprio jogador
contribui de forma definitiva para sua derrota. Enquanto os primeiros
confrontos parecem fáceis demais, a máquina utiliza processos de
identificação de padrões para detectar as técnicas mais utilizadas.
O resultado é que, nas lutas seguintes, todas as táticas usadas até
então se tornam inúteis, pois os adversários conseguem defender-se e
contra-atacar de forma eficiente. Isso, claro, sem contar com as vezes
em que o simples apertar de um botão aciona um contra-ataque imediato,
coisa da qual nenhum ser humano seria capaz.
Outros beneficiados foram os títulos de ação e tiro em primeira
pessoa. Enquanto os bots de jogos como Counter Strile eram baseados em
padrões pré-estabelecidos, os inimigos atuais são capazes não só de
detectar caminhos a seguir, mas aproveitar-se deles para agir de maneira
mais eficiente. Enquanto um soldado de um título antigo ficava em campo
aberto esperando tiros, os inimigos atuais são capazes de buscar
obstáculos para se proteger, além de bolar táticas complexas para
emboscar o jogador.
Spoiler:
Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Não é só na jogabilidade que o uso de inteligência artificial traz vantagens, como provou a equipe de desenvolvimento de Mass Effect 2.
Em vez de usar técnicas de captura de movimento para capturar a
expressão de cada personagem, foi usada uma tecnologia que, a partir da
entonação e voluma da voz, resultava em expressões faciais extremamente
realistas. O resultado, como provam as críticas positivas ao título, são
surpreendentes.
No cinema, técnicas de inteligência artificial combinadas com a
última palavra em computação gráfica são utilizadas para oferecer um
visual extremamente realista. Exemplo disso é o trabalho realizado na
trilogia “O Senhor dos Anéis”, em que cada membro dos exércitos digitais
era capaz de evitar obstáculos e realizar gestos individuais
independentes dos demais elementos que os rodeava.

Milo: um novo patamar de inteligência artificial

Por si só, o Kinect é um acessório que surpreende pelas
características. Além de reconhecer o posicionamento, a voz e os gestos
do usuário, com o tempo o aparelho aprende a rotina de uso utilizada e
se torna mais preciso e eficiente. Porém, até agora não há um título
compatível que possa ser considerado exatamente revolucionário –
situação que pode mudar com o lançamento de Milo.



O projeto, que tem como objetivo oferecer ao jogador um amigo virtual
realista surpreende pelas técnicas avançadas de inteligência artificial
que utiliza. Não só Milo é capaz de interagir com os gestos realizados,
como reconhece expressões faciais e objetos segurados, além de fornecer
uma resposta realista a estes elementos.
A variedade de expressões faciais (e até mesmo emoções, segundo
alguns) demonstradas pelo personagem é algo nunca visto antes na
indústria dos jogos eletrônicos.

O que reserva o futuro?

Quem, depois de assistir Blade Runner e Exterminador do Futuro, já
estava aprendendo técnicas de guerrilha e enchendo um bunker com
provisões, vai ficar decepcionado ao saber que os cenários mostrados
nestes filmes são bastante improváveis. Por mais sofisticadas que sejam
as tecnologias de inteligência artificial, dificilmente chegará o dia em
que veremos máquinas conscientes de sua existência e capazes de se
revoltar contra a humanidade.
Isso se deve principalmente ao fato de que, por mais que sejam
capazes de se adaptar a novos ambientes e aprender novas funções, as
inteligências artificias atuais ainda dependem de um número limitado de
diretrizes para funcionar. Caso o código necessário não esteja em sua
programação, uma inteligência artificial nunca irá realizar uma tarefa
que fuja do esperado.
Spoiler:
Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Além disso, o poder de processamento e memória necessários para
emular o comportamento humano seria algo absurdo, mesmo contando com os
avanços tecnológicos atuais. Se montar somente uma máquina capaz de
pensar como humanos parece uma tarefa quase impossível, um verdadeiro
exército delas é realmente coisa de ficção.
Pelo que se pode prever, a inteligência artificial continuará a ser
utilizada em larga escala com o objetivo principal de facilitar as
atividades humanas. Seja no desenvolvimento de jogos e filmes mais
realistas, automóveis mais seguros ou para coordenar sistemas
financeiros, a todo o momento se descobrem novos usos para a tecnologia –
felizmente, nenhum deles capaz de se revoltar contra quem a criou.

Fonte: Baixaki
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MensagemAssunto: Re: Inteligência artificial: mitos e verdades   Inteligência artificial: mitos e verdades Icon_minitimeSex Jan 14, 2011 6:14 pm

Pra mim o mais interessante foi o robozin xD
+ cred
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MensagemAssunto: Re: Inteligência artificial: mitos e verdades   Inteligência artificial: mitos e verdades Icon_minitimeSex Jan 14, 2011 6:16 pm

Vllw pelo Cred ;D

pra mim tbm mtoo show xD/


anyway

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MensagemAssunto: Re: Inteligência artificial: mitos e verdades   Inteligência artificial: mitos e verdades Icon_minitimeSex Jan 14, 2011 6:23 pm

xD
nads manolo hueheh
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MensagemAssunto: Re: Inteligência artificial: mitos e verdades   Inteligência artificial: mitos e verdades Icon_minitime

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