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 [Geografia] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1

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MensagemAssunto: [Geografia] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1   [Geografia] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1 Icon_minitimeSáb Abr 23, 2011 10:22 pm


Caderno do Aluno

ensino médio 1º série

Geografia

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Página 3

1 (A) ~~> Ele está representando o mundo, os cincos continentes e os paises
(B) os oceanos e os continentes
(C)o erro na escala pq ele não tem a escala para poder observar...

Página 3

a e b depende do mapa escolhido pelo seu professor para vc estudar.

C)
Sim. Este mapa como muitos outros tem erros na projeção, mas é o único
erro aceito e não tão grave quanto os erros de linguagem em muitos mapas
encontrados na internet que inverte a informação visual com a
informação real.

Página 4

A) Esperança de vida em vários paises

B)
(nessa resposta eu apenas conclui a esperança de vida) A esperança de
vida nos paises recorre nos fatores de cada país. Por exemplo, se o pais
passa fome, tem guerras as esperanças de vida é menor. Se o país não
tem guerras e não há fomes, a esperança de vida é maior.

C) Não, mas tem um erro que não deixa de existir, que é a projeção.

Página 4

(A) a expectativa de vida
(B)nos países desenvolvidos, pq neles tem mais tecnologia.
(C)sim, porque ele não tem escala numérica

Página 5

(A)ele representa a concentração de população no mundo
(B)representa a quantidade de pessoas ,(maiores) cidades e (menores) cidades
concentram-se mais círculos na região leste

Página 6

(C) significa q o lugar é menor
(D) continente africano, ásia, américa.
2.(A)Rio de janeiro, são paulo e buenos aires
(B)tóquio, pequim,shanguail,em cada umas dessas aglomerações tem 2 milhões de habitantes.
(C)mais: ásia e europa
menos:áfrica
(D) ásia e américa do sul
3.ele não tem escala, mais da para entender sim e ele é bom .
4. ele usou os círculos para poder representar o mapa e para poder entender .

Página 7

3) o mapa não tem erros pois está representando a população
e o número exato de habitantes sempre muda.


4) o recurso utilizado foi os círculos, e para mostrar a velocidade são as
legendas.Concordo que eles vão compor a linguagem do mapa sim, pois sem
a legenda e o círculo não iríamos entender o mapa.

Página 8

1-->
Latitudinal= 3 cm ; Longitudinal= 3 cm , todas as medidas medem 3 cm,
com exceção da 1780, que medem 1 cm ; sim os mapas são espaços
muitíssimo menores do espaço de realidades apresenta. eles são reduzidos
varias vezes e esse fator da redução é chamada de escola cartográfica.

Página 8

02
--> A distância em kilometros de um local pra outro, que e a escola
cartográfico, elas são reduzidos. Estas realidade pode ser diminuídas em
muitas vezes.

Página 9

15 traços verdes (3 cm )
O 1780,1780,4490,5030,5450,5530,6320,6480,6480,6790,6900,7230,7230.

Página 9

2-
B-)Sim, mostra a distancia real em centímetros .

C-) 7230 : 3 = 2410 Km 1cm
6900 : 3 = 2300 Km 1 cm

Página 10

4-
Se o mapa-múndi tiver uma escala cartográfica assim representada, Isso
significa que cada cm no mapa representa 23 000 000 de cm, ou então que
uma reta de 23 000 000 foi reduzida para 1 cm no mapa

5- Uma
cidade tem um muitíssimo menor, que a extensão total da superfície
terrestre, isso que dizer que para representar uma cidade no mapa ela
não precisa ser tão reduzida quanto o mundo precisa. Se reduzir ambas a
situações da mesma maneira, a cidades vão aparecer nos apenas como
pontinhos invisíveis

6- No mapa onde houve uma redução de 1000
vezes (1:10000) Haverá a possibilidade de apresentar mais detalhes do
terreno no mapa da cidade poderá aparecer detalhes como ruas, praças,
fábricas, edifícios etc.
Já no mapa de 1:23000000000 uma cidade será apenas um.

Página 11

1. São projeções cartográficas.

2. Esses mapas tem mais divisões do que os que costuma-se ver.

3.
a. Todos mostram o mesmo lugar.
b. Cada um deles tem divisões diferentes, e cada um colocou os países em um lugar.

4. A Groenlândia parece maior, mas na realidade a América do Sul é maior

Página 11

1
Estão representando os continentes e o mundo.
2
A
posição dos continentes, as escalas, há distorções no comprimento dos
continentes de Norte á Sul, em alguns os oceanos aparecem maiores do que
são.
3
A-Na projeção de Mercator e Bertin há semelhanças na forma e na posição dos continentes.
B-
Na projeção de Bertin se mantém o formato arredondado da Terra.Na
projeção de Mercator os Pólos aparecem maiores do que são. Na projeção
de Fuller o ponto de partida é o Pólo Norte mostrando uma posição
diferente da América, Ásia e Oceania.
4
A Groenlândia parece maior
que a América do Sul.Na realidade ela é menor.A projeção de Mercador
distorce os Pólos os mostrando maiores do que são.

Página 14

1
AO
mundo se mostra numa configuração diferente da que estamos habituados a
ver nos mapas.Na projeção de Fuller a América, Ásia e Oceania possuem
posição diferente parecendo estar deitados, porém essa projeção é mais
adequada á era das telecomunicações mundiais, pois, mostra a proximidade
dos países do hemisfério Norte.

Página 15

B-Á partir do Equador.
2-As
distorções desse tipo de projeção (Fuller) está nos oceanos mantendo as
devidas distâncias proporcionais entre os continentes.

Página 17

1-É
o mapa territorial de referência.O outro mapa distorce os territórios,
pois, não se preocupa em apresentar os países com seu formato real.Seu
interesse é mostrar os países quem tem maior ou menor população. O
formato se refere ao total da população de cada país.
2
A- China e Índia.
B - Ásia, Europa, Oceania e a América do Sul.
C - Falta de forma, alteração de forma, isso é o que é mostrado no mapa de população absoluta.

"Você Aprendeu?"
1-A proporção e o tamanho dos países e continentes, limites de territórios e cores.
2-São as medidas reais da Terra e nos mapas de população, os dados de população.

Página 18

1-
Usam-se variáveis de tamanhos, com presença dos elementos das
representações quantitativas, com círculos e quadrados proporcionais que
correspondem ás variáveis de tamanhos.

Página 19

2-Variáveis
de valor.Graduação ou degrade de cores, mostrando-se tonalidades de uma
mesma cor para mostrar a diversidade interna de fenômeno.

3- Utilizam-se variáveis de separação podendo-se usar cor ou forma, mostrando fenômenos diferentes em um mesmo mapa.

4-Variável
de tamanho por seta, mostrando o volume e as direções para representar
bem o fenômeno de movimento e a quantidade movimentada.

Pág. 19

1) Mapa Territorial de Referência.
2) Não, está usando população.
3) Sim. China. Pelo tamanho dele no mapa.
4) Os mais populosos. Por conta da alteração no fenômeno população.
5) As Ananiorfes.

Agora, considerando todos os mapas vistos e analisados:

1) Escala, projeção e métricas.
2) A métrica.
3) 1º Oceania, 2° Ásia

Página 20


Ex:3

Sim, no
próprio caderno há o mapa das grandes aglomerações do mundo em 2 003. As
variáveis são tamanho (círculos) e valor (cores ou tons da mesma cor).
Esse mapa é quantitativo e ordenado.



Página 22

Ex: 1

A imagem de satélite como a de um mapa, esta representando a superfície da terra que é curva, numa folha de papel plana.
e para isso é preciso aplicar-lhe uma projeção e uma escala de redução.
Em todas essas operações as técnicas utilizadas são as mesmas que aquelas empregadas na confecção de mapas

Página 23

Ex: 2

Não pois a terra é uma esfera que gira em torno do sol ,e enquanto no oriente é dia no ocidente é noite

Página 24

Ex: 3

Sim ela é uma montagem.
sim abre possibilidade, pois ele pode modifica-lá

Ex: 4

As
Duas representações são boas tanto o mapa como a imagem pois expressa a
realidade , o que o mapa não expressa a imagem de satélite expressa e
vice-versa

Página 26

Ex: 1

a)
O
senso capta a intervenção dos objetos com a radiação eletromagnética e
essa interação é transformada em informação. Esse é um dos tipos de
senso que existe

b) desenvolve mapas, obter informações sobre área mineiras, Bacia de drenagem, agricultura, Floresta Etc.

Página 27

Ex: 2
a)
apropriado
para produzir informações mais detalhadas e precisas, algumas das quais
não seriam possível de ser obtidas de outra forma

b) satélite geoestacionario pois ele se encontra parados relativamente a um pinto fixo sobre a terra

C) o satélite orbital , pois pode captar as imagens de diversas porções , registrando -as com detalhes

Ex: 1 América do sul

2. o meteorológicos, para fazer mapas climáticos

Páginas 25,26,27

1-
a)O
sensor capta a interação dos objetos com a radiação eletromagnética,e
essa interação é transformada em informações.Um produto dos
sensoriamento remoto são as fotografias,que podem ser usada para
produzir mapas,entre outros usos possíveis.

b)Além de desenvolver
mapas,o sensoriamento remoto permite,ainda,obter informações
sobre,áreas minerais,bacias de drenagens,agricultura,floresta,fazer
previsão com relação,ao planejamento urbano e regionais, e etc. .

2-
a)Sim,eles são chamados nível suborbital.
As condições orbitais em que se encontramos satélites .
b)O
Satélites geostacionério pode captar muitas imagens de uma mesma porção
da superfície terrestre em um curto intervalo de tempo .
c)O satélite orbital pode captar imagens de diversas porções da superfície terrestre,registrando-as com detalhes.
espero ter ajuda-los

Página 28

Ex: 3

Sobre a linha do equador

Página 30

1-
Geopolítica significa uma política feita entre paises que utilizam de
meios não políticos, como a violência e a guerra. Sim, rompimento das
relações comerciais que um pais possuem como outro pais.

2- a) a invasão foi discutida na ONU. Os Paises que participaram foram : EUA, Rússia,Reino Unido,França e China.

b-) Não, nenhum pais aprovo a invasão do Iraque.

c)
O oriente médio são paises subdesenvolvidos. Sim apresentam problemas
sociais, conflito étnicos religião, e vivem constantemente sob ataque
terrorista.

Página 31

d)
Os EUA invadiram o Afeganistão com o pretexto de que um grupo
terrorista havia cometido um atentado terrorista. Por trás dessa tensão o
que mais interessa para os EUA eram o petróleo.

Leitura e analise de texto

1-) Cuba divisão entre duas coréias (Norte e sul)

Pagina 34

1-)

FORÇA MILITAR-o poder bíblico organizado com grandes exércitos e armamentos modernos.

FORÇA ECONOMICA-poder do comercio mundial, na capacidade produtiva de suas empresas.

FORÇA CULTURAL-capacidade de valores culturais de valores cultural. alem da escala nacional, televisão, musicas.

FORÇA GEOGRAFICA- capacidade de gerar influencias de diversos tipos para áreas de fora do seu território.

2) somente o EUA superpotência

Pagina 35

3) o brasil tem uma baixa força geográfica e seu poder de influencia é bem maior comparando ao de outros paises.


Página 37 e 38!

1)AMPLIAR
SEU TERRITORIO -Ampliação do território Americano para o oeste e para o
sul. Anexação de antigas áreas, Texas, México, Califórnia, Colorado,
Utha e Arizona que estava associada ao México.





PROTEFER
SEU TERRITORIO- Condições livres e independentes, a prevenção contra as
potencias colonizadoras européias da época reconhecer as colônias
espanholas como independentes.





AUMENTAR SUA INFLUENCIA REGIONAL -a expansão de rede ferroviária e de comunicação teve papel fundamental na consolidação.




2)Não. as ações do Brasil são bem menores comparadas com as ações dos EUA.




3)Sim.esta e
uma definição correta geopolítica.Pois todos os paises tem de defender
seus interesses mais nada justifica as ações praticadas pela
Geopolítica.





4) Com a disputa de combater grupos terrorista, os EUA invadiram o Iraque como objetivo de tomar pose do petróleo.




5)Devido a
sua condição de uma única super potencia, os EUA age de forma
desrespeitosa em relação a outras instancias políticas e paises, o que
lhe da maiores vantagens nas suas ações geopolíticas->Instancia
política ->ONU.



Página 43

Negativo . 1ª e 2ª Guerra mundial e conflitos entre os Estados Unidos e Afeganistão .


Página 44




1. A principal variável é os fluxos de refugiados e os deslocados no final do ano de 2005




2. Mostra também que certos países estão no Máximo de suas capacidades , ou seja , podem perder o controle da situação .




3. Sérvia e Montenegro de 30 a 100 mil nos números de refugiados .




4. Procurar um país mais próximo onde possa se abrigar e ter um pouco de segurança


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