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MensagemAssunto: [Historia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3   [Historia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3 Icon_minitimeQua Abr 20, 2011 9:00 am


Caderno do Aluno


ensino médio 2º série


História





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Página. 03

A)
TERCEIRO ESTADO: Composto por aqueles que não integravam a nobreza e o
clero, representado por burgueses e camponeses que, devido sua origem
humilde dentro do contexto ESTAMENTAL, possuíam poucos direitos e muitos
deveres como o de trabalhar e pagar impostos.
B) JACOBINOS: Revolucionários franceses que tiveram suas posições radicalizadas sob o comando de Robenspirre.
C) GIRONDINOS: Republicanos considerados moderados, representantes de alta burguesia francesa.
D)
ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE (julho de 1789 a setembro de 1791):
Fim da servidão e dos privilégios feudais para o clero e a nobreza.
E) DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO (agosto de 1789): Direitos assegurados perante a lei.

Página 3

a)
pessoas que não faziam parte do clero (Primeiro Estado) nem da nobreza
(Segundo Estado), ou seja, eram camponeses, artesãos, comerciantes,
profissionais liberais, e burgueses.
b) membro do Clube Jacobino,
clube maçônico francês com representação nos Três Estados e, depois, na
Assembléia Nacional Francesa.
c) um grupo político moderado, chefiado
por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa.
Compreendia junto com os Jacobins (liderados por Robespièrre) e
Cordeliers (por Danton) o Terceiro Estado, e ocupavam o lado esquerdo da
Assembléia, ficando o direito para o Clero (Primeiro Estado) e
Aristocracia (Segundo Estado).
d) constituição criada pelo terceiro
estado que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do
primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamento ou estados.
e)
proclamação das liberdades e dos direitos fundamentais do Homem (ou do
homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma ecumênica, visando
abarcar toda a humanidade.

Pág. 3

a) composto por
aqueles que não integram a nobreza e o clero, representada por burgueses
e camponeses que devido sua origem social humilde dentro do contexto
estaminal possuíam poucos direitos e muitos deveres, como o de trabalhar
e de pagar impostos
b) revolucionários franceses que tiveram suas posições radicalizadas sob o comando de Robespierre
c)representantes considerados moderados da alta burguesia francesa
d) o fim da servidão e dos privilégios feudais para o clero e a nobreza
e)direitos assegurados pela lei

Pág. 4

f) regulamentação do clero transformando seus membros em funcionários do Estado e confiscando seus bens
g) redução do poder real(sujeição dos reis as leis, tripartição dos poderes e disserção de impostos do clero e da nobreza)
h)assembléia formada por deputados girondinos, jacobinos e da planície
i) vto universal masculino, escolas publicas, garantia dos direitos e assistência a desamparados socialmente.
j) período marcado pelo domínio jacobino nos meios judiciais e econômicos e por um grande número de execuções
k) é o recuo em relação aos direitos civis da constituição anterior.

Página 4

f)
conjunto de leis aprovadas pela Assembléia Nacional Constituinte
Francesa em 12 de Julho de 1790, visando reorganizar a igreja francesa,
transformando os sacerdotes católicos paroquiais em "funcionários
públicos eclesiásticos" e foi extinguido o Clero Regular.
g) regime
político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do
Estado, mas em que uma constituição (série de leis fundamentais) limita
os poderes do monarca.
i) assegurava ao povo:
- Direito ao voto
- Direito de rebelião
- Direito ao trabalho e a subsistência
- Continha uma declaração de que o objetivo do governo era o bem comum e a felicidade de todos.
j) resposta drástica do governo, na tentativa de controlar o país, matando quem se opunha.

Pagina 5

A)-
Liberdade:O direito à liberdade não é igual a todos, visto que
dependendo da colocação de cada indivíduo no mundo dos fatos, posso ter
minha liberdade mais limitada que de outros.
Ser livre não consiste
em fazer o que se quer, mas fazer o que justamente se deve fazer e
abstendo-se de fazer algo que limite injustamente a liberdade de outrem.

limites para liberdade. Como disse Baruch Espinosa: Eu sou eu e minha
conseqüência. Ou seja, minha liberdade deverá acompanhar meu agir meu
pensar e de todos os fatos e atos que influem nela.

B)-
Igualdade:Igualdade é a inexistência de desvios ou incongruências sob
determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados,
sejam objetos, indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que
permitam seja feita uma comparação.

Sim, é possível, "todos são iguais perante a lei".

O
da igualdade na lei, a qual é destinada ao legislador, ou ao próprio
Executivo, que, na elaboração das leis, atos normativos, e medidas
provisórias, não poderão fazer nenhuma discriminação.
E o da
igualdade perante a lei, que se traduz na exigência de que os Poderes
Executivo e Judiciário, na aplicação da lei, não façam qualquer
discriminação.

Igualdade de direitos entre gêneros, classes, etnias, orientações sexuais etc...

A
igualdade consiste no aforismo todos são iguais perante a lei. Almeja
submeter todas as pessoas físicas e jurídicas ao império da lei e do
direito, sem discriminação quanto a credos, raças, ideologias e
características socioeconômicas, opondo-se a privilégios legais baseados
no status social e prestígio político.

Este princípio, como
todos os outros, nem sempre será aplicado, podendo ser relativizado de
acordo com o caso concreto. Doutrina e jurisprudência já assentam o
princípio de que a igualdade jurídica consiste em assegurar às pessoas
de situações iguais os mesmos direitos, prerrogativas e vantagens, com
as obrigações correspondentes, o que significa tratar igualmente os
iguais e desigualmente os desiguais,nos limites de suas desigualdade

B)- visando sempre o equilíbrio entre todos.

"Tratar
os desiguais na medida da sua desigualdade", a fim de oferecer proteção
jurídica especial a parcelas da sociedade que costumam, ao longo da
história, figurar em situação de desvantagem, a exemplo dos
trabalhadores, consumidores, população de baixa renda, menores e
mulheres.

Pagina 6

C)- Fraternidade é amor ao próximo, solidariedade, compaixão.

Existem
várias formas de expressá-la, de vivenciá-la, colocá-la em prática :
participando de campanhas de arrecadação de agasalhos e mantimentos,
fazendo trabalho voluntário, integrando-se a algum grupo ou ONG...

Pág. 5 e 6

a)
R:a liberdade pode ser entendida como um direito de todos, de auto
determinação mais que se acaba quando a liberdade do outro começa, o
direito de liberdade é para todos e igual ainda que por vezes
desrespeitada, a liberdade não é a pessoa fazer o que melhor lhe convêm
mais dentro das regras da sociedade.

b) R: igualdade é um direito
de todo cidadão previsto por lei sendo todos iguais perante a
sociedade, mais que não vem sendo respeitada pelas pessoas, em uma
sociedade onde rico e pobres não são tratados de forma igual e justa não
há uma igualdade social mais uma desigualdade social que da privilégios
para os de classes altas desfavorecendo os pobres.

c) R: a
palavra fraternidade está ligado as idéias de liberdade e igualdade, na
sociedade a fraternidade pode ser representada atrávez de todas as
pessoas serem tratadas iguais, com respeito , com dignidade.

pagina 7

a imagem a: representa um imperador romano com muita riqueza;glamour;e com roupas glamurosas.
a
imagem b: mostra napoleao em um ano de triunfo; há uma pessoa agachada a
seu pé e outra pessoa colocando uma coroa em sua cabeça.isso mostra um
pouco de poder que ele excercia em sua monarquia

Página 7 e 8

Lição de casa

R: eles lutavam porque queriam ter o poder político

você aprendeu ?

2 R: A
3 R: A
4 R: C

Pág. 9

4. C

Pág. 8

2. D

PAG 10

FILMES PARA DOWNLOAD:

Danton - O Processo da Revolução; RMVB; 499M; Legendado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Maria Antonieta; RMVB; 393M; Legendado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PAG 12

1)= Espanhol - Fragmentação, Portugal - Centralização

2A)
Estados que estão se formando, mas não é possível, por que climas
remotos, situações diversas, interesses opostos e diferentes
características dividem a América.

B)CLIMAS REMOTOS= disparidade no tempo, clima.

SITUAÇÕES
DIVERSAS= a lealdade de algumas regiões a monarquia espanhola e os
diferentes processos de independência com o Paraguai e o México.

INTERESSES OPOSTOS= a política começa a oferecer interesses em relação a política, economia.

LIÇÃO DE CASA


PAG 13/14

☻QUAIS SÃO OS MOTIVOS DA MANUTENÇÃO DE NOSSAS UNIDADE TERRITORIAL?

RESPOSTA:
Nosso território permaneceu unido para facilitar o governo, e a igreja
também influenciava bastante, o rei não queria dividir as terras por
medo de perder as riquezas que aqui encontrou, e a cultura Tami ajudou
nessa centralizão.

☻COMO O PROCESSO SEPARATISTA BRASILEIRO SE DIFERENCIA DOS VIVIDOS PELOS VIZINHOS?
RESPOSTA:
O Brasil se diferencia de seus vizinhos na parte em que ele se separou
em Estados e não em paises. O motivo pelo qual permaneceu unido era
manter a autonomia administrativa do país.

PAG 16

LIÇÃO DE CASA

1)
A colonização passou a ser questionada nos séculos xviii(18) e xix(19),
pois haviam muitos privilégios e abuso de poder, alem do controle do
comercio e da empresa, circunstância que também passavam a ser
questionadas pelas elites crioulas.

2) Iluminismo e o liberalismo influenciaram a criação de republicas e as lutas pela independência.

PAG 17

3
A) Por ser entendida como exploração, refere-se ao domínio colonial mercantilista português no Brasil.

B) Não houve alteração na estrutura escravista no Brasil independente, a escravidão continuou sendo a base da força de trabalho.

VOCÊ APRENDEU?

1) B
2) E

PÁG 18

" você aprendeu"

1º ( C )
2º ( a )

PAG 25

O QUE EU APRENDI...

Eu
aprendi que as máquinas tomaram conta do mercado de trabalho
substituindo a mão-de-obra do homem. E também sobre a alienação do
trabalho,onde o operário não havia consciência de seu papel na sociedade
causado pelo afastamento do trabalhador de seu objeto de produção.

Pág. 26

Pesquisa individual

Quem foi Karl Marx?

Idealizador
de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o
economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl
Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia,
Direito e História nas universidades de Bonn e Berlim e foi um dos
seguidores das idéias de Hegel.

Onde nasceu?

Alemanha, dia 05 de maio de 1818 e faleceu em Londres, Inglaterra em 14 de março de 1883.

Qual é a relevância de sua obra ?

obra : " O Capital " - livro publicado em 1867

Relevância
de sua obra: Tem o tema principal a economia. Seu livro mostra estudos
sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente original pelos
trabalhadores acaba sempre na mão capitalista, classe que fica cada vez
mais rica à custa do empobrecimento do proletariado.

PAG 27/28

1)AÇÃO
HUMANA. O trecho a seguir quer dizer que o filósofo vê um mundo
totalmente diferente da realidade, que no qual eles queriam
transformá-lo, mas não consegue por que cada um tem um modo de pensar.

LUTA
D CLASSES-Aqui quer dizer que sempre houve as lutas, os pobres querendo
deixar de ser empregados, oprimidos, e os patrões cada vez mais ricos
pela exploração dos empregados e as guerras revolucionarias pela
liberdade sem resultado. Continuando tudo do mesmo jeito.

BURGUESIA PROLETARIADO- A sociedade dividiu-se em duas classes sociais o patrão e o empregado.

2)
Ele define como trabalho alienado, o produto do trabalho, é uma
entidade autônoma e exterior do próprio trabalhador, ou seja, processo
de alienação.

PAG 29/30

4) Hierarquia é a diferença entre os cargos e anarquia é a sociedade que não tem governo.

5) C
EXPLICAÇÂO DA QUESTÂO 5- C porque comete crimes e não é punido.(anarquia)
e o restante das questões (a,b,d) é hierárquico porque pode ser preso. (GENTE NÃO SEI SE É EXATAMENTE ISSO OK!)

LIÇÃO DE CASA

TEXTO=
Em minha opinião não existe ninguém melhor do que você, para saber o
que é certo e errado, o que é bom e o que é ruim ou o que quer que seja.
Vamos, chega de poder sobre o homem!
A anarquia por ser um item
político que prega basicamente a liberdade em sua mais pura forma, não
pode aceitar de forma alguma, qualquer tipo de governo a não ser o
autogoverno, ou seja, o governo das pessoas por elas mesmas.

PAG 31/32

VOCÊ APRENDEU?

1)
Uma delas foi a emigração de camponeses pobres e miseráveis para a
América. Mas eles não queriam ir por causa de suas tradições de terra e
dificilmente seriam atraídos para a America para se tornarem
assalariados rurais.

2) A

3) B

4) C



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