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 [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3

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MensagemAssunto: [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3   [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3 Icon_minitimeSáb Abr 23, 2011 10:34 pm


Caderno do Aluno


ensino médio 2º série


Geografia





[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Pág 1

a) que os índios são os verdadeiros dono do Brasil
b) O Brasil era formado por varias tribos indígenas e cada 1 tinha a sua cultura diferente
2
A tristeza dos europeus ao perderem a sua pátria e a sua identidade na fuga para o Brasil
3
MOSTRAR O ORGULHO DE SER AFRO BRASILEIRO


PAG. 3

1
A ) Porque o Brasil na época Pré-Cabralina (antes de Cabral ), era ocupado por povos indígenas de grande variedade de tribos.
B ) O Artista fez um levantamento histórico de cada sociedade tribal e também da sua distribuição geográfica.

2 - Devido as condições precárias de viajem e financeiras os imigrantes são retratados dessa maneira.
3 - É uma alto afirmação sobre o preconceito racial.


Pág. 3, 4 e 5

Leitura e Análise de Imagem e Texto.

1
- a) Os indígenas, povo nativo do Brasil, antes da colonização dos
portugueses, foram dizimados pelos portugueses onde tomaram suas terras
de origem.
b) O artista reproduz os elementos da vida dos povos
indígenas, serve para comprovar o quanto eram ricas as culturas desses
povos antes da chegada dos colonizadores.
2 - [resposta] Muita
tristeza, dúvida, medo e o navio parece erguer-se maior e mais forte do
que os obstáculos naturais em direção ao ponto de destino.
3 - É uma alto afirmação sobre o preconceito racial.

PÁGINA 3

1)
A : Que os índios são os verdadeiros donos do Brasil .
B : O Brasil era formado por várias tribos e cada uma tinha a sua própria cultura .

PÁGINA 4

2)
A tristeza dos Europeus ao perderem a sua pátria e identidade na fuga para o Brasil .

PÁGINA 5

3) Mostra o Orgulho em ser Afro-Brasileiro

Pág. 7

1* O critério da cor da pele, Traços morfológicos e químicos
2* Carrega elementos , culturais , psicológicos e intelectuais para classificar raças criando uma hierarquia.


Pág. 7

1..morfológicos
como a forma do nariz, dos lábios, do queixo, o formato do Crânio e o
angulo facial ou algo q diferenciar as raça branca e negra


Páginα 7

1 ) Os Critérios forαm α formα do nαriz , dos lábios , do queixo , o formαto do crânio , o αngulo fαciαl , etc .
2) Nenhumα rαçα pode ser considerαdα melhor que α outrα , pois Nos todos somos iguαis e possuímos os mesmos direitos .




Pág. 7

1 - O critério da cor da pele, traços morfológicos e químicos.
2 - Carrega elementos culturais, psicológicos e intelectuais, para classificar raças criando uma hierarquia.


PÁGINA 7

1)
Morfológicos como a forma do nariz , lábios , queixo . Formato do
crânio e ângulo facial ou algo que diferencie a raça branca e negra .
2) Nenhuma raça pode ser considerada melhor que a outra , pois nós todos somos iguais e possuímos direitos IGUAIS .


pág. 7

1)A cor e a forma de nariz, queixo, formato do crânio, ângulo facial.
2)Porque
naquele período não havia a genética humana. Porque entre os séculos
XVII e XIX o conceito primordial era a superioridade da raça branca
européia.

pág.8

1) Os dados de 2006 demonstram que mais
pessoas em nosso país estão assumindo sua cor de pele, abrindo mão,
assim, de uma ideologia de fundo racista que as fazia desvalorizar sua
cor. Em parte, isso ocorre em um contexto histórico de fortalecimento do
movimento negro e de uma transformação positiva da imagem pública das
pessoas desse grupo no seio de nossa sociedade.
2 São questionáveis
por serem auto declarados se reconheça em um dos poucos parâmetros a cor
previstos no instrumento de pesquisa. Além disso, a nação de pardo é
muito confusa, abrangendo do tanto descendentes africanos, quantos
índios ou até mesmo asiáticos. Nos dados colhidos a partir de 2000 houve
alguma preocupação e a partir daí asiáticos e indígenas foram agrupados
separadamente.

PÁGINA 8

1) A população está assumindo a cor da pele , porque estão abrindo mão do fundo racista .
2)
a - São questionáveis por serem dados alto declarados uma vez que o
IBGE solicita que cada indivíduo se reconheça no instrumento de pesquisa
b ) Sim , pois no Brasil ocorre uma mistura de raças que produzem várias novas raças , cores e características diferentes .

PÁGINA 8

c
) Em minha opinião os dados refletem mais ou menos a distribuição da
população brasileira por dados serem auto declarados é que não refletem
fielmente a distribuição .

Pág. 8



Questões sobre o gráfico da pág. 7.

1 - A população está assumindo a cor da pele, porque estão abrindo mão do fundo racista.
2
- a) São questionáveis por serem dados alto declarados. Uma vez que o
IBGE solicida que cada indivíduo se reconheça no estrumento de pesquisa.
-> Branco, preto, pardo e amarelo.
b) Sim, pois acaba confundindo as pessoas.
c) Não.


Pág. 8

1* A população esta assumindo a cor da pele, porque estão abrindo mão do fundo racista.
2*
(a)são questionáveis por serem dados alto declarados. Uma vez que o
IBGE solicita que cada individuo se reconheça no instrumento de
pesquisa.
(b)Sim , Pois acaba confundindo as pessoas

Página 8

A
Grande mudança foi o crescimento do número de pardos, comparando 1950 e
2006 aconteceu , porque os valores das pessoas mudara ao decorrer do
tempo é respeito da raça ou tom de pele das pessoas.

2a. A classificação do IBGE é baseada na auto declaração de seus entrevistados e representa no gráfico a porcentagem.
b. Sim , pois no Brasil ocorre uma mistura de raças que produz várias novas, cores e características.



Pág 9


LIÇÃO DE CASA

1 - Maior: 1ª mulher branca (15 a 17 anos) + (18 a 24 anos)
Menor: 1° homem preto (15 a 17 anos) + (18 a 24 anos). Que o "preto" tem menor condição pra estudar, menos chance.

Obs: Só estou colocando PRETO nas respostas acima porque é como o próprio IBGE diz, ok?

[...] Continuando
2 - A mulher preta de 15 a 17 anos. Consequentemente pela cor da sua pele e pelo preconceito das pessoas.
3 - Porque eles sairiam perdendo de alguma forma, seriam excluídos.



Pág. 9

(c) Não, item b

LIÇÃO DE CASA

1* As mulheres brancas se destacam, quando a freqüência escolar em todas as idade

PÁGINA 9


Lição de casa

1
) O Gráfico revela que mulher branca tem mais OPORTUNIDADE do que a
mulher Parda de 15 a 24 anos . E homem branco tem mais OPORTUNIDADE de
estudar do que o Homem negro entre 15 a 24 anos .

Pág.9

c)Em
minha opinião os dados refletem mais ou menos a distribuição da
população brasileira,por os dados serem auto declarados é que não
refletem fielmente a distribuição.

Lição de casa

1-O
gráfico revela que a mulher branca tem mais oportunidades do que a
mulher parda entre 15 e 24 anos. E que o homem branco tem mais
oportunidades de estudar do que o homem preto entre 15 e 24 anos.



pág. 9

Mesmo
com a dita democracia racial nota-se que os negros ainda estão com
dificuldades nas salas de aula e como conseqüência disso eles também tem
dificuldades em conseguir um emprego.

pág. 10

1)O saldo
entre o número de imigrantes (pessoas que entram no país e o número de
emigrantes(pessoas que deixa o país) e o saldo entre o número de
nascidos de óbitos.

Pág.10

2-pude identificar que o grupo que apresenta a maior taxa de desemprego é a mulher preta de 15 a 59 anos.
3-
Pq a população brasileira tem uma grande variedade de raças os brancos,
pretos,pardos indígenas e amarelos, por causa dessa variedade é que ñ
permite afirmar a existência de uma democracia racial através da
miscigenação das etnias.

Pág. 10

2* Mulheres negras em todos as faixas etárias, elas lideram
3* Homens negros são as maiores vitimas da violência urbana


PÁGINA 10

2) Identifiquei que os grupos que declara a maior taxa de desemprego é a mulher preta de 15 a 59 anos.
3)
A Variedade de raças no Brasil é grande brancos , pretos , pardos ,
indígenas e amarelos por causa dessa grande mistura é que não se permite
afirmar a existência de uma democracia radical através da miscigenação
dos Etnias .

Pág 11

alternativa C

pág. 11

2)Taxa
de mortalidade expressa a proporção entre o número de óbitos e a
população absoluta de um lugar, em determinado intervalo de tempo. A
taxa de natalidade expressa a proporção entre o número de nascidos e a
população absoluta de um lugar, em determinado intervalo de tempo.
3)Em virtude desse tema já ter sido estudados


Página 12

2. Sim a Grande maioria
saiu do Nordeste , Bahia para São Paulo .

Página 13.

b.Diminui que antes as pessoas tinham de 7 á 23 filhos , pois Não havia tantos método a contraceptivos.

1a. Sim porque com o crescimento populacional acontecerá mais dominação demográfica

PÁGINA 13

LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICO E TABELA

1) A - Sim . Porque com o crescimento populacional acontecerá mais dominação demográfica


pág. 14

1-B)Sim
por que conforme passa o tempo fica mais difícil criar um filho e ele
vai acabar não conseguindo ter um planejamento familiar futuro.

2-

B) É calculado por mil

C) pelos dados da tabela informado

3 -O crescimento de natalidade

4- O período de 1941-1950 natalidade- mortalidade.


Pág. 16


1 - Que o numero de filhos e mulher irá diminuir em 2010 e 2020 , pela taxa de mortalidade ,

2 - pela taxa de mortalidade , por isso vem diminuindo os abortos .

3 - no nordeste , por causa da miséria , fome e seca !


Pagina 16


" Leitura e Análise de Gráfico"

1- O crescimento populacional de 1872 até 2010 diminuiu, por causa da diminuição de nascimento de Crianças .

2-Quanto mais as mulheres são instruídas menos ocorre a fecundidade.

3- Métodos de prevenção .
O aumento de instrução das mulheres.
O acesso ao mercado de trabalho.


Pág. 16


1) Pode-se notar que a taxa de fecundidade baixou para menos da metade devido a evolução e a liberdade da mulher.

Pág. 17

2)
As taxas podem ser explicadas pelas diferenças regionais de
desenvolvimento econômico,o que implica maior nível educacional da
população e a significativa presença da mulher no mercado de trabalho
entre outros fatores.

3) Nas regiões mais desenvolvidas,as
mulheres estão mais escolarizadas e estão disputando o mercado de
trabalho.além da utilização de pílulas e o "Diu".O País é mais
industrializado.

Pág. 17

Leitura e Análise de Gráfico e Mapa

1)
a - As fases retratam o desenvolvimento industrial e cultural de cada
País.Fase1 redução de taxa de mortalidade e crescimento vegetativo.Fase2
redução de taxa de natalidade.Fase3 Regime moderno,baixo natalidade.
b)
- Fase1 Sudão mortalidade infantil elevada(País Pobre). Fase2 Brasil -
mortalidade diminuiu e natalidade é muito lenta.Fase3 Mortalidade
infantil estabilizada e regulação na taxa de natalidade

PAG 17

LEITURA E ANÁLISE DE GRÀFICO E MAPA

1
a - na primeira fase mostra duas cores , mortalidade maior e
mortalidade menor , a segunda fase mostra que está quase estabelecido , e
a terceira fase mostra que está tudo organizada e estabelecida .

b - FASE 1 - áfrica do sul

FASE 2 - Brasil , argentina

FASE 3 - Europa

C - palestra , mais ensino , mais conhecimento , mais instruções .

2 - porque a população esta passando por um processo de mudança !

Página 17 e 18

" Leitura e Análise de Gráfico e Mapas"

1-
a) 1º fase - faixa de crescimento elevado.



2º fase- faixa de crescimento lento.

3° fase- faixa de crescimento Reduzido.

b) 1º fase países Africanos.

2º fase toda América do Sul. Brasil etc.

3º fase a maioria dos países desenvolvidos EUA, Canadá e toda a Europa.


c) Por que a maioria da população feminina não tem instrução
escolas, mas o alto indice de pobreza e ´miséria, levam o aumento da
taxa de fecundidade.

2- A transcrição demográfica significa que os países passam de fase para outra. Alterando as taxas de fecundidade.

Página 18

2) Transição demográfica é o comportamento das taxas de natalidade e de mortalidade de uma população em um período.

Página 19

Grupo Países Características da estrutura etária

1 Brasil Mulheres vivem + que os Homens

Rússia Mulheres vivem + q os Homens e + Velhas

2 Índia As mulheres vivem um pouco + q os homens

China As mulheres vivem mais que os homens

OBS: ( Ambos são Países Emergentes)

2)
Esse estágio se dá as políticas públicas e o desenvolvimento industrial
no País, ou de melhora de vida do Brasileiro,mais emprego e salário o
qual sai da condição da Miséria.

3) Mostram as faixas etárias e o
número de velhos que o país possui,e não tem o número de pessoas jovens
para repor a mão de obra devido a insuficiência do crescimento
vegetativo.

Página 19

" Leitura e Análise de Gráfico “

1-tabela

[Grupo 1]- Brasil e Índia- [ Características da estrutura etária] A base da pirâmide é de homens e mulheres jovens.

[Grupo2]-Rússia e China-[ Características das estruturas etária] População entre 20-39 anos predominante.

2- Porque a taxa de Natalidade brasileira esta diminuindo assim o número de nascimento de crianças esta entrando em estagnação.

3-A Pirâmide etária informa a idade de homens e mulheres.


Página 21 e 22

" Lição de casa"

Resposta- A presença de uma população mais velha.

" Você Aprendeu?

Resposta- Letra C.


Página 23

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

"Leitura e Análise de Gráfico"

Resposta- As mudanças que ocorreram nos últimos são :

1° o aumento de mulheres no mercado de trabalho.

2° o aumento do número de família lideradas por mulheres.

Páginas 24, 25, 26, 27, 28, 29. (Cópia da apostila do professor)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O
caderno do aluno e do professor são um pouco diferentes, então pode ser
que o número das páginas não bata, mas é só ler a resposta e encontrar a
pergunta compatível no caderno do aluno.

A resposta da lição de cada da página 30 é a E.


Página 24 e 25


" Leitura e Análise de Gráfico"

1-É distribuída a população economicamente ativa(PEA) por , setores , que são:

Primário, Secundário e Terciário.

2- Primário= Agricultura,extrativismo agropecuário.

Secundário= Industrial

Terciário= Serviços (Hospitais , escolas , bancos, atendimento ao público).

3- Aumento da população nos grandes centros urbanos.

Modernização do setor primário.


Página 28 e 29

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

" Leitura e Análise de Mapas"
1- Pobreza: situação que a renda é muito baixa.
Exclusão
Social:Situação em que o ser humano fica impossibilitado de participar
da sociedade isto é , não tem emprego. Falta de escolaridade. E falta de
acesso á saúde.

2-As regiões com maiores indice de pobreza e exclusão social: Sudeste e Sul.

3-
No estado de São Paulo a exclusão social é maior que a pobreza. Isso
ocorre porque as pessoas tem pouco acesso aos Sistemas sociais
estruturais como educação,saúde e emprego.


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MensagemAssunto: Re: [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3   [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3 Icon_minitimeDom Set 18, 2011 9:09 pm

lol! Porra Veiio ME Ajuudoo pa kct enh veio Vlw mesmoo .. !!!!
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MensagemAssunto: Re: [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3   [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3 Icon_minitimeSeg Set 19, 2011 1:50 pm

Opa =D
que bom que ajudei lol!

Boa sorte..
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MensagemAssunto: Re: [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3   [Geografia] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3 Icon_minitime

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