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 Especial: Opiniões, reflexões e dúvidas da equipe Nintendo Blast sobre o Nintendo Wii U

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MensagemAssunto: Especial: Opiniões, reflexões e dúvidas da equipe Nintendo Blast sobre o Nintendo Wii U   Especial: Opiniões, reflexões e dúvidas da equipe Nintendo Blast sobre o Nintendo Wii U Icon_minitimeQui Jun 09, 2011 12:45 am

Eu sei que você deve estar, assim como a gente, com os ânimos
exaltados e muitas dúvidas após a apresentação da Nintendo na E3 2011,
que o Nintendo Blast cobriu durante toda a tarde de
ontem (07/06). Sei também que você acompanhou com a gente a revelação do
Nintendo Wii U, o novo e esperado console da Nintendo, que promete unir
jogadores casuais e hardcore em uma mesma plataforma. Mas, será que o
caminho é por aí? Passada a coletiva, vamos opinar muito, fazer
exercício de futurologia e tentar entender: será que há limites para os
caminhos que a Nintendo pretende percorrer?

  • Wii U: Nós, você e um novo passo para a indústria
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
então vamos pular essa parte dessa vez. Após conhecermos todas as
características do novo console (todas as reveladas, obviamente), fica
bem claro que está todo mundo mais cheio de dúvidas do que de respostas.
Nós ainda não tivemos a oportunidade de testar o novo console, então
boa parte dos nossos questionamentos são compartilhados por várias
jogadores mundo afora, sendo resultado apenas de observações e
impressões. Se a gente tivesse jogado o console, provavelmente teríamos
uma impressão diferente, mas isso não impede que a gente tente colocar
na berlinda as maiores questões sobre o Wii U até o momento. Tentando
analisar de maneira mais fria, o novo console consegue parecer um
produto ao mesmo tempo perfeito para quem está acostumado com o Wii e
algo totalmente novo, como uma síntese entre o que de melhor a Nintendo
fez no Wii e no DS. O próprio Miyamoto, em entrevista ao [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], disse que o Wii U muda a forma como o videogame é jogado pelo player: “eu
acho que o que vai ser único é que ele cria uma nova estrutura, na
medida em que você tem a sua própria tela, mas você também tem a tela da
TV, e estes duas podem interagir uma com a outra. E isso vai criar um
monte de coisas novas que você pode fazer, não apenas com os jogos,
obviamente, ele vai criar uma nova jogabilidade, mas também cria novas
formas de interagir com coisas como serviços de internet, ou mesmo, como
um exemplo simples como visualização de fotos
”. O controle
pode não ser único e extremamente inovador com o Wii Remote foi, mas
ele reúne, como nenhum outro controle de um videogame do mercado, uma
quantidade de funcionalidades imensas. É o produto mais completo que a
Nintendo já disponibilizou, sendo resultado de décadas de evolução
técnica, testes, inovações esporádicas e riscos – afinal, quem imaginava
que os controles com sensores de movimento iam se tornar o padrão antes
do Wii? Nem a própria Nintendo parece enxergar até onde as
possibilidades podem ir e isso é extremamente positivo para quem
futuramente adquira o console. “Estou realmente muito animado para
ver se todos os game designers talentosos desse mundo vão olhar para
isso com os mesmos olhos que você fez e como eles vão se aproveitar do
controle
", concluiu Miyamoto. Antes da revelação do Wii U, um dos maiores receios era a possibilidade da Nintendo simplesmente partir para o mundo dito hardcore
e esquecer a legião de pessoas que ela trouxe para o universo dos games
com o Wii. Ciente da importância de manter esse público e também da
necessidade de conquistar os jogadores que se digladiam em troca de um
bom FPS nos consoles HD, a Nintendo manteve o aspecto simples e
extremamente adaptável a toda família ao mesmo tempo em que oferece um
console robusto e poderoso para os jogadores mais exigentes. Há
muitas perguntas sem resposta até o momento, mas no horizonte é
possível vislumbrar uma série de possibilidades para o Wii U. Tá em
dúvida sobre o que pensar sobre esse novo passo? Confira abaixo as
opiniões da equipe Nintendo Blast sobre o console e uma análise curta do
que gostamos e do que não gostamos até agora no que foi revelado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

  • O que você achou do Nintendo Wii U?
Sérgio Oliveira:
Não tem mais do que reclamar: a nova geração está aí, o novo console da
Nintendo terá gráficos em alta definição e novamente inovará a forma
que jogaremos. A E3 é o lugar para mostrar potencial e diferencial,
cativar e causar euforia no público e a Nintendo fez isso com seu novo
controle revolucionário. Engana-se quem diz que o Wii U é mais do mesmo,
ou um tablet com roupagem diferente - é mais profundo que isso, o
conceito é diferente, mais 1001 possibilidades surgirão e jogaremos de
maneira diferente com esse console e seu controle. Mais uma vez a
Nintendo inovou, definiu padrões e arrasará. À nós, mortais, nos resta
esperar o console chegar e ver a concorrência correr atrás do
"prejuizo". A mágica está vindo e viva a Nintendo! Alex Sandro:
Simplesmente incrível! A Nintendo mostra mais uma vez que quando o
assunto é videogame, está na frente da concorrência. A inovação marca
presença novamente - apesar do nome estranho... Nintendo "UIU" - e com
toda certeza será um sucesso. Destaque para os novos detalhes de Super
Mario 3DS e Skyward Sword. Esperava também por mais anúncios de
third-parties, mas é só questão de tempo para começar aparecer jogos de
outras empresas. Uma pena não vermos grandes anúncios para o Wii e fica a
dúvida: o que a Nintendo fará até o lançamento do Wii U?
Wii U = What is it? Unbealievable... Carlos Heinecke:
A ideia é boa, implementar a tela, câmera, microfone e ainda os botões
num só controle é mesmo difícil, mas... meu, esse design é muito
”prezinho” (sic), cansei de branco e arredondado. Podiam ter se
esforçado um pouquinho mais no design pra deixar diferente sem perder a
"identidade" do Wii, que é bem popular e atrai novos jogadores. A
tendência de ter games compatíveis tanto com o portátil quanto com o de
mesa me parece bem promissora. Então é meio isso, tô (sic) um pouco
cético ainda, mas claro q eu vou querer experimentar alguma hora Smile Jaime Ninice:
A Nintendo mostra extrema criatividade com o seu mais novo projeto.
Confesso que me assustou a ideia de andar com um tipo de tablet para
jogar, isso afastaria as crianças? Porém o apoio massivo das Third
Parties, com jogos como Assasin’s Creed e Metro: Last Night são fatos que só aumentam a esperança por boas novidades num futuro próximo. Guilherme Vargas:
Voltando no tempo, eu lembro a primeira vez que vi o Wiimote. Testei no
começo, com um receio de não gostar dele, mas vi que a experiência era
ainda melhor do que era descrito por aí. O controle, como já disseram, é
um tanto grande, mas ví opiniões que dizem que, ergonomicamente, se
encaixa perfeitamente na mão, dando a sensação de conforto ao jogá-lo.
Em questão do visual, achei um tanto exagerado, acabou ficando meio
feio, mas deve ser questão de costume, nada que o tempo não resolva.
Agora, mais informação que isso, só testando para ver se a primeira
impressão bate com o que é. Thiago Abreu:
O que mais me chamou atenção na conferência da Nintendo foi o apoio das
Third-parties, que mostraram muito entusiasmo por finalmente trazer
algumas franquias para o público da Nintendo. Desde que surgiu o rumor
do Projeto Café já deu a entender que a Nintendo ia dar para as
desenvolvedoras um ótimo hardware para trabalharem. Sim, gostei do
controle do Wii U, gostei dos gráficos, uma apresentação linda, mas
estou com aquela sensação que ficou faltando algo. Espero mais
informações nos próximos dias sobre o console. Alveni Lisboa:
Os gráficos são os melhores que já vi. É preciso vermos outros vídeos e
demonstrações de jogos para ver se essa parte vai estar realmente muito
a frente dos concorrentes - vale lembrar que somente agora o PS3 está
mostrando todo o potencial de superioridade em relação ao Xbox 360.
Achei a integração com o Wii perfeita. Você consegue manter os jogadores
casuais antigos e trazer os novos. Além do mais, você não precisa
arrumar um espaço para guardar seus milhares de acessórios da geração
passada. A aposta em um controle-tablet-tv parece ter sido boa (afinal,
os tablets são o futuro da "computação casual"). Resta saber como a
tecnologia será usada. O meu grande temor é o preço que este controle
pode ter, já que possui tantas funções. Além de desembolsar uma grana
violenta pra adquirir o WiiU (eu chuto que ele deve custar em torno de
US$ 350), ter que gastar US$ 150-200 para comprar um controle me parece
extremamente salgado. O que eu quero saber, de verdade, é o
funcionamento do modo online. A maioria das experiências online do Wii
são frustrantes (salvo Mario Kart). Isso sem contar esse esquema
chatíssimo de Friend Codes (eu adicionei todo mundo da equipe no 3DS e
apenas dois me adicionaram de volta, por exemplo). É um sistema
antiquado e que me faz recordar das antigas passwords... Outra questão:
vai ter suporte à 3D? Não é possível que um console HD revolucionário
não tenha suporte a essa tecnologia, que está se popularizando (ainda
que lentamente). Falar nisso agora pode não ser prioridade, mas daqui há
3 ou 4 anos, quando as TVs 3D sem óculos já estarão no mercado, tenho
certeza que fará falta. Enfim, gostei muito do que vi, mas ainda é muito
cedo para emitir opiniões mais sólidas Rodrigo Estevam:
O Nintendo Wii U é simplesmente incrível. Ele tem tudo aquilo que o Wii
tem de melhor e mais um pouco. Ele tem potencial para agradar jogadores
casuais e hardcores, ele permite que se comece a jogatina na TV da sala
e continue na cama do seu quarto. Possibilita uma nova forma de
multiplayer, seja usando tanto a tela do controle e a TV quanto apenas
"telinha" do controle. É entretenimento com gráficos de alta definição
bem ali, nas suas mãos. À primeira vista o controle do Wii U pode até
causar certo desconforto graças ao seu tamanho, mas pensando no leque de
possibilidades que ele abre essa impressão realmente muda. Mal posso
esperar para colocar minhas mãos no novo console da Nintendo. Rafael Neves:
Mais uma vez, a Nintendo expõe um console onde o controle é o foco das
atenções, o epicentro da experiência de jogo. Depois de tanta
especulação, temos em mãos um controle que mais parece um tablet, mas
tem potencial até mesmo para um novo console. O Wii U segue o hype
inicial do Wii em 2006, mas com um apoio amplo das third-parties, além
da própria Nintendo. O vídeo do Zelda mostra o quão linda a série pode
ser, New Super Mario Bros. Mii nos traz de volta aquela nostalgia, mas é
emocionante ver que teremos, mais uma vez, jogos como Ninja Gaiden 3. O
que faltou? Explicar melhor como exatamente essa belezura funciona e
anunciar mais jogos! Alberto Canen:
Nós/você (Wii U). Um jogo de palavras perfeito para demonstrar as
intenções do novo console da Nintendo: agradar a todo tipo de jogador,
desde os ditos "hardcore", que primam pela maior capacidade gráfica e de
processamento, quanto os jogadores mais casuais, que buscam,
principalmente, a diversão. O controle é o "cérebro" e a "alma" do Wii
U, que interage muito bem com os demais eletrônicos: TV, Wii e 3DS. As
third parties, que faziam tanta falta ao Wii, estão apoiando o novo
console e, pelo visto, vão continuar. Como sempre, a Nintendo continua
trazendo magia para as nossas casas. Leandro Freire:
Shigeru Miyamoto nunca dá um tiro no pé. Mesmo não mostrando muitas
especificações a respeito da parte técnica do console, o Wii U tem tudo
para arrebatar todos os corações. Para começar, Miyamoto já deve ter
vários jogos em produção que utilizarão o "tablet" de uma forma nunca
antes imaginada. Segundo, a quantidade de third parties que
apoiarão a Nintendo não é brincadeira. Mesmo na entressafra de jogos da
Nintendo, muitos outros de outras empresas estarão nas prateleiras. Por
fim, o principal: o novo console tem características que atraem a todos:
gamers hardcore, velhos, crianças... Afinal, quem não gosta de tablets? Sérgio Estrella: Com o Wii U a Nintendo mostra que reconhece seus erros da atual geração e que tem um gosto peculiar
para nomes. Acredito que o controle mais uma vez vai renovar a forma
que jogamos videogames, de maneira parecida com o que vimos na interação
GameCube/GBA, algo que pouca gente teve acesso, mas quem teve sabe como
é divertido jogar Zelda: Four Swords Adventures usando múltiplas telas.
Na coletiva, a empresa fez demonstrações de games casuais e hardcores,
mas ainda permanece a preocupação quanto a potência do novo console:
quando os sucessores do PS3 e X360 saírem, será que não vamos repetir a
mesma história do Wii, com capacidade técnica claramente abaixo da
concorrência? Daniel Moisés:
Oba! É hora de ver o novo console da Nintendo... “Wii U”? Sério? Como
vou pronunciar isso? “Uiu”? “Ui-ú”? “Ui-iú”? “U”? Tudo bem, não gostei
do nome... típico da Nintendo, escolher um nome esquisito, mas eu me
acostumo. Isso é o de menos, vamos ver como ele é realmente... ah, o
controle tem mesmo uma tela! Touchscreen, câmera, era tudo verdade... o
controle é grande, mas parece funcional. Gostei, abre inúmeras
possibilidades. Espero que não seja caro demais. O console é simples,
mas bonito... é um Wii polido. Bom saber que tudo do Wii funciona
nele... não vou precisar encostar os acessórios dele tão cedo. Siiiim!
Alta definição, finalmente!... mas é mesmo mais poderoso que os
concorrentes? Será que ele vai conseguir segurar a barra quando novos
concorrentes surgirem? Acho que só vamos descobrir mais pra frente. Mas e
os jogos? E os jogos?!?! Smash Bros.! Era tudo o que precisava ouvir! O
que?!? Dois Smash Bros.?!? Pro 3DS também?!? Querem nos matar do
coração?!? Mas... o que é isso?... pelos bigodes do Mario, é... ZELDA EM
ALTA DEFINIÇÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!! É do jeito que eu vi nos meus sonhos!!! E o
que temos de third-parties? Batman Arkham City! Assasin’s Creed:
Revelations! Ninja Gaiden 3! Lego City Stories! Realmente, o apoio dos
terceiros está sendo ótimo! Mas eu quero ver mais! Mais! Não tem mais?
Tudo bem, eu espero... com certeza ainda veremos muitas surpresas e
novidades antes do lançamento do console. Parabéns Nintendo... você
conseguiu novamente. E uma última coisa:... eu quero um Wii U! Felipe de Castro:
A Nintendo sempre procurando revolucionar a forma como se joga
vídeo-games consegue novamente essa proeza ao mostrar a utilização de um
controlador com tela sensível ao toque ao apresentar seu novo console
para o mundo. O controle apesar de inovador para os games e com suas
N(intendo) possibilidades e interações, visualmente passa um certo
desconforto. Talvez seja apenas uma questão de adaptação. Além disso, as
imagens referentes ao potencial do Wii U é realmente de deixar os olhos
lagrimados de alegrias com tamanha beleza e riqueza de detalhes. Gostei
muito da interação com os demais dispositivos dos consoles anteriores e
principalmente o apoio da third parties e os discursos empolgantes
sobre o Wii U. Contudo, ainda é cedo para dar um parecer definitivo
sobre o novo console da Nintendo, é preciso mais informações
(principalmente visuais) para dizer se o Wii U vai fazer história na
acirrada indústria gamística. Ricardo Syozi: Este U do Wii U deve significar uma coisa: Unificação.
O
novo console promete juntar o melhor do mundo hardcore e do mundo
casual para revolucionar o mundo dos games mais uma vez. Ponto para a
Nintendo que cada vez mais tenta inovar e dessa vez, principalmente,
renovar. Aos poucos, com o Wii U, o jogador que termina Metroid com
facilidade estará se divertindo com o jogador que só curte balançar o
esqueleto em Just Dance.
A ideia é uma: Todos juntos agora. Douglas Fernandes:
Eu sou um entusiasta da Nintendo e por isso não consegui ver problema
algum com o novo sistema ou controle. A BigN não irá entregar um
"tijolão" desconfortável, e todas as tecnologias mostradas são viáveis
ainda mais depois de todo a base de conhecimento ganho com
desenvolvimento do MotionPlus para Wii. Tem tudo pra dar certo não só
pelos belos gráficos em HD mas também pela retrocompatibilidade com o
Wii. Romero Araujo: Não
me apaixonei de cara pelo Wii U. Assim, os gráficos são bacanas, mas já
estava na hora... O controle eu achei escandalosamente grande. Agora
que já me acostumei com o Wii Remote, que é pequeno, acho que vou ficar
meio atrapalhado. A segunda tela também, no DS ela funciona bem porque
as duas estão bem perto. Já no console não, você pode estar a quase 5
metros da tv. Isso de ficar focando e desfocando coisas pode dar um
pouco de dificuldade... E, da mesma forma, a Nintendo não se portou tão
bem (na minha opinião) pros jogadores casuais. Eu sei, a E3 é muito
especializada, muita gente nem sabe que ela existe, mas mesmo assim,
existem jornalistas de vários meios, não apenas da mídia de jogos lá.
Isso pode meio que diminuir a atenção do pessoal para o novo console.
Por fim: comparando com as coletivas pífias das outras empresas, a
Nintendo se portou muito bem. Não faltaram novidades nem surpresas (ou
nem tanta surpresa assim). Só falta agora a Nintendo liberar o SDK do
Wii U pra gente, como a Apple fez com o iPhone. Quero fazer um jogo
indie bacana e ficar trilionário!!! Alex Silva:
O WiiU chegou numa hora em que os tablets estão em alta e como sendo a
Nintendo eles estão sempre procurando novas formas de "como" e "onde"
jogar. Com certeza vai agradar ao público hardcore pelos ótimos gráficos
e aos casuais pela experiência. Maxwell Marinho:
Adorei o novo controle, ele sintetiza tudo de novo em matéria de
tecnologia que a Nintendo vem implementando, e consegue fazer isso de
forma inovadora, algo que nenhuma outra empresa nem sequer imagina. O
controle traz características simples, mas ao mesmo tempo tão especiais,
que nos faz acreditar que a Nintendo quando se trata de games,
interação, diversão e inovação, é a única empresa que realmente sabe o
que faz. O que gostamos:



  • O novo controle é muito interessante, permitindo novas possibilidades de jogabilidade
  • Quem testou garante que a transição da imagem da tela para o console é rápida e sem maiores problemas
  • O controle, apesar de grande, vem ganhando vários elogios a sua ergonomia e facilidade de manuseio
  • A retrocompatibilidade com os acessórios do Wii é uma boa pedida para manter os casuais interessados
  • O apoio das third parties é bom e promete crescer mais nos próximos meses
  • A demo técnica apresentada mostra que o console é poderoso
O que não gostamos:



  • Vai mesmo ser possível utilizar só um controle tablet por console? E se o meu quebrar, o que eu faço?
  • O
    Wii U tem, visualmente, cara de console casual e familiar, o que pode
    afastar aqueles que gostam de games mais sérios, assim como aconteceu
    com o Wii
  • Os vídeos apresentados de games que sairão para o
    novo console eram das versões equivalentes para PS3 e X360,
    prejudicando o nosso entendimento sobre o real potencial gráfico do
    console
O que ficamos sem saber:



  • Afinal, a rede online será tão robusta quando a dos concorrentes?
  • Em
    que ponto está o desenvolvimento de games para o Wii U? Para um
    lançamento entre abril e dezembro de 2012 as coisas não parecem
    atrasadas demais?
  • Quanto de memória interna o console tem?
  • A tela do controle é multitoque?
  • E o preço, não será caro demais?
Fonte : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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