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 [Geografia] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1

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MensagemAssunto: [Geografia] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1   Sab Abr 23, 2011 10:39 pm


Caderno do Aluno

ensino médio 3º série

Geografia

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Páginas. 6,7,8,9




1) Não ,
porque num determinado mapa apenas alguns fatos são mostrados , enquanto
inúmeros outros são deixados de lado . O critério utilizado p/
elaboração desse mapa foi : a divisão do mundo em continentes , em
hemisférios norte e sul





2) Foi o de
nascidos vivos . Não porque p/ dividir as regiões em vegetação devemos
ter uma base das divisões dos continentes e a taxa foi dividida através
da taxa de natalidade para descobrir a taxa de mortalidade infantil





3) *Clima ; * Regiões desenvolvidas ou subdesenvolvidas ; * Vegetação; * Relevo; * PIB




4)
Regionalizar um determinado espaço geográfico significa dividir ou
agrupar suas partes e regiões de acordo com características comuns





5) Os critérios são




Por continente , * de acordo com os aspectos físicos ou naturais




* de acordo com os indicadores sociais , como a taxa de mortalidade infantil




* Em país pobres e ricos




* Nível de industrialização dos países




Página 8




Lição de casa




regionalização
do espaço mundial divulgada pela mídia , procedentes de critério
utilizado pelo Banco Mundial e pela Programa das Nações Unidas para o
desenvolvimento ( PNUD )





Trata-se
portanto , de sugerir estratégicas para a compreensão das princípios ,
formas de divisão e agrupamentos dos paises dos mundos com base na
indicação do nível de desenvolvimento dos paises . São utilizados nas
estáticas divulgadas pelo Bando Mundial





Página 8




1.b. o mapa esta divido por economia.




c. norte,
são os paises desenvolvidos. Esses paises são conhecidos como o velho
mundo, a industrialização ocorreu por lá primeiro.





2. nem todos os paises seguem a divisão Norte e Sul, como a Austrália e Nova Zelândia.




Página 9




2) O
critério adotado que inclui a famosa divisão entre " norte" países ricos
, desenvolvidas " e Sul " países pobres , em desenvolvimento , que
expressa uma das formas mias conhecidas de ver a distribuição de
riquezas de plantas a partir do processo de concentração ...





Página 10




2.

a) Não, pois o mapa-múndi apresentado mostra apenas a distribuição física dos continentes e oceanos, sem maiores detalhes.




b) Várias
formas de se ver e regionalizar o mundo atual podem ser discutidas. Uma
primeira regionalização, talvez a mais importante, é aquela que inclui a
famosa divisão entre “norte rico” e “sul pobre”, forma de ver a
distribuição de riqueza do planeta.Mais uma regionalização pode também
ser vista na questão da influência geopolítica, sendo que a potência
militar dos EUA tenta impor-se como o elemento monopolar a enfrentar
desafios de pequenas potências emergentes.





Página 11




A qualidade de vida aumentou, por isso, acrescentou no IDH uma nova divisão.




Página 12




R: todos os
países citados, menos: Togo,Gâmbia,Senegal e Nigéria. Os países que
apresentaram mudanças foram
:Islândia,Noruega,Austrália,Canadá,Malta,Barein,Brasil,Dominica,Armênia,Líbano,Togo,Gâmbia,Senegal,Níger
e Serra Leoa.





Página 13




1- América do sul: Argentina;Chile. África: Namíbia; Botsuana




Não, eles podem ser parecidos em níveis econômico, mais não em desenvolvimento social.




2- Sim, o
PIB mede apenas o desenvolvimento econômico do país, já o IDH mede
índices sociais como saúde, analfabetismo, pobreza e etc.





Página 18




A .índice de educação




Página 18




a) O Brasil
apresenta o ID, é a média mundial do IDH é médio. Análise dos índices
permite notar que enquanto o PIB é bastante elevado, aproximadamente,
sendo assim a maior média mundial, os índices da esperança de vida e da
educação são significativas maior que no Brasil ; com ênfase ;
principalmente responsável pelo IDH elevado do país.





b) A média do IDH dos países Latino Americano é superior á do Brasil, ambos se classificam com IDH elevado.




Página 19




B) os três melhoraram. A expectativa de vida aumentou, principalmente pela alimentação e assistência médica hospitalar.




2- Índice
de moradia. Deveria ser visto que do que adianta um pais ser rico e ter
um índice de moradia baixo. Pessoas "sem-teto", Isso deveria ser visto.





Página 22




1 - A relação dos paises que mais poluem o planeta.



Pág. 22


1) A relação dos países que mais poluem o planeta.

2) Os E.U.A é um dos maiores poluentes da emissão de CO²
no mundo, porém não quiseram assinar o tratado de Kyoto
que tenta controlar a emissão desses gases.


Página 22




1-Relações dos países que mais poluem o planeta.




2-Os EUA é
um dos maiores poluentes da emissão de CO2 no mundo, porém não quiseram
assinar o tratado de Kyoto que tenta controlar a emissão desses gases.





Página 23




1-Representa a população migrante no mundo, mostrando que os países do norte tem mais pessoas imigrantes.




2-a)Sim os imigrantes foram ganhando espaço e dividindo sua cultura com o resto do mundo.




b)Imigrantes
querem ir para a Europa atrás de empregos, mas os europeus não deixam
qualquer um entrar, pois seria concorrência para eles.





c)A população não vive individualmente, e sim em conjunto, todo lugar tem influencias estrangeiras.




Página 24




a ) os
imigrantes não são bem aceitos nos paises ricos, a crise do desemprego
reduziu os postos de trabalho nos paises ricos, complicando ainda mais a
situação do imigrantes





b) - preconceito e racismos




- falta de moradia




- falta de direito trabalhista




- falta de educação



PÁG 25


Relativo denuncia racismo e xenofobia

A
comissão contra o racismo e a intolerância (ECRI) alerta quinta-feira
em seu relatório anual para as formas contemporâneas de racismo contra
imigrantes ,mulçumanos,judeus,ciganos e negros na Europa,destacando a os
abusos na luta antiterrorista.
Em seu relatorio de atividades de
2006,publicado hoje em paris,"a comissão subordinada ao clima de
hostilidade" a mulçumanos e o antisemestismo "cada vez mais freqüente em
numerosos paises da Europa".
Os discursos políticos e nos meios de
comunicação contra os imigrantes também são fonte de preocupação."A
situação das formas contemporâneas de racismo e de discriminação racial é
complexo e enquietamente",diz o documento.
A ECRI lamenta ainda as
violações dos direitos humanos sofridos pelo ciganos,que sao "vitimas de
racismo em toda a Europa",e lamenta que a discriminação dos negros
esteja "ainda muito presente em numerosos paises europeus".
Apos
investir na necessidade de estudar as especificidades de cada tipo de
racismo, a ECRI alerta para o perigo de uma "fragmentação" da luta e
recomenda uma estrategia "global,coletiva e solidária".
"Preocupa o
clima negativo na opinião publica em relação as minorias,"alimentando
por setores da mídia e também pela utilização de argumentos racistas e
xenófobos no discurso político",acrescenta o texto.
"Os
imigrantes,refugiados e asiados são os mais afetados" pelo
fenômeno,segundo o relatório.O tom do debate político" não só se
endureceu consideravelmente mas também criou uma tendência de
estigmatizar a comunidades inteiras especialmente os estrangeiros".
Os
imigrantes são representados "como responsáveis pela de teriorioraçao
das condições de segurança do desemprego e do amento dos gastos
públicos.


Página 26




1- (e)




Página 26




as migrações citadas estão relacionadas, principalmente a




e) busca de oportunidades de emprego




Página 27




No final do séc. XX uma região ....




a) dos Bálcãs, fragmentada por movimentos nacionalistas




Página 27




2- (a)




Página 28




1-

R:Os paises
azuis seguiam o capitalismo, o pais azul com o tom mais escuro é os
Estados unidos que era o líder, os de tonalidades mais baixas são todos
os paises aliados ao capitalismo, parte da América é toda capitalista
tirando o pais de Cuba que faz parte dos paises que se ligam ao
socialismo, vermelho escuro é a Rússia que é líder do socialismo, os de
tonalidades mais claras eram aliados do socialismo. Uma pequena parte da
Europa era ligada ao sistema capitalista e também o Canadá.





Página 30




Exercício 2




No mundo
atual os Estado Unidos influem militarmente no mundo inteiro, dando
ajuda militar e benefícios aos países aliados e intervindo com a criação
de organizações, etc, para controlar os países considerados
"ameaçadores"





Pág. 31




3- o OUTROS
DOIS MAPAS FOCAVAM NA QUESTÃO DA INFLUÊNCIA BÉLICA E ARMAMENTISTA,
POLÍTICA E MILITAR. ESSE MAPA FOCA NA QUESTÃO ECONÔMICA, ONDE
VISUALIZAMOS A TRÍADE QUE É COMPOSTA POR: EUA, EUROPA E JAPÃO QUE SÃO 3
EIXOS DE "DOMINAÇÃO", "INFLUÊNCIA" NO MUNDO;(NÃO É TERRITORIAL E SIM
ECONÔMICA). TAMBÉM É COMPOSTO PELA POTÊNCIA REGIONAL(AMÉRICA
LATINA-BRASIL(AS),MÉXICO. E AS POTÊNCIAS ESTAGNADAS QUE COMPREENDE A
RÚSSIA(PAROU EM TECNOLOGIA).





Página 31




Ex: 4

A
bipolaridade é um período da história que requer para sua compreensão
uma visão da Europa Pós Guerra. Já a multipolaridade tem como
característica a reorganização da economia em megablocos econômicos.





Página 32




Ex 5




Monopolar:mono
significa um ou único......polar:é uma extremidade;já
unipolar:uni:único;polar é extremidade,pólo:um só pólo.Estas duas
palavras têm a mesma semântica,isto é,o mesmo significado



Página 33




Os elementos mais representativos do momento atual em que vivemos são a globalização e o processo de integração regional.

A nova
configuração política e econômica que se manifesta na nova ordem
internacional têm sua expressão mais visível nas tendências à
regionalização e multilateralização das relações entre os Estados.


O Estado -
nação ainda mantém - se mantém como ator importante no contexto das
relações internacionais, muito embora padeça de uma enorme perda de
poder.


A integração regional entra neste contexto como uma possível resposta à fragmentação do sistema internacional e a globalização.


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