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 [Geografia] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2

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MensagemAssunto: [Geografia] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2   Sab Abr 23, 2011 10:23 pm


Caderno do Aluno

ensino médio 1º série

Geografia

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Página 3


1.
japoneses, Italianos, Alemães, Portugueses. Eles se dividiam em várias
regiões do Brasil. Ex: Portugueses -> vieram colonizar o Brasil -
Parte litorânea





2. aproximadamente 45 dias




3. 18.557 km


Página 4

1.são 52 dias




2. não, porque não podia chegar e sair tão rápido, voltar para visitar sua terra natal durante muito tempo ñ foi possível




3. 24 horas


Página 4

Ex: 1.




• Durou 52 dias com os 781 primeiros imigrantes Japoneses

Página 4

2. Não,
pois antigamente o modo de viajar não era tão rápido como o dia de hj,
então ele teria que esperar até o próximo navio sair em direção ao Japão
e teria que esperar mais alguns meses até chegar.



Página 4

questão 3




aproximadamente 24 horas


Página 5

4. são trabalhadores temporários, sim




5. sim, sim porque de avião são 24 horas e de navio 55 dias




6. avião


Página 5

4. Sim.

Sim.




5. não, a distância é a mesma o que mudou foi a rapidez do transporte. (tecnologia)




6. Os transportes com tecnologia avançada (aviões, etc.)


Página 6

1. Projeção Bertin. É um mapa do séc. XX que mostra as migrações detalhadamente.




3. a) as setas, nem todos entendem da mesma maneira porque cada um vê de um jeito.

b) as cores mais fortes

c) E.U.A, Rússia e Japão, porque são os países com maior produção e com um aspecto de vida melhor.

d) Sim.


Página 7

4. a) as cores mais claras

b) Sim, porque se a intensidade é maior, a cor pode ser mais forte. forte= intensidade maior claro= intensidade menor


Página 8

VEJA O GRAFICO A SEGUIR Smile




1- QUE AUMENTARAM BASTANTE E QUE ESTÃO INDO MAIS PARA OS PAÍSES




LOCALIZADOS ACIMA DA LINHDA DO EQUADOR


Página 8

EX : 2




2- QUE A MAIORIA DESSE PAÍS MOSTRAM AUMENTO MIGRAÇÃO , NO DECORER DO TEMPO




ex: 3




3- COMPARANDO OS POBRES ( ARGENTINA ) NOTAMOS , QUE HÁ AUMENTO DOS RICOS




E DIMUNUIÇÃO DOS POBRE


Página 9



4 - VAI AUMENTAR , PELO FATO DE SER UMA SUPER POTENCIA E DE SEMPRE QUERER ESTAR ENTRO OS RICOS


Página 10

2- os
transportes, antigamente só podia viajar de navios, e isso demoraria
dias e meses,hoje exista o avião,e a viagem demora horas




Página 11

3- é preciso ser acolhido e ter recursos,algo que pobres imigrantes não conseguem facilmente.

a liberação do visto e a xenofobia.

algum paises dificultam a entrada de imigrantes devido a um sentimento adesão a cultura e étnicas diferentes.




4-por causa de recursos financeiros,falta de empregos em seu pais de origem,etc.


Página 12

6- b


Página 13

1

a)É um mapa
do tipo humano, onde há fluxo de informações, projeção cilíndrica. A
variável é a escala de cores monocromáticas com variações com os dados
fornecidos.





b)América Anglo-Saxônica(Eua/Can),Japão,Austrália,Nova Zelândia e grande parte da Europa.


Página 14

c)África(Angola,Serra Leoa),grande parte da Ásia (Afeganistão,Iraque) e América Latina( Bolívia,Paraguai).







d)Porque ele apresenta uma variação de cores que informa o fenômeno representativo.










e)Não esta presente,pois o acesso a internet ainda esta restrito em grande parcela mundial







2)



a) Porque esta mostrando a quantidade de computadores.


Página: 15

b) África,América do Sul, Canadá e Sudeste Asiático




c) Estados Unidos, grande parte da Europa, Japão e China.




d)Muito distorcida ( deformada ),as Guianas estão diminuídas,quase nem aparece.


Página 15

3)




a) Eua
apresenta maior porque tem um grande número de internautas, por ser um
pais desenvolvido,já a África não tem muitas pessoas com acesso a
internet por ser um país subdesenvolvido.



Página 15

C)
Sim.Porque os paises desenvolvidos ricos são os que mais investe neste
setor interligando informações e a manutenção da posição de potências
tecnológicas.


O 2° mapa

4)

Sim,pois estão conectado com o mundo todo.




Página 16

LIÇÃO DE CASA




1)Internet,rádio,celular,jornal etc.

2)Noticias,vídeos,informações,documentários.

O proveito econômico é gerado principalmente em sites de compras.

3)Sim; Os países se dividem entre ricos e pobres,entre os que tem maior e menor conexão a rede.

4)Sim.Com a
rede informacional,novas configurações técnicas e geográficas foram
responsáveis pela aceleração do fluxo,pelo desenvolvimento da economia
central representada nas empresas transnacionais



Página 18

2-

a) O
objetivo é que eles chegar ao termo multinacional, largamente utilizado,
e se deparem com um concorrente forte atualmente: transnacional. Agora
as multinacionais estão sendo chamadas de corporações transnacionais.





b)Elas
aparecem como agentes de grande importância na estruturação desse
processo de criação e ampliação da escala global, que se convencionou
denominar globalização.





c) Não são
os espaços nacionais em si. São pontos de redes geográficas que se
organizam em escala mundial, que se encontram nos territórios nacionais,
mas que se relacionam mais intensamente com outros pontos da rede do
que com os territórios nos quais estão inseridos.




Página 19

3-

O geógrafo
Milton Santos está mencionando a importância que tem para uma corporação
transnacional a velocidade da circulação de informação e de bens.
Afinal, elas atuam na escala mundial, e para elas o mundo é (e precisa
ser) pequeno, com as distâncias encurtadas. Para atingir tal objetivo
essas empresas atuam para preparar os pontos de rede com o máximo de
tecnologia para acelerar as relações. Atuam junto aos Estados nacionais e
esses, com o objetivo de atrair essas empresas, terminam investindo
nessa instrumentalização dos pontos de rede nos territórios nacionais.



Página 20

1-DESCREVE AS PEÇAS DO AUTO -MOVEL.




2-SERVE PARA DETACAR AOS PAISES QUE RELIZAM AS TROCA,DASPEÇAS




3- É UM MAPAQUALITATIVO,POIS ELEMOSTRA AS QUALIDADES E TROCASDAS PEÇAS.




4- A TROCA DE PARTES DO AUTO -MOVEL.SIM.E NAO HOUVVESSE AS TROCAS DAS PEÇAS NAO SERIA POSSIVEL MONTAR OS CARROS.




5-SIM.ELAS SE ENTREGAM E SE COMPLETAM DEVIDO SUAS TROCAS.




6-AS MONTADORAS ONDE SE MONTA OS AUTO-MOVEL PARA O MERCADO INTERNO E EXPORTAÇAO



Página 21




7-

Fica bem
claro. Ela é uma transnacional, quer dizer que usa um conjunto de
Estados nacionais para instalar unidades de sua rede geográfica, esse
seu verdadeiro espaço.





Página 24




1-

Um
condomínio fechado residencial é uma forma coletiva de residência
(várias casas ou apartamentos) que se instala num terreno protegido,
cercado e vigiado (o fechado tão valorizado do seu nome). Desse modo
fica isolado geograficamente do seu entorno. Os moradores desse tipo de
residência em geral utilizam automóveis para se locomover, o que os
isola ainda mais do bairro onde está instalado o condomínio. Para seu
abastecimento freqüentam áreas igualmente fechadas. Assim, é bom guardar
essa imagem de isolamento, de afastamento dos bairros onde estão
localizados.







2-

Um shopping
center pode ser designado como um condomínio fechado comercial. É
também uma área coletiva, com vários estabelecimentos comerciais e de
serviços que se instala num terreno protegido, cercado e vigiado. Também
se isola espacialmente do seu entorno. Não há shopping que não possua
imensos estacionamentos, pois seus principais freqüentadores são
automobilistas que não andam de transportes coletivos. Do mesmo modo, há
aqui a imagem de isolamento, de afastamento dos bairros onde estão
localizados (uma parte dos shoppings procura se localizar junto a vias
expressas, mas nem sempre isso se dá).





3-

Na escala
de uma cidade, no seu interior, podem ser encontradas redes geográficas
de fato. Os núcleos formados por condomínios fechados e por shoppings
centers (também centros empresariais diversos) que encontram na área
densa, mas também nas franjas das cidades, em suas zonas periféricas,
são os pontos de rede. As linhas são as vias cada vez mais preparadas
para o uso automobilístico intenso. Uma cidade como São Paulo tem de
fato redes geográficas cortando seu espaço.





Página 25




1-

Certamente,
uma característica das redes geográficas, tanto uma rede geográfica na
escala mundial como a de uma corporação transnacional, quanto uma rede
geográfica no interior de uma cidade, é a de possuírem características
de “negação” dos territórios do entorno. São fechadas, se relacionam o
mínimo necessário com as localidades onde estão instaladas.





2-




Os dados
mostram o volume de circulação econômica no interior das redes das
corporações, e qualquer pesquisa mostraria algo semelhante na circulação
econômica no interior de uma rede geográfica no interior de uma cidade
como São Paulo, por exemplo.







4-

Faz
sentido. Por vezes nega esses territórios (dos bairros, dos países onde
estão situadas) e se transforma de fato num concorrente, como no caso
citado do shopping.





Página 26




Lição de Casa

Leia o texto.




a)
Organizam-se em redes mundiais, isso está claro. Seus números econômicos
comprovam essa ação. São montantes impossíveis de se obter na escala
nacional. São valores extraídos do mundo inteiro. A sua força vai a
ponto de ser capaz de influenciar governos que facilitam sua ação no
interior de países.





Página 27




b)




ex:2




resposta: (C)



Página 28

1

a- é a
rapidez no deslocamento das informações,circulação de
pessoas,mercadorias e capitais devido ao desenvolvimento dos transportes
e comunicações.





b-é interligação dos meios técnicos científico e informacionais.




c-conjunto de localizações sobre a superfície terrestre articulado por via e fluxos.




d - grupo de empresas concede em um pais e filiais em outros


Página 31

2-a ) Principais fluxos comercial na escala mundial , 2004




b)
Principais fluxos envolve países desenvolvidos. Somente no total da Ásia
, que encontra a China que ainda não pode ser chamada de desenvolvida .





c) Com o crescimento imenso na produção para exportação em países asiáticos como a China, a Coréia e o Japão .




Página 32

3 - a

4-d



Página 33

4-Alfândega
é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de
entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes,
responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.





Não se deve
confundir alfândega ou aduana, responsável pelo controle do tráfego de
mercadorias, com a polícia de fronteira, responsável pelo controle do
tráfego de pessoas.



Página 35

1

* banco mundial = a resposta esta no 2 parágrafo do texto( com recursos que provêm ...)

*fundo monetário internacional=a resposta esta no 3 parágrafo do texto ( por sua vez, o FMI...)

*organização mundial do comercio=a resposta esta no 4 parágrafo( O objetivo era favorecer a diminuição


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