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MensagemAssunto: [Historia] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2   [Historia] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2 Icon_minitimeQua Abr 20, 2011 8:55 am


Caderno do Aluno

ensino médio 1º série

História

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Página 4




exercício 2

Demos = povo/kratos = força, soberania, poder.

Democracia = poder do povo

Oligarquia = poder de poucos

Aristocracia = poder dos melhores.

Em uma
democracia se deve contemplar os direitos das minorias e ñ das maiorias.
O governante eleito deve atender os interesses ñ só daqueles que o
elegeram, mas de todos.





Página 4 e 5






exercício 3




A
democracia grega é entendida como o poder do povo ou o governo exercido
por ele, mas é por definição excludente, pois mulheres, crianças,
estrangeiros e escravos ñ participam dos poderes decisórios da cidade.
Cidadãos no século V eram apenas aqueles que fossem filhos de pai e mãe
atenienses (homens, com mais de 16 anos), e ñ todo habitante da cidade,
as mulheres cuidaram da casa, dos filhos (futuros cidadãos) e
participavam de ritos religiosos, os escravos, em geral eram
prisioneiros de guerra, ñ sendo percebidos como seres humanos, mas sim
como mercadorias. Estrangeiros (metecos) a quem era concedido o direito
de morar em Atenas, ñ tinham direitos políticos na cidade.







Página 5 e 6




Leitura e análise de texto

O texto
considera como membros beneficiadas pela democracia atenienses. Não era
considerados cidadões os escravos, as mulheres, os estrangeiros e os
menores de idade. Ao analisarmos a proporção desses grupos na sociedade
ateniense, percebemos que a maioria era excluída da política
democrática. Portanto cria-se um jogo de palavras, pois a democracia que
é o governo da maioria, em Atenas excluía a maioria da população na
hora da escolha, porém garantia direitos políticos a todos os cidadões.





Página 7 e 8




questão 1 e 2

1-) Uma das características é ser um estado soberano, que se compõe a cidade e campo, que tem uma ligação comum.




2-) Tinha uma pequena população, elas era diferentes em tamanho territorial.




Página 9





1. a) conselheiros

b) generais (cargos menos importantes)

c) reunião

d)conselho de leis




2. a)comandantes de cavalaria

b)conselheiros




3. O
sorteio era feito somente entre as pessoas com mais de 30 anos, e
ninguém podia ocupar um cargo duas vezes, antes que todos os outros o
tivessem ocupado, depois, então, eram eleitos de novo por sorteio.






Página 10


Motivações da militarização espartana, divisão do trabalho na sociedade e vida pública.

Esparta
era uma cidade de caráter militarista e oligárquico, nunca tendo
desenvolvido uma área urbana importante. O governo de Esparta tinha como
um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de
soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às
autoridades. Em Esparta os homens eram na sua maioria soldados e foram
responsáveis pelo avanço das técnicas militares, melhorando e
desenvolvendo um treino, organização e disciplina intensivos e nunca
vistos até então.
Aos hilotas competia a realização de diferentes
trabalhos na cidade, ao passo que os cidadãos espartanos podiam dedicar
seu tempo a uma educação militarizada, indispensável à manutenção desse
sistema. A base dessa educação estava no convívio público dos homens
(cidadãos) da cidade, que partilhavam de diversas atividades comuns e
obrigatórias: rígido treino militar, policiamento dos hilotas, refeições
conjuntas, etc.


Página 11




como moses
finly falou que se igual não e basicamente igual você tem q ter educação
melhor que a deles você tem q ter muita educação porque a educação e a
raiz da sua vida com ela você aprender a ser quem você mesmo e inicio o q
os outros pensa de você.





3) c




4) d




5) a






Página 13




1) antiguidade os excluído eram os escravos as mulher e os estrangeiros os escravos

eram
compreendidos pelos estrangeiros tinham sem ganhar um sábio os
estrangeiros não podiam compra terá mas podia trabalha no comercio a
mulher tinha que cuida da casa.





2)na forma
que as pessoas que não pode ler e escrever são excluídos pois não sabem o
que é votar, as pessoas do mundo muitas vezes o poder aquisitivo do
nosso mundo os excluiu.








Página 15


Escravidão e democracia, termos aparentemente incompatíveis nas sociedades contemporâneas, não eram na sociedade Ateniense?

A escravidão foi o que possibilitou a democracia direta em Atenas. Os
escravos davam às pessoas o tempo ocioso que elas precisavam para se
dedicar à política.




Hoje em dia, não é necessário o trabalho escravo, pois, desde a
revolução industrial, o nível de produtividade é tão alto que
definitivamente não são mais necessários escravos para se viver no ócio.

E atualmente a democracia tem um caráter universalista, coisa que em Atenas não tinha, era meramente nacionalista.


Página 16


Metecos: A palavra metoikos deriva junção da preposição meta ("no meio
de", "com") com o nome oikos ("casa/família estendida/propriedade
familiar"; o equivalente do inglês "household"), significando algo como
"aquele que mora junto de". Alguns autores, como o historiador britânico
David Whitehead, defende que a preposição meta indica também a idéia de
movimento, trazendo ao termo metoikos a marca de uma migração.






Os excluídos




Em meio aos elogios dos modernos à democracia ateniense, uma crítica
reponta: ela negava participação na agora às mulheres, aos menores de
idade, aos escravos e estrangeiros. Hoje aceitamos a exclusão dos
menores, mas não a das outras categorias. O trabalho manual, considerado
degradante, cabia sobretudo a escravos. Na condição de estrangeiro (em
grego, meteco), incluíam-se todos os não-atenienses e mesmo seus
descendentes: muitas pessoas nascidas em Atenas, mas de ancestrais
estrangeiros, jamais teriam a cidadania ateniense.


Página 17


Condição social das mulheres em Atenas




Na Grécia antiga, a mulher era sempre considerada inferior ao homem. O
grande filósofo Platão dava todos os dias graças aos deuses de ter
nascido homem e não mulher, livre e não escravo. A mulher ateniense
quase não aparecia em publico e tinha papel de pouca importância na vida
social encerrada no gineceu, entre suas escravas, distribuía-lhes a lã
para fiar, tecia ela própria as roupas, não se juntava aos homens em
suas reuniões, saindo apenas para as festas religiosas. A jovem na
família recebe instrução rudimentar, cozinha, borda, cose e canta,
casa-se conforme a vontade paterna. A mãe de família é completamente
sujeita ao marido; este, antes de morrer, pode escolher-lhe um segundo
esposo, é considerada apenas como a primeira entre as escravas e pode
ser, sem formalidade alguma, repudiada pelo marido.




Questão 3




(C) Porque, entendia como "clube de homens" e "clube de cidadãos"







Questão 4




(D) Os escravos jamais participavam das instâncias decisórias a respeito
dos problemas das cidades, porque não tinham nenhum direito.




Questão 5




(C)Mulheres, estrangeiros e escravos.


Página 20


1).TODOS OS QUE ERAM TOMADOS AO FINAL DE UMA GUERRA E TAMBÉM MULHERES E ESTRANGEIROS , POIS TINHAM DIREITO CORTADOS.




2).ESTÁ RELACIONADA A PARTICIPAÇÃO , OU MAIOR LIBERDADE ENTRE ESTRANGEIROS E MULHERES.




3).SER UM HOMEM LIVRE DE ORIGEM GREGA DOTADO DE BENS .




4)AQUELES QUE POSSUIREM TÍTULO DE LEITOR



Página 21


A) Quem eram os escravos na Antiga Grécia?

Aqueles capturados na guerras e por dívidas, às vezes sucedia o sujeito
tornar-se escravo por conta própria já que não podia sustentar-se de
outra forma.

Importante lembrar que um escravo podia ocupar cargos de confiança tanto
na gerência do Estado como de patrimônios particulares, eram tutores e
professores também ou seja a escravidão na Grécia antiga tinha uma outra
conotação em relação a escravidão como geralmente a vemos, aquela que
havia no Brasil por exemplo.







B) Por que as mulheres e estrangeiros não tinham direito ao voto nas assembléias?

Porque não eram considerados cidadãos.


Página 22


Escravidão:

Os escravos africanos, que vieram para o Brasil, eram tirado de seu
continente com o intuito de serem utilizados como mão de obra. Poderiam,
também, serem comercializados e normalmente não havia um real conflito
entre o colonizador e o colonizado. Já os escravos da Grécia, ou de
Roma, eram provenientes de povos que lutavam contra os gregos ou romanos
e perdiam essas batalhas. Eles tinham uma liberdade maior que os
escravos africanos, mas eram socio-hierarquicamente inferiores dentro da
escala desses povos.






Participação feminina na sociedade:

Em Atenas as mulheres estavam restritas ao ambiente doméstico. A elas
era permitida a participação em alguns rituais religiosos, enterros,
casamentos e visitas rápidas a vizinhas e amigas. Em suas casas, as
mulheres gregas tinham que cuidar do trabalho doméstico e criar os
filhos. Muitas mulheres gregas tinham escravas que cozinhavam, limpavam e
trabalhavam nas plantações. Enquanto no Brasil, aos poucos, através de
muitas lutas, as mulheres conquistaram espaço em praticamente todas as
áreas como trabalho, esportes, direitos, etc.






Inserção política dos estrangeiros: Os estrangeiros na antiga Grécia não
exerciam nenhuma função na política pois apenas atenienses, homens,
livres e maiores de idade tinham direito nas assembléias, enquanto no
Brasil, o estrangeiro naturalizado adquire o direito ao voto.


Página 24


Questão 3

(C) diferentes autores quiseram ver em um número menor de escravos em
Atenas a política de um mal menor, fato que se aplicaria, também, à
escravidão moderna.




Questão 4




(B)Em ambos contextos as mulheres não tinham direito ao voto.








Questão 5




(D) A idéia de plebe ociosa já existia na Antiguidade.


Página 26


Países que correspondem aos territórios outrora conquistados por Alexandre:

Grécia, Turquia, Líbano, Israel, Síria, Jordânia, Egito, Iraque,
Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Kuwait, Irã, Paquistão e partes da Índia e
Arábia Saudita.



Página 29


1)Qual a distinção entre cultura helênica e cultura helenística.




A cultura helênica é a cultura grega (ocidental) enquanto a helenística é a junção da cultura ocidental com a oriental.




2)Cite algumas das principais contribuições da cultura helenística.

A criação da filosofia. As primeiras tentativas da democracia. Inovações
matemáticas. Inovações nas artes e na arquitetura. Inovação na
dramaturgia e na literatura.



Pagina 30


Questão 3




(A) adjetivo que se refere à cultura grega/adjetivo utilizado por
estudiosos contemporêneos para se referirem ao período que vai das
conquistas de Alexandre até o domínio romano sobre a Grécia.




Questão 4




(C)Diferentes trocas culturais entre gregos e não-gregos.




Questão 5




(B)Criação de um verdadeiro intercâmbio entre as culturas dos povos anexados ao império.



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