Floodeiros
Ola Convidado Seja bem vindo a Floodeiros!




Entre clicando aqui ou se Registre clicando aqui

Register Now!
Members have more Vantages
its Free!
Floodeiros
Ola Convidado Seja bem vindo a Floodeiros!




Entre clicando aqui ou se Registre clicando aqui

Register Now!
Members have more Vantages
its Free!
Floodeiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Floodeiros, o seu forum de informação e diversão!
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Convidado, seja bem vindo a Floodeiros!!
Leia as nossas Regras
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Excluir Conta Nesse Site
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeDom Nov 04, 2012 9:00 pm por Khronos

» Regras Gerais
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeTer Set 25, 2012 4:14 pm por rafaelgato

» Via Láctea pode ter planetas 'nômades', sugere estudo
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeTer Set 18, 2012 9:17 pm por Khronos

» Poketeck
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeSáb Jul 14, 2012 3:03 pm por Marcio1000

» [Matematica] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeTer Jun 19, 2012 12:47 pm por daniel oliveira

» Aberturas de Pokemon PT-BR+PT-PT+Japonês+Americana
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeSáb Jun 09, 2012 4:19 pm por Marcio1000

» CHAT blad
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 3:08 pm por Marcio1000

» As maiores farsas do Facebook
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 2:57 pm por Marcio1000

» Cachorro sem dono corre 1,7 mil quilômetros ao lado de ciclistas
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 2:50 pm por Marcio1000

Quem está conectado?
20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 277 em Dom Abr 11, 2021 9:43 pm
Estatísticas
Temos 62 usuários registrados
O último membro registrado é rafaelgato

Os nossos membros postaram um total de 9320 mensagens em 2345 assuntos
Tradutor Google
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Contador de visitas
contador de visitas
contador de visitas
Parceiros

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Banneryl

PumaCheats

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Narutoconnectionbanner

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 De18it

Naruto Rpg Akateam

Rpg Dynamics

Divulgue!
Copie o codigo e divulgue tbm! [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Banner10 (codigo no spoiler)
Spoiler:
 
Visite a floodeiros no:
[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Twittermbi [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Facebookia [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Orkutig [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Iconte10

Compartilhe | 
 

 [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Khronos
Administrador
Administrador
Khronos

Mensagens Mensagens : 4647
Pontos Pontos : 20324
Creditos Creditos : 200
Data de inscrição Data de inscrição : 12/11/2010
Idade Idade : 29
Localização Localização : Sky
Respeito as Regras : [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 11101010

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Empty
MensagemAssunto: [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4   [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:29 pm


Caderno do Aluno


ensino médio 2º série


Português





[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]






SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

A PROSA RENOVADA

Páginas 3 - 4

1. Professor, observe que esta pergunta põe a descoberto não apenas o conhecimento do

aluno sobre a cidade de São Paulo, mas também sua relação afetiva com ela.

2. Professor, observe atentamente as orientações no Caderno do Professor.

4. Reveja os estilo literário do séc. XIX com seus alunos para ajudá-los nesta questão.



Dentro do contexto, significa “dirigíamos muito rapidamente”; “estávamos em

alta velocidade”.



Ficar com o jeito de bandeira nacional. Nesse caso, como se fala de Brasil,

verde-e-amarelo.

6. No texto, a ausência de vírgulas dá a ideia de velocidade do automóvel.

Página 4

Professor, observe se os dados biográficos pesquisados estão corretos e se os alunos

relacionaram Oswald de Andrade ao Movimento Modernista e à ruptura com a tradição

literária europeia.

Ao redor de nossa amiga

Páginas 5 - 9

1. (a) e (b). Professor, consulte atentamente as orientações fornecidas no Caderno do

Professor, página 11.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

2. Considere a importância das expectativas de leitura a partir do conhecimento apenas

do título. Além disso, não perca a oportunidade de rever o conceito de conto

tradicional.

3. Oswald de Andrade revela maior ousadia linguística pelas inovações que apresenta

em seu texto (uso de neologismos, linguagem reduzida, justaposições), contudo há

muitos modos de romper com a tradição.

4. Trata-se aqui mais uma vez de trabalhar as expectativas de leitura, mais do que

efetivamente de tratar o assunto ou o estilo do texto.

5. Professor, verifique as orientações contidas no Caderno do Professor.

6. Resposta pessoal do aluno.

7. O conto descreve Luci de um modo doce, apresentando-a tal forma meiga, que

incentiva o leitor a também desejar a amizade da menina, assim como o narrador a

deseja.

8. Alternativa a.

9. Esta questão serve para apenas discutir as opiniões divergentes dos alunos, com

atenção à argumentação.

Páginas 9

Professor, verifique na correção dos dados da biografia de Carlos Drummond de

Andrade se os alunos indicam como características do estilo do autor a ironia, o

sarcasmo, o humor, a repetição de palavras, o uso de expressões da linguagem coloquial

etc.

Reinventando a linguagem literária

Páginas 9 - 10

1. No uso cotidiano, no Brasil, o verbo ir é regido pela preposição “em”. Desse modo,

construímos frases como “Vou na festa”, o que aproxima o texto do leitor.

2. Alternativas (a) e (e).

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

Páginas 10 - 11

a) Alternativa correta.

b) Oração Subordinada Adverbial Final: Para uma pessoa pagar entrada de

estudante.

c) Alternativa correta.

d) Oração Subordinada Adverbial Proporcional: Quanto mais eu rezo.

a) Quando Paulo chegar, avisem-me.

b) Avisem-me quando Paulo chegar.

c) Visto que você não irá comigo, penso voltar mais cedo.

d) Penso voltar mais cedo visto que você não irá comigo.

Neologismo e invenções sintáticas

Páginas 11 - 12

1. Considere o contexto em que a palavra está inserida ao corrigir a resposta dos alunos.

2. Alternativa (b).

3. Alternativa (c).

4. Observe a tentativa de aproximar o ritmo de escrita do ritmo do percurso do

automóvel presente em ambos os escritores. E, para isso, ambos desconsideram

regras sintáticas próprias da gramática normativa.

Página 12

Verifique, pelos exemplos dados, se os alunos compreenderam e souberam utilizar os

conceitos de neologismo e invenções sintáticas trabalhados. Se houver necessidade,

retome-os antes de prosseguir.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

Tradição e ruptura

Página 13

1. Observe a transgressão de Saramago à pontuação, em especial ao não respeitar o uso

mais comum dos dois pontos e das aspas. Ao fazer assim, o escritor segue o estilo

próprio da fala. Tenha em atenção, no entanto, que o termo “director”, grafado com o

“c” entre os “e” e o “t”, segue a grafia própria de Portugal, não se tratando, portanto,

de um neologismo.

2. No que diz respeito à narrativa, alguns escritores investiram mais em explorar o

universo subjetivo da personagem do que o enredo, como era próprio do gênero. Ao

fazer assim, aproximaram o gênero narrativo do lírico, construindo narrativas que

ganham mais pela “viagem” ao interior ao ser humano que propõem do que pela

sequência de ações apresentada. É o que se chama de valorização do fluxo de

consciência. No que diz respeito ao conto, esse estilo intimista modifica o gênero,

aproximando-o, muitas vezes, da poesia em prosa, outro gênero muito difundido no

século XX e que surge da aproximação entre o poema lírico e a prosa. Alguns nomes

que merecem ser lembrados são os de Clarice Lispector, Osman Lins, Lúcio Cardoso

e a portuguesa Agustina Bessa Luís.

Página 14

Trata-se de um quadro para orientar as produções que os alunos irão realizar.

Escrevendo um conto

Páginas 14 - 15

Faça antes uma revisão dos autores do século XX estudados. O fato de publicar o

texto dos alunos em um blog é importante para não apenas “fazer o texto pelo texto”,

mas, sim, transformá-lo em discurso.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

Página 16

Esse é um momento para refletir sobre a aprendizagem de seus alunos e orientá-los

para futuras atividades de recuperação contínua.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

A ENTREVISTA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL

A entrevista televisiva

Páginas 18

1. A resposta permite que o professor conheça melhor os seus alunos.

2. Alternativas (a), (c), (d), (f) e (h).

3. Professor, dê atenção especial aos motivos bem argumentados.

4. Professor, diagnostique o conhecimento de seus alunos: o que já conhecem sobre o

tema?

Páginas 18 - 20

A parte 1 é a apresentação do entrevistado pelo entrevistador.

A parte 2 é a principal pergunta que mostra a razão pela qual o entrevistado está lá.

A parte 3 é a complementação da primeira pergunta, com mais esclarecimentos.

A parte 4 marca a mudança de assunto.

A parte 5 marca o final da entrevista com os agradecimentos.

6. A interação é organizada em turnos de perguntas e respostas.

7. Qualquer um em que o entrevistador passe para a próxima pergunta. Professor,

destaque, no entanto, a força expressiva da expressão “Com certeza...!” ao terminar a

parte 2.

8. Parte 3. O entrevistador fez uma nova pergunta, antes mesmo que ela terminasse a

sua fala.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

Página 21

1. É o entrevistador quem controla firmemente a organização básica da entrevista,

abrindo cada parte, por meio da pergunta feita e fechando essa mesma parte,

aceitando a resposta.

2. Resposta pessoal.

A atriz Lia Cattamero

Página 21

Resposta fechada: “Muito nervosa com a indicação? Muito feliz?” ou “Mas... foi um

papel difícil?”

Resposta aberta: Qualquer outra do texto.

2. Alternativa b.

3. Qualquer trecho da parte 3 da entrevista.

4. Apesar de Lia considerar que o importante de sua indicação é o bom nome que o

cinema brasileiro vai ganhar “lá fora”, ao mesmo tempo ela espera “brilhar”.

Página 22

1. Duas orações.

2. A palavra “porque”.

3. Alternativa c.

4. Professor, a resposta do aluno vai refletir a sua compreensão do que é superficial ou

não no processo argumentativo. Observe que a relação de causa e consequência é

débil, uma vez que o fato de alguém refletir bem a realidade do Brasil (argumento

que em si mesmo nada explica) não faz desse alguém maravilhoso (tese que também

apresenta quase nenhum conteúdo).

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

As relações entre elaboração e realce dentro das frases

Páginas 22 - 23

a) “e”

b) “contudo”

c) “ou”

a) não o encontrou.

b) com seus primos.

c) é voluntário em duas ONGs.

a) Relação temporal (enquanto).

b) Elaboração (mais especificamente).

c) Relação alternativa (ou).

d) Relação condicional (Caso).

e) Relação adversativa (mas).

Página 24

Professor, selecione as páginas do livro de antemão para orientar as atividades que

realmente devem ser respondidas.

A palavra, o preconceito e as incoerências

Páginas 24 - 25

1. Resposta pessoal. Verifique as orientações do Caderno do Professor para a correção

coerente dessas questões. Avalie as respostas no sentido de como a palavra pode

manipular as pessoas.

a) Que as pessoas devem ser autênticas e completas em suas ações.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

b) Sugestão de resposta: pode fazer com que as pessoas vivam com frieza e nunca

conquistem a sensação de felicidade.

3. Professor, avalie a coerência das respostas.

Página 26

1. Professor, verifique se os alunos relacionam caráter e características. Questione: ter

caráter é uma característica? Esta pergunta permite variadas respostas.

2. Professor, verifique a compreensão que o aluno teve da pergunta por meio da

coerência da resposta.

3. Analise a relação entre o texto e a produção do aluno.

Página 26

Esse é um momento para refletir sobre a aprendizagem de seus alunos e orientá-los

para futuras atividades de recuperação contínua.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

O AUTOR NA MÍDIA

Pensando na revista cultural

Páginas 26 - 28

Professor, para orientar a realização e os resultados dessas atividades, observe que

cada uma das etapas sugeridas deve ser compreendida e executada pelos alunos.

Página 29

Parágrafo 1. O estilo individual surge não apenas de nossa essência pessoal, mas do

conjunto de relações de que participa todo escritor. Todos nós somos quem somos

em relação aos outros. Ou seja, um professor precisa dos alunos para ser professor e

um aluno precisa de um professor para poder ser aluno. Do mesmo modo, uma

pessoa só poderá dizer que ela é amada se, de fato, houver quem a ame. Quem somos

depende muito de com quem nos relacionamos. Em outras palavras, o indivíduo está

sempre se constituindo como identidade em relação a outro(s).

Parágrafo 2. O tempo passa, envelhecemos, mas algo de nós sempre permanece: a

nossa essência. Porém, essa essência de quem somos está sempre em diálogo com as

inúmeras experiências humanas que temos no correr de nossa vida.

Parágrafo 3. A realidade não é nunca algo fechado, mas um constante ir e vir de

tempos, ações e lugares. Todos nós somos influenciados pelo que ocorre ao nosso

redor, mas a nossa essência transforma essa experiência de contato com o outro em

uma experiência única.

Parágrafo 4. Essa é a diferença entre ser influenciado e, simplesmente, plagiar ou

colar aquilo que os outros fizeram. Na influência literária não deixamos de ser quem

nós realmente somos, ao contrário, essa essência de nossa identidade enriquece e

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

torna o resultado final algo ainda mais original. Assim, a influência literária não tem

por que tornar os autores menos originais. Ao contrário, com frequência, ao passo

que estabelecem bons diálogos com suas influências, tornam-se melhores ainda. Não

se pode, assim, reduzir as profundezas da influência literária a um estado de fonte. A

influência é necessariamente um estudo vital do estilo do autor literário como artista

criador.

2. O estilo individual surge de nossa essência pessoal e do conjunto de relações de que

participa todo escritor. Todos nós somos quem somos em relação aos outros. A

essência de quem somos está sempre em diálogo com as inúmeras experiências

humanas que temos no correr de nossa vida. Nossa essência transforma essa

experiência de contato com o outro em uma experiência única. Na influência literária

não deixamos de ser quem nós realmente somos, ao contrário, essa essência de nossa

identidade enriquece e torna o resultado final algo ainda mais original.

Oba! Chegou o dia da entrevista!

Páginas 29 - 30

Explique aos alunos a diferença entre entrevista e reportagem, fale do trabalho em

grupo, que deve ter a participação de todos.

Página 31

Professor, para orientar a realização e os resultados dessas atividades, observe que

todas as etapas do processo devem ser devidamente realizadas.

Elaborando a revista

Página 31

Incentive os alunos a produzir um blog para esta atividade.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

A LINGUAGEM CONSTRUINDO-NOS

Página 33

Esta atividade é apenas um exercício para que os alunos percebam como acontece a

comunicação por meio de links e fôlderes.

Páginas 34 - 35

Título do poema:

Autor

Tema do poema

Importância social do poema

Importância pessoal do poema

A guerra

Augusto dos Anjos

A guerra

Aqui, o aluno vai escrever sobre o valor social

do poema; para isso, poderá consultar o livro

didático adotado

Aqui, o aluno vai escrever sobre o valor

sentimental que atribui ao poema; para isso,

deverá fazer uma reflexão pessoal

3. Incentive, conforme o perfil da turma, que as atividades 3 e 4 sejam feitas

integradamente.

a) Da ansiedade com que o Espírito procura.

(b), (c) e (d) Em vontade estimulante/inflamadora... É a tropa/força armada.

e) É a Natureza que, no seu segredo/mistério.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

5. Sugestão de resposta: a guerra é um incômodo e um derramamento de sangue com o

qual o ser humano procura mostrar-se perfeito e forte. É também a vontade que

inflama e transforma a mente. É o soldado de diversas raças que se entrega à morte

para salvar seu povo. É o instinto obsessivo do homem que chega à irracionalidade.

É a Natureza misteriosa que destrói os homens para mostrar-se viva.

Página 35

Socialize os dados coletados de biografias de Augusto dos Anjos para alimentar a

próxima atividade.

Discussão oral

Páginas 35 - 36

1. Todas as respostas dadas devem ser baseadas no próprio poema e nos dados

biográficos pesquisados, e não em “achismos” ou em opinião meramente pessoal.

Certifique-se de que eles consigam mobilizar relações entre forma e conteúdo do

texto poético.

2. Recorra às orientações no Caderno do Professor. Focalize sua correção na função

social entre os dois gêneros discursivos.

3. e 4. Oriente os alunos no sentido de que, ao construir um perfil, deve-se levar em

conta não apenas aspectos físicos, mas também, psicológicos e comportamentais.

Página 36

Professor, verifique se o aluno compreendeu a diferença entre a importância social

do poema (ou seja, aquela atribuída pela sociedade) e a importância pessoal (ou seja, o

que o aluno pensa e sente em relação ao poema).

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4

Avaliando-se

Página 36

Professor, destaque a importância do processo de autoavaliação na construção da

autonomia e do senso crítico dos alunos.

Páginas 37 - 38

Professor, diversas respostas são possíveis. A ideia central gira em torno do fato de

que o tempo passa sem que nada significativo ocorra à humanidade.

Página 38

Esse é um momento para refletir sobre a aprendizagem de seus alunos e orientá-

los para futuras atividades de recuperação contínua.




Te Ajudei?

Me ajude!
Comente!


Incentive um postador!


Última edição por Khronos em Dom Abr 17, 2011 10:41 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://floodeiros.forumeiros.com
Marcio1000
Moderador Local
Moderador Local
Marcio1000

Mensagens Mensagens : 1027
Pontos Pontos : 14226
Creditos Creditos : 106
Data de inscrição Data de inscrição : 07/12/2010
Idade Idade : 27
Respeito as Regras : [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 11101010

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4   [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:32 pm

legal essa serie de livro li tudo




li tudinho






ta bom eu não li por que eu hoje é domingo, e algo de colegio para mim só amanha

mas + 1 cred proce
Ir para o topo Ir para baixo
Khronos
Administrador
Administrador
Khronos

Mensagens Mensagens : 4647
Pontos Pontos : 20324
Creditos Creditos : 200
Data de inscrição Data de inscrição : 12/11/2010
Idade Idade : 29
Localização Localização : Sky
Respeito as Regras : [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 11101010

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4   [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:35 pm

Vllw pelo creed manolo xD

Cooncerteza sóo amanha msm ;P

maas vou tentar postar todas as respostas aqui na floodeiros
de todos as apostilas do governo ;D
Ir para o topo Ir para baixo
https://floodeiros.forumeiros.com
Marcio1000
Moderador Local
Moderador Local
Marcio1000

Mensagens Mensagens : 1027
Pontos Pontos : 14226
Creditos Creditos : 106
Data de inscrição Data de inscrição : 07/12/2010
Idade Idade : 27
Respeito as Regras : [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 11101010

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4   [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:36 pm

pena que não é para o fundamental (9 ano) se não eu copiava e colava na prova
Ir para o topo Ir para baixo
Khronos
Administrador
Administrador
Khronos

Mensagens Mensagens : 4647
Pontos Pontos : 20324
Creditos Creditos : 200
Data de inscrição Data de inscrição : 12/11/2010
Idade Idade : 29
Localização Localização : Sky
Respeito as Regras : [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 11101010

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4   [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 10:42 pm

maas ainda tem muitoo ;D

vou tentar postar de tudo xD
Ir para o topo Ir para baixo
https://floodeiros.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4   [Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

[Portugues] 2° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

-
» [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1
» [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 2
» [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 3
» [Portugues] 3° ano do ensino Medio - Apostila Volume 4
» [Portugues] 1° ano do ensino Medio - Apostila Volume 1
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Floodeiros :: Geral :: Escola :: Ensino Medio-
Ir para: