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 [Bender] - Modelando o logo do Windows

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MensagemAssunto: [Bender] - Modelando o logo do Windows   [Bender] - Modelando o logo do Windows Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 2:32 pm

Modelagem

Começe deletando o cubo inicial do Blender. Em seguida, na visão frontal (Numpad 1) adicione um circulo com 60 vértices (Add>Mesh>Circle)

Detalhe: você pode alterar o número de vértices, quanto mais vértices maior a resolução.

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Entre no Edit Mode (TAB) e selecione os 12 vértices superiores. Você pode selecioná-los usando a tecla B e arrastando até formar uma caixa de seleção. Tecle Ctrl+I para inverter a seleção. Depois delete os vértices selecionados teclando Delete e escolhendo a opção Vertices.

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Agora selecione os vértices restante (A) e de uma extrusão de 0.0700 no eixo Z. Faça isso teclando E, para extrusão, Z, para delimita-la nesse eixo, e 0.07 para definir a distância. O resultado deve ser este:

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Precisamos realizar mais outra extrusão, mas dessa vez no eixo Y. Vá para a visão superior (Numpad 7) e selecione todos os vértices (A). Em seguida, repita o passo anterior mudando os valores: tecle E, para extrusão, Y, para delimita-la nesse eixo, e 1 para definir a distância. Agora já temos o formato de uma das partes da bandeira:

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Para deixar a bandeira com melhor aparência, vamos aplicar um Set Smooth, mas não em todas em todo o objeto. Mude para o modo de seleção de faces (Ctrl+TAB e escolha a opção Faces). Selecione apenas as faces interiores da parte de cima e de baixo:

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Vamos adiconar um Set Smooth. Com as faces selecionados entre no menu de funções especiais (W) e escolha a opção Set Smooth:

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Pronto, a modelagem está encerrada. Vá agora para o Objetc Mode para finalizar a forma da bandeira. Com o objeto selecionado, duplique-o (Shift+D) e posicione-o ao lado, no eixo Y.

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Selecione os dois objetos e duplique-os. Dessa vez, posicione a cópia do outro lado, no eixo X.

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Para espelhar as partes duplicadas, seleciona-as e digite Ctrl+M. Em seguida precisamos determinar o eixo no qual as partes serão espelhadas, no caso o Z. Portando, após digitar Ctrl+M, pressione Z e Enter para confirmar a ação.

E para finalizar, mova os objetos para baixo nos valores -0.500, teclando G, para locomoção, Z, para delimita-la nesse eixo, e -0.5 para definir a distância.

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Materiais

Agora vamos adicionar um cor na nossa bandeira e um reflexo para ficar com boa aparencia. Para isso, com uma das partes da bandeira selecionada, vá até o painel Shading (F5), menu Material buttons e na aba Links and Pipeline clique em Add New. Coloque uma cor vermelha no material e configure as opção de Ray Mirror dessa forma:

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Configure também as opções de Specular na aba Shaders:

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Adicione o mesmo material nas demais partes, mudando somente a cor para verde, amarel e azul.

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Iluminação

Vamos agora configurar a iluminação da nossa cena. Mas precisamos primeiro adicionar um plano para servir de chão (Add>Mesh>Plane), e claro, não esqueça de posicioná-lo debaixo da bandeira.

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Entrando na iluminação, adicione uma lâmpada do tipo Lamp na cena (Add>Lamp>Lamp) e posicione-a em cima do logo.

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Então, com a lâmpada selecionada, vá até o painel Shading (F5) e no menu Lamp buttons configure dessa forma:

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Para finalizar, no menu World buttons e na aba Amb Occ, configure da seguinte forma

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Acabamos! O seu resultado deve ser este:

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Você pode obter resultados melhores na renderização utilizando outros renderizadores como o Indigo e o YafRay.
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MensagemAssunto: Re: [Bender] - Modelando o logo do Windows   [Bender] - Modelando o logo do Windows Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 2:32 pm

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