A Nintendo pode não estar sempre liderando a corrida do
mercado de games, mas de uma coisa podemos ter absoluta certeza: ela é a
empresa que traz as melhores inovações, criando sempre novas e
divertidas maneiras de entreter o jogador. Algumas não dão certo e
desaparecem logo em seguida. Muitas outras, entretanto, dão tão certo
que as empresas concorrentes rapidamente copiam a ideia, tentando se
aproveitar do sucesso criado pela Nintendo. Como esta é uma situação que
já aconteceu tantas vezes, listaremos nesta edição do Top 10, algumas
de suas maiores criações. Os jogos, acessórios ou consoles que causaram
maior impacto no mundo dos games e criaram as tendências mais
importantes, dentro e fora da Nintendo.
Lembre-se que não
estamos falando das melhores criações e sim das mais influentes e tenha
em mente que foram consideradas apenas as de autoria da Nintendo. Também
é importante esclarecer que a Nintendo pode não ter sido a pioneira nas
ideias por trás de alguns dos itens abaixo, mas foi ela que, usando-a
de forma criativa e inovadora, a popularizou. Por último, como nas
demais edições do Top 10, este ranking é extremamente subjetivo e
certamente variará muito de pessoa para pessoa, mas, mesmo assim, deixe
sua opinião. Você concorda com a listagem? Trocaria algum item? Acha que
faltou alguma coisa? Comente!
Então, sem mais delongas, vamos para as
10 Criações mais influentes da Nintendo! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 10. Rumble Pack (Nintendo 64, 1997)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Um acessório que, conectado à parte de trás do joystick do Nintendo 64,
faz o controle vibrar em certas situações, como quando a nave do
jogador é atingida em
Star Fox 64, por exemplo. A principio, isso
poderia parecer um acessório interessante, mas com pouca utilidade e
que logo cairia no esquecimento. Quem poderia imaginar que esta
“pecinha” - que deixava o controle consideravelmente mais pesado, tomava
o lugar do
Memory Pack (fazendo com que o jogador tivesse que
ficar trocando um pelo outro, quando precisasse salvar o jogo) e gastava
um par de baterias AAA - faria tanto sucesso? As vibrações do
Rumble Pack possibilitaram uma nova imersão do jogador no mundo virtual, fazendo-o
sentir na pele a ação que acontecia na tela. A Sony rapidamente se
aproveitou do sucesso do
Rumble Pack para criar o
DualShock,
um controle para o PlayStation que também tinha um motor para vibração.
Depois disso, tornou-se praticamente obrigatória a existência de um
motor deste tipo nos controles de qualquer console.
9. Controle do Nintendo 64 (1996) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Na era da transição para a terceira dimensão, enquanto outras empresas,
como a Sony e a Sega, optaram por continuar com o estilo de controle
tradicional (com a cruz direcional e alguns botões para ação), a
Nintendo sabia que os novos mundos em 3D tornariam necessário um
controle diferente, que possibilitasse uma exploração mais confortável
de tais mundos. Entre as principais inovações do controle do Nintendo
64, estava a inclusão do direcional analógico, que permitia aos
jogadores um movimento preciso em qualquer direção nos ambientes
tridimensionais. Outra importante inovação foi a inclusão de uma segunda
cruz direcional (chamada de “botões C”) que geralmente era utilizada
para controlar a câmera, algo que se tornou extremamente importante para
explorar mundos em três dimensões. Seguindo os passos da Nintendo, as
empresas concorrentes lançaram novas versões de controles para seus
consoles, com características semelhantes ao do Nintendo 64. A Sega
lançou o
3D Control Pad para o Saturn e a Sony lançou o
Dual Analog para o PlayStation, que possuía dois direcionais analógicos: uma para movimentar o personagem e outro para a câmera.
8. Metroid (NES, 1986)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] A primeira missão de Samus Aran, no NES, trouxe muitas inovações ao
gênero plataforma que podem ser vistas em centenas de outros jogos, até
os dias atuais. Ao invés de mundos divididos em “fases”, nas quais o
personagem tinha que percorrer até o fim para passar para a próxima, em
Metroid havia um único e gigantesco mundo, que deveria ser explorado aos
poucos. Itens e armas encontrados no decorrer do jogo davam a Samus
novas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]habilidades
e permitiam acesso a lugares antes inalcançáveis. Itens opcionais, como
mísseis e tanques de energia extras, estavam espalhados e escondidos
por todo o mapa, esperando como recompensa aos jogadores que explorassem
cada canto do planeta Zebes. Além disso, é claro, foi também um dos
primeiros jogos a ser protagonizado por uma mulher.
(para relembrar
Metroid com mais detalhes, veja
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
7. Super Mario Kart (Super NES, 1992)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Super Mario Kart trouxe um significado completamente novo ao conceito de jogos de
corrida. Ao invés de oferecer simplesmente uma disputa pela maior
velocidade e habilidade no volante, o jogo introduziu a obtenção de
itens durante a corrida, possibilitando estratégias nunca antes vistas,
como derrubar adversários com cascos de tartaruga e cascas de banana ou
ultrapassá-los usando cogumelos e estrelas, o que deixava o resultado da
corrida dificilmente previsível até os últimos segundos. Os diferentes
cenários, personagens e modos de jogo ofereciam muita diversidade,
tornando o jogo ainda mais divertido. E o melhor: tudo protagonizado
pelos personagens de Mario Bros., marcando assim o início da
participação do encanador e sua turma em modalidades de esporte, o que
resultou em grande sucesso. Depois de
Super Mario Kart, virou tradição que os principais personagens e mascotes de séries de videogame tivessem um jogo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]de corrida – preferencialmente, de karts – seguindo fortemente os moldes do jogo criado pela Nintendo. Alguns exemplos são
Diddy Kong Racing,
Konami Krazy Racers e
Sega All-Star Racing, mas dificilmente estes chegavam a ser tão bons quanto
Mario Kart.
A Nintendo lançou várias novas versões do jogo, cada vez adicionando
elementos novos e sempre com resultados excelentes. Entretanto, o grande
sucesso da série se deve principalmente ao fato de que a essência do
que tornou
Super Mario Kart tão divertido sempre está presente.
(para relembrar
Super Mario Kart com mais detalhes, veja
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
6. Wii (2006)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Além de ser muito mais acessível que os demais consoles de sua geração,
o Wii introduziu aos jogadores um mundo completamente novo: o controle
por movimento. O sensor acoplado ao console detecta os movimentos do
controle em três dimensões, permitindo que o jogador faça movimentos com
as mãos ao invés de simplesmente apertar botões para executar ações,
elevando a sua imersão no mundo virtual. É verdade que esta detecção de
movimentos não foi tão perfeita quanto muitos esperavam e veio com suas
falhas, mas não há dúvidas quanto à revolução causada pelo Wii e como
este direcionou o mercado de games. A Microsoft e a Sony se viram
obrigadas a seguir os passos da Nintendo com o
Kinect for XBox 360 e o
PlayStation Move (este segundo ainda com um controle extremamente semelhante ao do Wii), copiando até a idéia do
Wii Sports de usar uma compilação de esportes como jogo demonstrativo. E, mesmo
com tecnologias mais avançadas, o impacto e sucesso destes dispositivos
foram incomparáveis aos do Wii.
5. Super Mario 64 (Nintendo 64, 1996) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Se o já mencionado controle do Nintendo 64 serviu como base para como os controles deveriam ser na era dos jogos 3D,
Super Mario 64,
o primeiro lançamento para o console, serviu como base para jogos os em
três dimensões. Dos mundos enormes e não mais lineares, mas abertos à
exploração, ao conceito de cumprir missões e
puzzles para juntar estrelas, são inúmeros os elementos introduzidos por
Mario 64 que se tornaram essenciais para incontáveis jogos que vieram depois dele. E, sem dúvida, após tantos anos,
Super Mario 64 continua sendo não só um dos melhores jogos já feitos, mas uma das
melhores referências para como um bom jogo de plataforma 3D deve ser.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 4. Game Boy (1989)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] A concepção do Game Boy original foi feita com algumas poucas
características básicas em mente: ele deveria ser pequeno, leve, barato,
durável e ter uma biblioteca de jogos bons e variados, desde seu
lançamento. Com essa receita, o Game Boy conseguiu revolucionar o
conceito de videogames portáteis, que até então estava limitado a jogos
simples do tipo
Game & Watch. Mesmo servindo de
inspiração para muitos outros portáteis, poucos são os que conseguiram
sequer chegar perto do sucesso do “menino” da Nintendo e esta, sempre se
aprimorando, ainda permanece imbatível quando se trata de consoles
portáteis.
(para mais detalhes sobre a história do Game Boy, veja
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
3. Super Mario Bros. (NES, 1985) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] A primeira aventura de Mario com o objetivo de resgatar a princesa
Peach (ou Toadstool, como era chamada na época) das garras do terrível
Bowser, rei dos Koopas, foi a que praticamente definiu o conceito de
“jogo de plataforma”. Diversos mundos, fases lineares cheias de
obstáculos e inimigos para pular em cima, tempo limite para chegar ao
fim, moedas para juntar e aumentar a pontuação, itens que dão poderes e
habilidades, quantidade limitada de vidas que, quando esgotadas, causam o
fim do jogo e um chefão no final que deve ser derrotado para resgatar a
princesa indefesa. Elementos tão primordiais para tantos jogos hoje em
dia e que tiveram origem com um encanador bigodudo saltando por mundos
em 8 bits.
(para relembrar
Super Mario Bros. com mais detalhes, veja
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 2. Pokémon Red / Green / Blue (Game Boy, 1996)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] O que começou modestamente com duas versões de um mesmo jogo para Game
Boy logo espalharia a febre de “capturar todos” por todo o planeta, como
uma epidemia, atingindo a população de tal maneira que atualmente
existem mais de 40 jogos da série (entre tradicionais e spin-offs) e o
número de diferentes Pokémon, que começou em 151, já subiu para mais de
600. Uma série animada foi criada, atualmente beirando 700 episódios e
com 13 longa-metragens. Além disso, deu origem à mangás, cards
colecionáveis, brinquedos e até mesmo um parque de diversões de Pokémon
chegou a existir no Japão. Várias outras séries foram criadas, imitando
Pokémon e algumas, como Digimon, chegaram a ter um êxito considerável
mas ficaram longe do sucesso da criação da Nintendo e acabaram caindo no
esquecimento. O interessante é que os jogos da série tradicional de
Pokémon conseguem fazer tanto sucesso, mesmo mudando pouca coisa da
fórmula: sempre consistem um um garoto ou uma garota que deve começar
sua jornada escolhendo um entre
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]três
diferentes Pokémon, percorrer terras distantes capturando e treinando
os monstrinhos, usando-os para batalhar com outros treinadores, com o
objetivo final de se tornar o melhor treinador Pokémon de todos… e
talvez frustrar o plano de alguma organização maligna durante o
processo. Quando achamos que a febre vai passar, um novo jogo é
anunciado e ficamos ansiosos por começar a capturar monstrinhos mais uma
vez. Certamente, será difícil vermos um fenômeno no mundo dos games que
cause tanto impacto como Pokémon.
(para relembrar
Pokémon Red/Blue com mais detalhes, veja
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 1. Nintendo Entertainment System (1983)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] O NES, lançado no Japão em 1983 com o nome Famicom, foi o console que
fez o mundo voltar os olhos novamente para a indústria de videogames em
uma época em que esta estava passando por uma crise e que, com a
falência de muitas empresas do ramo, corria perigo de se extinguir. O
NES não só ajudou a ressuscitar a indústria de games como também definiu
novos padrões para consoles que o seguiriam, desde design dos jogos até
o estilo dos controles. Outra grande novidade que a Nintendo
introduziu com o NES foi o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]desenvolvimento de jogos por
third-parties,
ou seja, outras empresas que não a Nintendo tinham permissão de
desenvolver jogos para o console (diferente do que acontecia no Atari,
por exemplo, no qual todos os jogos deveriam ser produzidos e
distribuídos pela própria Atari), o que resultou em uma biblioteca vasta
de jogos variados e de excelente qualidade. É impossível imaginar o que
seria da indústria de videogames nos dias de hoje se não fosse pelo
saudoso “Nintendinho” e, por isso, ele merece o 1º lugar na lista de
criações mais influentes da Nintendo.
Fonte:
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